Designer conquista 13 prêmios com projetos para hotelaria

Postado em: 17 / 05 / 2013

Marcelo Lopes em frente aos seus trabalhos premiados em exposição na cidade de Como, Itália

Marcelo Lopes em frente aos seus trabalhos premiados em exposição na cidade de Como, na Itália

Maria Edicy Moreira

Os projetos de design e branding desenvolvidos pelo designer Marcelo Lopes para as redes de hotéis Caesar Park e Ceasar Business estão entre as criações para hotelaria mais premiados do mercado brasileiro. Já renderam 13 prêmios conquistados no Brasil e no exterior.

Os quatro prêmios mais recentes vieram do concurso A’ Design Award Design & Competitions e foram recebidos na Itália por Marcelo Lopes. O prêmio internacional, realizado anualmente, destaca os melhores projetos e conceitos criativos de design mundial em 80 categorias. A competição reiuniu mais de 3000 inscrições, vindas dos cinco continentes. As peças premiadas fizeram parte de uma exposição no Ex-Chiesa di San Francesco, na cidade de Como às margens Lago di Como, em abril de 2013.

Os menus criados para os restaurantes permitem uma experiência sensorial por meio da textura do material de aplicação e do logo em resina, o que lhe confere um efeito 3D

Menus de restaurantes são apresentados duas versões em branco para mulheres e preto para homens

O projeto concebido para o Agraz Restaurante – Hotéis Caesar Park incluiu diversas peças como a marca do restaurante, cardápios, jogos americanos e uma campanha institucional, entre outros. Marcelo Lopes explica que a marca do Restaurante Agraz foi inspirada nos 27 estados do Brasil. O símbolo redondo remete ao centro da bandeira brasileira, as cores representam a miscigenação, a diversidade e a globalização cultural no hotel. A densidade da população dentro de cada estado brasileiro inspirou as dimensões das listras.

Os menus criados para os restaurantes permitem uma experiência sensorial por meio da textura do material de aplicação e do logo em resina, o que lhe confere um efeito 3D. Lopes explorou também a diferenciação dos menus de acordo com o sexo dos clientes. Menus pretos para homens e brancos para mulheres.

Convite para lançamento da nova marca e conceito do restaurante Agraz-Caesar Park

Convite para lançamento da nova marca e conceito do restaurante Agraz-Caesar Park aguça os sentidos

O designer abusou da criatividade também na concepção do convite para o evento de lançamento da nova marca e conceito do restaurante Agraz-Caesar Park Hotels & Resorts que foi concebido em harmonia com a campanha institucional intitulada: “O encontro do paladar com o tempero da imaginação”. O convite lúdico aguça os sentidos, despertando sentimentos e emoções: tátil, olfativa e visual. “Nosso objetivo era criar um convite que interagisse com os convidados e despertasse a curiosidade, atraindo-os para o evento. Funcionou”, comemora Lopes.

Para a Campanha Institucional do Amaranto Restaurante – Hotéis Caesar Business, criada para Brasil, Argentina e Chile, Lopes explica que o cliente pediu uma campanha radicalmente diferente das referências das imagens geralmente utilizadas em anúncios de restaurante, tais como pratos serviços e similares.

Campanha institucional do Amaranto Restaurante busca conceitos fora das ideias convencionais

Campanha institucional do Amaranto Restaurante busca conceitos fora das ideias convencionais

“O projeto foi inspirado no conceito da cozinha que mistura diferentes tipos de alimentos, resultando em novos sabores. A campanha ‘Reinventando Sabores!’ foi inspirada pelo surrealismo. Imagens do dia a dia transformadas em surrealismo, onde cada um traduz as imagens à sua compreensão do senso de humor por trás delas.”

O designer conta que o principal objetivo durante o desenvolvimento do projeto de reposicionamento de imagem para a rede Caesar Park Hotels & Resorts era desenvolver um projeto sustentável e melhorar a usabilidade das peças como o manual de identidade visual.

Assim o número de itens no manual de identidade visual foi reduzido em 50%, houve também uma redução significativa no consumo de papéis. A estrutura do novo índice do manual de identidade visual foi mudada para facilitar a busca dos itens e garantir mais durabilidade. Alguns materiais de apoio foram substituídos trazendo ao projeto um olhar sustentável. Todos os papéis especificados no projeto são certificados FSC.

Conheça as premiações conquistadas por cada projeto concebido para a rede Caesar no A’ Design Award Design & Competitions, Itália, e em outras premiações nos EUA e no Brasil:

1 – Projeto de branding do restaurante Agraz-Caesar Park Hotels & Resorts (5 prêmios):

Platinum – A’Design Award Design & Competitions

Ouro – Creativity Awards, Estados Unidos

Prata – Prêmio colunistas, regional São Paulo, Brasil

Prata – Premio ABP- Associação Brasileira de Propaganda

Um 5º prêmio que ainda não pode ser divulgado

2 – Convite para o lançamento do restaurante Agraz-Caesar Park Hotels & Resorts (2 prêmios):

Ouro – Creativity Awards, Estados Unidos

Prata – A’ Design Award Design & Competitions, Itália

3 –Campanha institucional para o restaurante Amaranto – Caesar Business (3 prêmios):

Ouro – A’ Design Award Design & Competitions, Itália

Ouro – Creativity Awards , Estados Unidos

Prata – Prêmio ABP- Associação Brasileira de Propaganda, Brasil

4 –Design estratégico e branding – reposicionamento de imagem dos hotéis Caesar Park (3 prêmios):

Ouro – Prêmio ABP- Associação Brasileira de Propaganda

Prata – A’ Design Award Design & Competitions, Itália

Um 3º prêmio que ainda não pode ser divulgado

Outros prêmios

Catálogo criado para comemorar os dez anos da joalheria Emar Batalha traz visão contemporânea

Catálogo criado para comemorar os dez anos da joalheria Emar Batalha traz visão contemporânea

Além dos prêmios conquistados com os projetos que desenvolveu para a rede Caesar, Marcelo Lopes traz em sua bagagem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais como o Gold Award no A´Design Awards pelo catálogo “Emar Batalha – 10 Anos de Design” criado para a joalheria Emar Batalha. O catálogo comemorando os 10 anos de design da joalheira Emar Batalha apresenta uma visão contemporânea que engloba pedras, design e joalheria.

O catálogo vem acondicionado em uma bela caixa de madeira criada por Marcelo Lopes para dar um toque de arte

O catálogo vem acondicionado em uma caixa de madeira criada por Marcelo Lopes para dar um toque de arte

Além disso, o catálogo vem acondicionado em uma bela caixa de madeira criada por Marcelo Lopes para dar um toque de arte ao catálogo e garantir sua perenidade. “Em 50 anos o livro e sua caixa de madeira estarão em perfeito estado. Serão testemunhas vivas do nosso tempo. O uso de texturas, contrastes e materiais dão ao leitor uma sensação verdadeiramente atemporal que a reprodução digital não pode explorar”, explica Lopes.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar