Vigor Alimentos reposiciona marca e lança novos produtos

Postado em: 04 / 06 / 2012

Todas as embalagens seguem a mesma arquitetura a fim de alcançar uma padronização que gera um "paredão" azul no PDV

Todas as embalagens seguem a mesma arquitetura para gerar um "paredão" azul no ponto de vendas

Maria Edicy Moreira

A categoria lácteos está em constante crescimento, as classes C e D está comprando mais e também comprando produtos que não costumavam comprar. Para aproveitar esse momento de crescimento e reforçar sua presença no mercado a Vigor Alimentos, empresa com 94 anos de história, vem apresentando ao mercado, em 2012, um novo posicionamento de marca e produtos que chegam para fortalecer seus valores mais genuínos: a qualidade e a autenticidade de seus produtos, a tradição e, acima de tudo, a relação verdadeira com os consumidores.

A empresa vem crescendo 18% nas categorias em que atua – lácteos e queijos – o que representa o dobro do desempenho do mercado. “A Vigor é uma marca tradicional que atende a toda a família e está se renovando sem deixar de garantir seus valores. Esse novo momento veio para fortalecer ainda mais o potencial da marca”, afirma Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos.

O reposicionamento da Vigor reflete em diversas frentes e o consumidor já está notando essa nova fase nas gôndolas. A empresa preparou a renovação das embalagens de todos os produtos da marca, que passaram a espelhar o novo momento transmitindo sua tradicional cor azul e evidenciando seus ingredientes principais, apresentando ainda mais “appetite appeal”.

Além disso, a marca inovou com o lançamento de uma nova linha de iogurtes Mix de Cereais & Frutas, em que o próprio consumidor faz a mistura da granola com o iogurte, mantendo assim as propriedades de crocância e a saudabilidade do ingrediente. Os lançamentos ainda ampliaram as categorias de iogurtes líquidos e de margarinas cremosas. Os novos produtos posicionam a Vigor como um player atento às necessidades do mercado, levando aos consumidores a possibilidade de uma alimentação saborosa e saudável.

 

Entre os novos lançamentos estão os mix cereais, pois Vigor desejava inovar com uma linha de funcionais e agradar ao público

Entre os lançamentos estão os mix cereais, pois a Vigor desejava inovar com uma linha de funcionais

A Bench Design Total, escolhida para conceber as novas embalagens pensou em como trazer o vigor propriamente dito de forma relevante e genuína, expor essa qualidade presente no portfólio da Vigor Alimentos, que é percebida na tradição de suas receitas, ingredientes selecionados, sabor evidente, consistência e autenticidade. Para isso, foi trabalhado o conceito verdade, que cria relações duradouras com os clientes por meio de produtos de primeira linha. O resultado foi mostrar o “raio x” dos produtos expondo o iogurte e as frutas, dando movimento e vivacidade às embalagens, que  trazem o tom azul relacionado a lácteos, colabora para transferir a imagem de credibilidade da Vigor e ajuda a aumentar o impacto na gôndola, junto ao branco que evidencia a pureza.

“Luiz Roberto Farina, titular da Bench Design Total, explica que todas as embalagens seguem a mesma arquitetura a fim de alcançar uma padronização capaz de gerar um “paredão” azul no PDV, se destacando entre seus concorrentes.”  Entre os  lançamentos estão os mix cereais, pois a Vigor desejava inovar, oferecendo uma linha de funcionais para agradar ao público adulto com produtos diferenciados, assim como agradou o público infantil quando lançou o sucrílhos e o chocokrispis.

Farina conta que um dos desafios na hora de conceber as novas embalagens e reposicionar a marca era fazer os produtos “conversarem” entre si. “Anteriormente a Vigor possuía uma linha de produtos que não conversavam entre si e a marca não possuía identidade e presença no ponto de venda. Agora o objetivo da empresa era aumentar a participação de mercado, reposicionar a marca e valorizar o quesito qualidade que está relacionada aos produtos oferecidos.”

A Vigor traz uma mensagem de relações verdadeiras em família, além do sabor e da qualidade dos e sobremesas
A Vigor traz uma mensagem de relações verdadeiras e o sabor e a qualidade dos iogurtes e sobremesas

 

Para a renovação total do seu posicionamento, a Vigor investiu em ações de comunicação, após anos longe da mídia. Com base em pesquisas com os consumidores, a empresa decidiu trazer de volta aos meios de comunicação uma nova campanha que transmitisse o novo posicionamento da marca. De jeito leve e contemporâneo, a Vigor traz uma mensagem de relações verdadeiras em família, além do sabor e da qualidade das linhas de iogurtes e requeijão.

Os filmes apresentam uma mesa de café da manhã, servindo de palco imaginário para uma peça teatral protagonizada por produtos Vigor. Em cada um dos filmes, as crianças seguram as embalagens e trocam diálogos divertidos. Ao final, apresenta-se a nova assinatura da marca: “Um dia gostoso como deve ser, tem Vigor. Vigor. Bem feito como deve ser”.

Anne Napoli, diretora de marketing da empresa, explica que a estratégia de comunicação resgata a experiência da marca, as relações verdadeiras, sem se esquecer do sabor e da qualidade fundamentais para produtos lácteos. “É isso que reforçamos a partir de nosso novo posicionamento”, diz Anne.

 

Veja abaixo o filme sobre o lançamento dos novos lácteos e o reposicionamento da Vigor Alimentos

Sobre a vigor

A Vigor nasceu em 1918 produzindo e distribuindo leite. Mais de 90 anos depois, a Vigor cresceu e se consolidou em categorias como iogurtes, queijos, margarinas entre outros, preservando a mesma tradição, qualidade e carinho de sempre. Hoje a Vigor S.A. tem em seu portfólio marcas consolidadas como Danúbio, Faixa Azul, Leco, Serrabella, Amélia, Mesa e Carmelita, além da própria marca Vigor.

A Vigor busca sempre conciliar Modernidade e Experiência. Modernidade porque utiliza tecnologia e inovação. Experiência no cuidado com os alimentos, para que estejam sempre fresquinhos e saudáveis. O portfólio da Vigor tem mais de 200 itens, que são produzidos em 7 fábricas. Os produtos estão disponíveis em mais de 20.000 pontos de vendas em todo o Brasil e nos melhores restaurantes com a linha Vigor Food Service.

Sobre a JBS

A JBS, que adquiriu a Vigor Alimentos em 2009, foi fundada em 1953,  é uma das três maiores empresas de alimentos do mundo, atuando também nos segmentos de couro, biodiesel, colágeno, latas e produtos de limpeza. A companhia está presente em todos os continentes com plataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, entre outros.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar