Mostra do 29º Prêmio Design MCB vai até janeiro de 2016

Postado em: 30 / 11 / 2015

Luminárias chamam a atenção da mostra do do 29º Prêmio Design MCB

Luminárias chamam a atenção da mostra do do 29º Prêmio Design MCB

Maria Edicy Moreira

O MCB – Museu da Casa Brasileira inaugurou, em São Paulo, a exposição do 29º Prêmio Design MCB. Organizado desde 1986, o Prêmio é um dos mais tradicionais do país na área de design e neste ano a mostra traz 33 premiados e 41 finalistas eleitos entre 532 inscritos. As criações dos designers nos segmentos de transporte, mobiliário, construção, iluminação, eletroeletrônicos, entre outros, poderão ser vistos até 31 de janeiro de 2016. Também há livros e trabalhos gráficos sobre design.

Seleção da Categoria mobiliário do do 29º Prêmio Design MCB aposta na diversidade

Seleção da Categoria mobiliário do do 29º Prêmio Design MCB aposta na diversidade

Segundo Artur Grisanti Mausbach, coordenador das comissões julgadoras, neste ano a mostra ressalta a diversidade dos produtos destacando originalidade, inovação tecnológica, concepção formal e questões relacionadas à universalidade e  à sustentabilidade. Além disso, ele diz que mais do que premiar, a avaliação dos trabalhos pelo Prêmio MCB permite uma reflexão sobre o percurso do design ao longo dos anos e ajuda a entender como o Brasil se situa, mestres ou aprendizes, no cenário mundial. 

Soluções para transportes   mostram a visão dos designers brasileiros sobre o setor

Soluções para transportes mostram a visão dos designers brasileiros sobre o setor

Neste ano, o edital da categoria Trabalhos Gráficos e Escritos delimitou o escopo para obras cujo tema central fosse ligado ao design em suas diversas especialidades, levando em conta, principalmente, a crescente quantidade de títulos publicados por um número cada vez maior de editoras brasileiras e a ampliação do número de programas de pós-graduação específicos para a área.

A diversidade de temas abordados foi um diferencial nesta categoria. Embora predominem trabalhos sobre o design de produto (com particular ênfase ao design de mobiliário), entre os premiados há também obras que abordam design visual, moda, cultura material e design participativo.

Paralelamente à mostra de produtos e trabalhos gráficos e escritos do 29º Prêmio Design, há a mostra de cartazes que traz a peça vencedora e os sete finalistas do Concurso do Cartaz que selecionou o cartaz para divulgação do 29º Prêmio Design.

Cartaz vencedor do concurso foi concebido por Ana Luiza de Oliveira Costa de Volta Redonda-RJ

Cartaz vencedor do concurso foi concebido por Ana Luiza de Oliveira Costa de Volta Redonda-RJ

Pioneiros do design brasileiro: Fulvio Nanni

Ainda em paralelo à exposição do 29º Prêmio Design. o MCB apresenta a 3ª edição da série Pioneiros do design brasileiro, abordando a obra de Fulvio Nanni (1952-1995), um dos precursores do design autoral nos anos 1980 no Brasil. Em edição ampliada, a homenagem é composta pelo painel Pioneiros do design brasileiro: Fulvio Nanni e pela mostra de mobiliário e desenhos originais Nanni Movelaria (1981 – 1995).

3ª edição da série Pioneiro do design brasileiro, abordando a obra de Fulvio Nanni

3ª edição da série Pioneiro do design brasileiro, abordando a obra de Fulvio Nanni

No painel expositivo estão reunidas informações e imagens de Fulvio Nanni ao lado de uma vitrine com o criado-mudo Tridzio, que recebeu o Prêmio Destaque no 1º Prêmio Design MCB (1986). A retrospectiva da Nanni Movelaria apresenta mesas, cadeiras, bancadas e estantes que remetem à loja que marcou época na Rua Augusta entre 1981 e 1995, além de peças emblemáticas do designer como a poltrona Sand e a cadeira Raio 23, reeditadas, desde 2005, pela empresa DPOT.

SERVIÇO

29º Prêmio Design MCB

Museu da Casa Brasileira

Visitação: até 31 de janeiro de 2016

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 São Paulo 01451-000

T +55 11 3032 3727

http://www.mcb.org.br/pt-BR/premio-mcb

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar