Semana Design Rio espalha diversas atividades pela cidade

Postado em: 02 / 11 / 2015

semana-do-design2014

Acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2015 a terceira edição da Semana Design Rio, organizada pelo jornal o Globo, no Jockey Club Brasileiro e em quatro Distritos Criativos da cidade. O evento, inspirado nas semanas nacionais e internacionais de design traz aos cariocas a oportunidade de contato com grandes nomes do design e com principais tendências do setor.

O público poderá discutir novas ideias, conhecer produtos, trocar experiências e participar de diversas atrações, além de desfrutar da possibilidade de manter contato com profissionais brasileiros e estrangeiros do design em suas diversas vertentes. A cerimônia de abertura será realizada no dia 4 de outubro de 2015, a partir das 18h, no Jockey, com a presença de autoridades, profissionais do segmento de design e convidados.

Ellis Bartholomeus

Ellis Bartholomeus

Entre as principais atividades estão workshops, estudos de casos e palestras que apresentarão o design de forma transversal, mostrando várias relações do design com a comunicação, branding e tecnologia etc. Os eventos contarão com a participação de personalidades do design brasileiro como Ana Couto, Marcelo Rosenbaum, Fernando Prado, Zanini de Zanine e nomes internacionais como Ellis Bartholomeus e Giovanni Cutolo entre outros que estarão dividindo suas experiências com o público.

Durante a Semana Design Rio haverá um espaço de convivência para o público, que encontrará ainda opções de lazer, compras e alimentação. No Jockey será realizado o Mercado Design Rio com a presença dos próprios designers das marcas Zanini, Lattoog, Índio da Costa Design, Bold, O Formigueiro, Pedro Braga, Velt, Bolei Design e Prime Design. No espaço de convivência, entre uma palestra e outra, o público poderá degustar receitas nos food trucks da cidade como Sudtruck e Carango.

Outra atração dentro da Semana Design Rio é a 7ª edição da exposição Rio+Design, uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio, em parceria com o SEBRAE, a FIRJAN e o SIGRAF.

Zanini de Zanine

Zanini de Zanine

A Semana Design Rio é uma realização do jornal O Globo e conta com a parceria da H.Stern e patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Shopping Leblon, Senac, Sebrae e CasaShopping. O evento tem também o apoio da Enel, Granado, Tok&Stok e Brassaria Ampolis com a parceria do Centro Brasileiro de Design Industrial (CBDI).

Distritos Criativos

Inspirados no o movimento espontâneo que acontece na Semana de Design de Milão, além das atividades realizadas no Jockey Club, artistas e designers locais promoverão atividades paralelas ao evento em quatro distritos estratégicos do Rio.

Os distritos são formados por regiões onde há grande concentração de economia criativa. A fábrica da Bhering, na Zona Portuária, foi um dos locais escolhidos por concentrar cerca de 50 ateliês. Além dela, o Porto, o Jardim Botânico e o Rio Antigo (área que engloba a Rua do Lavradio, Lapa e Praça Tiradentes) também fazem parte dos quatro Distritos Criativos que são referências em design e arte para a cidade.

Giovanni Cutolo

Giovanni Cutolo

Convidados internacionais

Giovanni Cutolo apresenta, no dia 8 de novembro, a palestra “O Sistema Design: Brasil X Itália X Brasil”. Nascido em Turim em 1939, Cutolo formou-se em Economia e Comércio na Universidade de Nápoles, Itália. Começou a atuar na área de design em Milão em 1971 na Artemide, colaborando a seguir com empresas europeias como Luceplan, Bulthaup, Vitra, Voko, La Cornue e outras.

A holandesa Ellis Bartholomeus mostra ao público, no dia 6 de novembro, “Como desenhar o valor de jogar e brincar”. Começou sua carreira como designer industrial na Academia de Design, em Eindhoven, na Holanda. Ela se tornou uma designer de games sérios criados há dez anos, com grande potencial na educação, na saúde e na vida social cotidiana.

INSCRIÇÕES

Para participar das atividades, basta entrar no site do Clube Sou +Rio www.clubesoumaisrio.com.br e realizar a inscrição. Quem ainda não for sócio do Clube, pode se cadastrar para também aproveitar as atrações da Semana Design Rio.

Para mais informações sobre o evento e a programação acesse: www.semanadesignrio.com.br

SERVIÇO

Semana Design Rio

Entrada: gratuita

Informações sobre o evento: www.semanadesignrio.com.br

Inscrições: www.clubesoumaisrio.com.br

Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31, Gávea e Distritos criativos

Data: Abertura para convidados: 4 de novembro, a partir das 18h; Aberto ao público de 5 a 8 de novembro de 2015, das 14h às 22h

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar