Arte digital na fachada da Fiesp dialogará com público na Paulista

Postado em: 20 / 10 / 2015

A obra #QR-Comms, de Giselle Beiguelman, instigará o público que passa pela Av.  Paulista

A obra #QR-Comms, de Giselle Beiguelman, instigará o público que passa pela Av. Paulista

A partir do dia 13 de novembro de 2015 a Av. Paulista será palco da Arquinterface, evento que se materializada na Galeria de Arte Digital do SESI apresentada na fachada do prédio da Fiesp- Federação da Indústria de São Paulo (Av. Paulista 1313, onde fica o SESI-Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo). A maior galeria de arte digital a céu aberto da América Latina fica em cartaz até 13 de dezembro 2015 e traz obras de nove artistas que prometem mexer com a percepção das pessoas que passarem pela avenida mais famosa de São Paulo.

Selfies, mapas digitais, projeções, realidades aumentadas e os “10 mandamentos da era da Internet” estarão na Galeria de Arte Didital do SESI. Além disso, a Arquinterface traz palestras sobre arte digital que acontecem nos dia 27 e 28 de outubro de 2015 no mezanino do SESI, no prédio da Fiesp.

“Não é mais só um celular ou um computador que pode servir de interface para um artista, um prédio inteiro como o da Fiesp pode se transformar em uma grande tela para exibição das obras dos artistas. As tecnologias em rede abrem várias possibilidades de expressão artística, permitindo ultrapassar até os limites físicos da arquitetura e reinventar as cidades”, diz a cocuradora da mostra, a artista e professora da FAU-USP, Giselle Beiguelman.

Para explorar esse novo campo, o SESI-SP convidou pesquisadores, artistas, arquitetos, designers consagrados e nomes que vêm despontando neste cenário para criarem respostas à pergunta: Como a arquitetura pode funcionar como suporte midiático?

Dentre as seis obras que integram a programação, cinco terão a participação do público na Alameda das Flores – travessa para pedestres em frente ao prédio do SESI/Fiesp.

Um dos destaques é a instalação interativa Eu Estou, do arquiteto e designer Guto Requena. Com o objetivo de medir as emoções individuais e coletivas, o artista convida o público a se sentar em um banco para lá de diferente e tirar uma selfie que automaticamente será projetada na fachada do prédio da Fiesp.

Para fazer a obra, Requena se inspirou no estudo do psicólogo norte-americano Phllip Shaver, sobre as seis emoções básicas do homem (amor, alegria, surpresa, raiva, medo ou tristeza), dentre as quais a pessoa poderá escolher uma para indicar o seu estado de espírito naquele momento. Depois disso, cada sentimento será representado por uma cor que tingirá a foto na fachada. No final da noite, todas as fotos clicadas se transformarão em um único gráfico revelando o sentimento que mais apareceu nas pessoas durante a experiência.

A segunda obra que permite envolvimento com o público é a Paisagens Fluidas, criada pelos artistas Felipe Castellani e Alessandra Bochio. Nesta instalação o público manipulará objetos criados pelos artistas em cima de uma mesa localizada na Alameda das Flores. Duas câmeras captam os gestos feitos com as mãos dos participantes, que serão lidos e transformados em sons e imagens tratadas, transmitidas em tempo real para a tela gigante da Galeria Digital (a fachada do prédio da Fiesp).

Outro trabalho, Fixos fluxos, criado pelo trio de designers integrantes do grupo de pesquisa LabVisual da FAU-SP, Daniela Hanns, Leandro Velloso e Maurício Galdieri, promete mexer com a rotina do paulistano. Carros, bicicletas, metrô, ônibus, helicópteros e aviões serão monitorados pelo aplicativo e site do projeto (disponível em http://www.fixosfluxos.org), junto com informações sobre meteorologia e qualidade do ar. A partir da leitura e do cruzamento desses dados, a Galeria Digital (fachada do prédio da Fiesp) se transformará em um grande farol com gráficos coloridos e animados.

As obras #QR-Comms SP Aumentada apostam nos dispositivos móveis. Com elas, apontar a câmera do celular para a fachada nunca mais será a mesma coisa.

Criada pela própria cocuradora, Giselle Beiguelman, a obra #QR-Comms transforma o prédio da Fiesp em uma enorme tela para QR-codes diversos. Cada um deles, quando decodificado pelo aplicativo (disponível em www.qartcode.net) revela um dos “10 Comms”, um remix dos 10 mandamentos adaptados para a era da Internet. As imagens geradas poderão ser compartilhadas automaticamente nas redes sociais, via Whatsapp, SMS e e-mail. (Vídeo: vimeo.com/136340534)

A proposta do projeto SP Aumentadado arquiteto e sócio do Garagem Fab Lablaboratório de fabricação digital, Eduardo Lopes, envolve o conceito de realidade aumentada. O projeto conta, de forma bem-humorada, um pouco da história da Avenida Paulista, mostrando as pessoas, hábitos e a arquitetura do local em uma animação computadorizada, sobreposta a estrutura real do prédio da Fiesp.

E a surrealidade não para por aí. A animação da designer Maya Messina, Arquiteturas Impossíveis, traz diariamente, das 22h às 6h, uma interpretação do icônico edifício da Fiesp/SESI, composta por janelas que abrem e fecham virtualmente no prédio, revelando elementos e personagens ficcionaistas e poéticos.

DIÁLOGOS DIGITAIS ESPECIAL ARQUINTERFACE
A programação de palestras ganha força ao convidar profissionais e pesquisadores renomados de design, arquitetura e comunicação digital para participarem da segunda edição do circuito de palestras Diálogos Digitais especial Arquinterface. Os encontros serão realizados no Espaço Mezanino do SESI-SP (50 lugares) nos dias 27 e 28 de outubro. As reservas antecipadas devem ser feitas a partir de 19 de outubro de 2015, somente pelo site www.sesisp.org.br/galeriadigital/workshop.

Abrindo a programação do dia 27/10/2015, às 16h, Eduardo Lopes e Mauricio Jabur falam sobre realidade aumentada e detalham o desenvolvimento da obra SP Aumentada na palestra Realidade Aumentada.

O segundo evento do dia, às 19h, traz um dos maiores nomes do estudo da semiótica no Brasil e no mundo, a professora titular da PUC-SP, Lucia Santaella, dividindo a mesa, Tecnologia e Imaginário Urbano, com a cocuradora da mostra, a artista e professora da FAU-USP, Giselle Beiguelman; além do renomado publicitário especialista em mídias digitais e CEO da Dentsu Aegis Network Brazil & Isobar Latin America, Abel Reis.

No dia 28/10, às 19h, a mesa redonda, Cidade, Arte e Interface, será composta pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-MG, Eduardo de Jesus, e pela coordenadora do MediaLab da UFRJ, Fernanda Bruno. Também participam da mesa os pesquisadores da FAU-USP Leandro Velloso e Maurício Galdieri.

SOBRE A APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DIGITAIS NA FACHADA DO PRÉDIO DA FIESP
Eu Estou (Guto Requena)
Diariamente: das 19h às 22h (Alameda das Flores)
Um misto de mobiliário urbano e projeto de visualização de dados, a instalação interativa convida o participante a sentar-se em um banco, tirar uma foto de si mesmo e escolher dentre seis emoções diferentes aquela que sente no momento. Cada uma é representada por uma cor, que filtra a foto quando esta aparece na Galeria Digital. Após alguns segundos, a imagem se dilui em um gráfico que permite comparar quais emoções estão predominando individual e socialmente.

Paisagens Fluidas (Felipe Merker Castellani e Alessandra Bochio)

Diariamente: das 19h às 22h (Alameda das Flores)

Nessa instalação interativa o público pode manipular objetos criados pelos artistas. Estes gestos, captados por duas câmeras, geram sons e imagens em tempo real que podem ser ouvidos pelo público na Alameda das Flores e vistos na fachada do prédio.

Fixos fluxos (Daniela Hanns, Leandro Velloso e Maurício Galdieri).

Diariamente: das 19h às 6h

Como tornar públicos os dados públicos? Este é o desafio que o trio de designers resolveu trazer neste projeto. A partir da interpretação de dados provenientes de vários órgãos públicos (Climatempo, SPTrans, entre outros), eles desenvolvem informações sobre mobilidade urbana, qualidade do ar e meteorologia em mapas visuais que transformam a Galeria Digital em um farol para ciclistas, pedestres e motoristas que estiverem passando pela Av. Paulista. O público poderá ter acesso também pelo celular, por meio do aplicativo ou pelo site (disponível em http://www.fixosfluxos.org).

#QR-Comms (Giselle Beiguelman)
Diariamente, das 19h às 6h
Uma animação exibe diversos QR-codes, que podem ser lidos pelo público com o aplicativo do projeto (disponível em www.qartcode.net). Cada código dá acesso a um dos “10 mandamentos da era da Internet” criados pela artista, que podem ser compartilhados nas redes sociais. O público pode participar apontando seu próprio celular para a fachada do prédio da Fiesp. Veja mais em: vimeo.com/136340534.

SP Aumentada (Eduardo Lopes)
Diariamente: das 19h às 6h
Ao apontar a câmera do celular para a Galeria Digital do SESI na fachada do prédio da Fiesp, o público poderá ver surgir elementos virtuais interagindo com a paisagem real. O projeto conta, de forma bem-humorada, um pouco da história da Avenida Paulista. Com recursos de Realidade Aumentada, mostra as pessoas, os hábitos e a arquitetura do local de 1900 até hoje, em forma de animação computadorizada, sobreposta ao que está ocorrendo em tempo real.

Arquiteturas Impossíveis (Maya Messina)

Diariamente, das 22h às 6h
Apresentada na Galeria Digital do SESI na fachada do prédio da Fiesp, a obra visual propõe uma abordagem da arquitetura já existente em contraste com a arquitetura de uma cidade imaginária, criada pela artista, composta por janelas que abrem e fecham na fachada do prédio, revelando elementos e personagens utópicos, ficcionais e poéticos.

SERVIÇO

Mostra Arquinterface
Período: de 13 de novembro 2015 a 13 de dezembro de 2015
Local: Galeria de Arte Digital SESI-SP; fachada do edifício da FIESP/SESI-SP – av. Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).

Instalações interativas (Eu Estou e Paisagens Fluidas): diariamente, das 19h às 22h, na Alameda das Flores
Obras interativas (fixos fluxos, #QR-Comms e SP Aumentada): diariamente, das 19h às 6h
Obras em Vídeo (Arquiteturas Impossíveis): diariamente, das 22h às 6h
Entrada gratuita. Inscrições para o Diálogos Digitais pelo site www.sesisp.org.br/galeriadigital/workshop.

Diálogos Digitais especial Arquinterface
Local: Espaço Mezanino do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso | av. Paulista 1313
Vagas: 50 vagas
Inscrições: a partir de 19 de outubro, somente pelo site www.sesisp.org.br/galeriadigital/workshop.

Palestra: Realidade Aumentada
Data: 27/10/2015, das 16h às 18h30
Palestrante: Eduardo Lopes (arquiteto e sócio do Garagem Fab Lab)

Mesa redonda: Tecnologia e Imaginário Urbano
Data: 27/10, das 19h às 21h
Palestrantes: Abel Reis (CEO da Dentsu Aegis Network Brazil & Isobar Latin America) Giselle Beiguelman (artista e professora da FAU-USP) e Lucia Santaella (pesquisadora em semiologia e professora da PUC-SP)

Mesa redonda: Cidade, Arte e Interface
Data:
 28/10/2015, 19h às 21h
Palestrantes: Fernanda Bruno (coordenadora da MediaLab-UFRJ), Eduardo de Jesus (professor da PUC-MG), Leandro Velloso e Maurício Galdieri (pesquisadores da FAU-USP)

Sobre a Galeria de Arte Digital SESI-SP
A Galeria de Arte Digital SESIi-SP é um imenso painel de LED composto por 26.241 mil clusters, cada um formado por 4 lâmpadas. Todos os clusters estão instalados em 3.700 m² da estrutura metálica que reveste a fachada do prédio da Fiesp e do SESI-SP. A Galeria já foi palco de diversas mostras artísticas que contemplaram desde trabalhos realizados para a plataforma até aqueles adaptados para seu formato,  interativos ou sem interatividade. Pioneira na América Latina desde 2012, ao longo de sua existência, a plataforma firmou sua popularidade com o público e conquistou espaço entre os ícones da Avenida Paulista.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar