Livro conta três décadas de história do Festival Videobrasil

Postado em: 12 / 10 / 2015

videobrasil-livro200A Edições Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil estão lançando o livro “Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encontros e transformações”. A publicação revisita os conteúdos e as mudanças que marcaram a trajetória de trinta anos do Festival Videobrasil, transformando uma iniciativa local, voltada a fomentar e discutir o vídeo brasileiro dos anos 1980, em plataforma para a produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo.

O livro busca os artistas, as obras e as ideias que ajudaram a construir a identidade do Festival e ilumina os pontos de inflexão fundamentais de sua história, como a internacionalização e a abertura a todas as manifestações artísticas. Esse processo acaba por alinhavar fragmentos de histórias maiores.

Entre esses fragmentos estão a descoberta do vídeo como meio e matéria artística pelas vanguardas internacionais dos anos 1950-1960; as ideias que renovaram as produções audiovisual e artística brasileiras nos anos 1960 e 1970; a chegada dos formatos domésticos de vídeo ao Brasil, coincidindo com o desejo de renovação da linguagem e do espectro temático da televisão aberta, nos anos 1980; a absorção dos artistas que trabalham com vídeo pelo sistema da arte, dos anos 1990 em diante; e, mais recentemente, a descoberta da ferramenta por artistas não necessariamente associados a ela.

O livro está disponível em livrarias, nas unidades do Sesc SP, no Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil e pela internet em www.sescsp.org.br/livraria

Organização: Teté Martinho e Solange O. Farkas

Colaboradores: Eduardo de Jesus, Gabriel Priolli, Moacir dos Anjos, Paula Alzugaray

Projeto gráfico e design: Celso Longo + Daniel Trench

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar