Brigitte Bardot ganha mostra de fotos intimistas no D&D Shopping

Postado em: 27 / 08 / 2015

Brigitte Bardot em foto de Luc Fournol (cortesia)

Foto de Luc Fournol (cortesia)

 

 Maria Edicy Moreira

Para homenagear a musa e mito do cinema, “Brigitte Bardot”, que brilhou nos anos 50, 60 e 70, o D&D Shopping inaugura hoje dia 27 de agosto 2015, em São Paulo, a exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)”, numa tradução literal “Brigitte Bardot (na intimidade)”, que fica em cartaz até 28 de setembro de 2015. A mostra consegue um feito nunca visto antes: reúne em um único espaço cinco importantes fotógrafos franceses, apresentando ao todo, 40 imagens, que retratam a musa do cinema em seus momentos mais íntimos. (dans l’intimité)”

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Não podemos esquecer que Brigitte Bardot sempre prezou seus momentos de intimidade, mesmo durante a agenda tumultuada de diversos compromissos profissionais e sociais no auge de sua carreira como atriz de cinema. Com o passar dos anos, a ela passou a ser considerada uma das mulheres mais belas do planeta, roubando a cena de grandes estrelas em festivais de cinema, bombardeando a TV com suas atitudes ousadas e senso de liberdade. Um exemplo clássico de sua personalidade de mulher livre está diretamente ligado ao Brasil, quando ela descobre a praia de Búzios e vive um grande amor até ser descoberta pelos paparazzi, após ter criado a moda do topless, que perdura até hoje.

A curadoria é assinada por Ricardo Chaves Fernandes, brasileiro radicado em Paris, expert em arte contemporânea. O objetivo da mostra é retratar a sensibilidade da atriz. Em cenas cotidianas aparecem o lado humano, o romantismo e a simplicidade natural de Brigitte. Com cliques feitos em casa e em intervalos de filmagens, as fotos revelam a vida e a intimidade da estrela de maneira natural e inusitada.

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Para escolher as imagens, Ricardo contou com a parceria de Valérie-Anne Giscard d’Estaing, especialista em fotografia contemporânea francesa. A seleção privilegia grandes nomes da fotografia: Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léonard de Raemy, Luc Fournol e Jean-Marie Périer, apresentando fotos exclusivas, clicadas por esses fotógrafos reconhecidos tanto pela importância e influência de seus trabalhos na história da fotografia francesa do século XX quanto pela relação com a grande estrela, nos anos 50, 60 e 70. 

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Foto de Luc Fournol (cortesia)

“A exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” apresenta 40 fotografias que expressam o estilo elegante, natural e belo de Brigitte Bardot, e retratam com perfeição as tendências da época, muitas delas sendo criadas pela própria atriz, que sempre foi reconhecida como um grande vulcão de influências do movimento feminino de seu tempo”, explica Ricardo Chaves Fernandes.

Foto de Jean-Marie Periér (cortesia)
Foto de Jean-Marie Périer (cortesia)

A cenografia da mostra preza pela leveza e simplicidade, privilegiando a essência do tema da exposição e a força das imagens de Brigitte Bardot na sua intimidade. Além disso, exibe pela primeira vez uma rica coleção de 15 vestidos, de alta costura, do jovem designer finlandês Sami Korhonen. Os vestidos são uma releitura sutil e atual da moda contemporânea e suas influências do passado de Brigitte Bardot. A coleção será leiloada, com parte da renda voltada a instituições de caridade.

Foto de Luc Fournol (cortesia)

Foto de Luc Fournol (cortesia)

“O conceito da exposição mostra não somente o passado de Brigitte, mas as suas influências que perduram até hoje. Primeira de uma série de exposições internacionais trazidas para São Paulo pelo D&D Shopping “Brigitte Bardot (dans l’intimité)” tem também como objetivo abrir espaço à reflexão sobre a arte, a educação, o colecionismo e o debate do papel da Arte em nossas vidas”, revela Angelo Derenze, diretor geral do D&D Shopping.

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

Christian Brincourt (nascido em 1935)

Christian Brincourt

Christian Brincourt

 

Entre uma e outra reportagem do outro lado do mundo Christian Brincourt, grande repórter internacional, passava pela região da Madrague, refúgio de sua grande amiga Brigitte Bardot, situado perto de Saint Tropez, no sul da França, para visitar sua musa. Aqueles curtos momentos de relaxamento ao lado da estrela internacional, resultaram em uma série de fotografias cheias de ternura e de poesia que nos permitem melhor decifrar a real personalidade deste ícone dos anos 60.

Sua amizade com Brigitte Bardot, proporcionou também grandes entrevistas, publicadas na revista Paris Match, importante mídia da época e da qual Christian Brincourt vem a ser diretor posteriormente. Brincourt cobriu inúmeros acontecimentos internacionais e entrevistou grandes nomes deste mundo. Foi diretor da Rede TF1, canal de televisão francês, para o qual realizou durante 20 anos, uma série de 52 minutos para a revista de atualidades.

Grande aventureiro, ele é famoso também por sua cobertura de expedições como a travessia do Oceano Pacífico no veleiro de Eric Tabarly, ou da Ascensão do Monte Everest. Com sua personalidade simpática e diálogo simples, Christian Brincourt foi um dos principais jornalistas e fotógrafos franceses, que nos revelaram a intimidade de Brigitte Bardot, montando um verdadeiro quebra-cabeça biográfico, que nos decifra finalmente a vida da artista.

Jean Claude Sauer (1935 – 2013)

Jean-Claud Sauer

Jean-Claud Sauer

Fotógrafo e grande repórter, Jean Claude-Sauer trabalhava para a revista francesa Paris Match e, ao mesmo tempo, para a revista americana Life, duas mídias para as quais fazia a cobertura dos maiores acontecimentos do mundo. Porém, ele gostava realmente era de fotografar personalidades, principalmente os artistas, o que o levou a imortalizar os maiores ícones do século XX, dentre os quais: Hemingway, Picasso, César, Romy Schneider, Gunther Sachs, Audrey Hepburn, Maria Callas, Jeanne Moreau, Twiggy, Peter Sellers, Jean Seberg, Steve McQueen e Jean Luc Godard.

Muito ligado ao mundo da moda, suas fotos de Twigui, modelo e mito dos anos 60 e das coleções Pop Art de Yves Saint-Laurent, que saíram na capa da revista Life, são famosas até hoje no mundo inteiro.

Suas magníficas “fotos-glamour” de Brigitte Bardot, uma de suas modelos preferidas, são internacionalmente conhecidas e, aquelas captadas na intimidade, no intervalo entre duas poses, são um precioso depoimento sobre a real personalidade da estrela. Contratado para percorrer o mundo buscando imagens exclusivas para as revistas, o fotógrafo criou um acervo de grande riqueza não somente para a História mundial, mas também para a o jornalismo francês dos 50, 60 e 70.

Léonard de Raemy (1924 – 2000)

Leonard de Reamy

Leonard de Reamy

Nasceu na Suíça, em 1924, na cidade de Belfaux, Canton Fribourg e faleceu em 2000 na cidade de Ajaccio, Corsica. Repórter, portraitista e fotógrafo de cena, é celebrado por suas fotos das maiores estrelas internacionais e de personalidades de sua época.

No final dos anos 50 venceu um concurso de fotografia amadora e decidiu fazer da fotografia a sua profissão. Encontrando algumas dificuldades para iniciar sua carreira como fotógrafo na época e para ganhar a vida como fotógrafo, ele decide conservar seu posto de conselheiro jurídico até 1962, ano em que começou a trabalhar como fotógrafo da agência Reporters Associés, especializando se em portraits de artistas.

Sempre apaixonado pela fotografia e por sua independência de criação, em 1966 ele deixa a agência Reporters Associés para formar a sua própria agência em associação com Hubert Henrotte, Hugues Vassal e Jean Monteaux. Alguns anos após a criação da agência e em busca de mais liberdade profissional, Léonard de Raemy decide vender sua parte, continuando, como parceiro em projetos e se especializando na cobertura do Festival de Cannes.

Em 1965, parte para o México para cobrir as gravações do filme Viva Maria, onde através de seu encontro com a estrela Brigitte Bardot dá se o início de uma longa e duradoura amizade e uma grande cumplicidade para com a grande estrela, sua sensibilidade à flor da pele, originando se ali uma parceria fotográfica que deu origem às fotos preferidas de Brigitte Bardot.

A maioria das fotos de Brigitte Bardot foram feitas na região da Madrague ou em Bazoches, onde a artista possuía residências. De forma bem íntima as fotos de momentos de vida de BB e seus amigos, jogando cartas, com seus animais, olhares cheios de ternura e cenas que mostram a faceta da BB humana e sensível que conquistou o mundo.

Luc Fournol (1931 – 2007)

Luc Fornol

Luc Fournol

Com 22 anos, Luc Fournol começou a trabalhar na revista Art e conheceu Bernard Buffet, Salvador Dali e Picasso. Mais tarde trabalhou para as famosas revistas francesas, Jours de France e Paris Match e seus portraits de mitos da época fizeram dele um dos maiores fotógrafos internacionais de todos os tempos.

Na lista de personalidades que imortalizou encontram-se: Bernard Buffet, Picasso, Salvador Dali, Coco Chanel, Jean Cocteau, John e Jackie Kennedy, Marlène Dietrich, Audrey Hepburn, Alfred Hitchock, Grace Kelly com os seus filhos, Albert e Caroline de Mônaco, Jeanne Moreau, Françoise Sagan, Romy Schneider, Frank Sinatra, Catherine Deneuve, Alain Delon, Yves Saint Laurent, Luis Amstrong e muitos outros. No acervo extremamente diversificado de Luc Fournol encontram-se lindas fotos de Brigitte Bardot que representam um precioso testemunho da personalidade e da vida da artista.

Jean-Marie Périer (nascido em 1940)

Jean-Marie Périer

Jean-Marie Périer

Fotógrafo, cineasta, publicitário e escritor de grande vitalidade, Jean-Marie Périer é considerado um dos maiores fotógrafos franceses do século XX, ainda vivo.

Lançado no mundo da fotografia aos 17 anos, por seu mentor, o famoso Daniel Filipacchi, que costumava chamar de tio Dan e do qual, mais tarde, escreveu uma linda biografia, Jean-Marie começou a trabalhar a partir de então, para grandes revistas como Marie Claire, Jazz Magazine, Paris Match e Télé 7 Jours, logo destacando se com seus portraits de grandes personalidades do Jazz, como por exemplo, Ella Fitzgerald, Dizzy Gilespie ou Gerry Mulligan, que com o tempo tornaram-se famosas.

Alguns anos depois, quando tio Dan convidou-o para trabalhar em sua nova revista, Salut les Copains, que tinha como público alvo os adolescentes e pretendia revolucionar toda uma geração, foi que Jean-Marie demostrou realmente o seu imenso talento e a sua criatividade, fotografando aqueles que iam tornar se mitos do século XX, dentre os quais, os Rolling Stones, os Beatles (dos quais foi fotógrafo pessoal e oficial), Bob Dylan, Marianne Faithfull, Stevie Wonder, Chuck Berry etc., incluindo os “yéyés” franceses, dentre eles, Françoise Hardy, a musa dos roqueiros da época, que veio a se tornar esposa do fotógrafo. Na mesma época, imortalizou também grandes estrelas do cinema como Alain Delon, Catherine Deneuve, Jean Paul Belmondo, Steve MacQueen e … claro, Brigitte Bardot.

O que caracteriza a obra mundialmente respeitada de Jean-Marie Périer, são seu grande humor, as montagens e a teatralidade das suas fotografias, já muito presente nos anos 60 e que confirmaram-se nos anos 90, com a sua série de portraits de criadores de moda, que conta com todos os grandes nomes da “Haute Couture”, como Yves Saint-Laurent, Armani, Tom Ford, Karl Laguerfeld, Jean Paul Gaultier, Kenso, Thierry Mugler, Vivienne Westwood, Sonia Rykiel, Alaïa, etc., considerados verdadeiras obras de arte.

A sua grande originalidade pode ser atribuída à sua jovialidade contínua e à sua cumplicidade para com os seus modelos na sua juventude, tipo de relacionamento que perdurou até hoje e que notamos nas suas lindas fotografias de Brigitte Bardot, cheias de alegria, de sensibilidade e de ingenuidade, nas quais nos parece que os dois estavam se divertindo muito.

Este eterno adolescente, nunca parou de renovar-se. Dos anos 70 aos anos 90, mudou-se para os Estados Unidos, onde consagrou-se aos filmes publicitários com sucesso, criando 600 filmes, para as empresas Canada Dry, Coca-Cola, Ford, Nestlé, Bic, Camel, Ford, entre outras. Ao longo de sua carreira, fez também alguns longas metragens, geralmente biográficos, e várias séries de documentários sobre os anos 60, para a televisão francesa.

As obras de Jean-Marie Périer são obras principais de inúmeras exposições e leilões na Europa e nos Estados Unidos da América, muito bem cotadas no mercado internacional e retratam grandes estórias sobre relacionamento humano e o lugar importante ocupado na arte, pela criatividade.

Curador e cenógrafo

Há mais de 25 anos Ricardo Chaves Fernandes vem construindo uma carreira internacional respeitada, atuando como expert em arte contemporânea e design, galerista, curador, cenógrafo e crítico de arte. O curador viveu na Alemanha, Suíça e Dinamarca e desde 2007 é radicado em Paris, onde dirige sua galeria de arte contemporânea, que funciona também como um centro gerador de informações e discussões sobre todos os temas relacionados com a arte contemporânea.

Ricardo é arquiteto de interiores e jornalista de arte, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte – A.I.C.A., membro da Associação de Historiadores de Arte de Londres, A.A.H., além de fazer parte da respeitada Associação dos Amigos do Palais de Tokyo, em Paris.

Já tendo cooperado com importantes galerias, museus e instituições na Alemanha, China, Brasil, Ucrania, França, EUA, Itália, entre outros países, para a exposição dos artistas Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léo e Yves Mirkine, Luc Fournol e Jean-Marie Périer, sobre o tema da intimidade de Brigitte Bardot, vê a simplicidade visual da mostra como moldura de uma exposição elegante e essencial, que nos fará viajar no universo idílico de Brigitte Bardot.

SERVIÇO

Exposição “Brigitte Bardot (dans l’intimité)”

Entrada livre e gratuita

Local: D&D Shopping

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin

Informações: Tel.: (11) 3043-9000 / 3043-9650

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 20h e domingo das 14h às 19h

www.dedshopping.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar