BNDES renova financiamento voltado ao setor de design

Postado em: 17 / 07 / 2015

images

Maria Edicy Moreira

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) renovou o Prodesign (Programa de Apoio a Investimentos em Design, Moda e Fortalecimento de Marcas), adicionando ao orçamento do programa 1 bilhão de reais para diversos tipos de financiamento no setor de design. O Prodesign, que já atendia a indústrias variadas dos segmentos de roupas, calçados, perfumaria, brinquedos, joias, embalagens, eletrodomésticos, incluiu nesta nova etapa fabricantes de óculos, malas, bolsas, acessórios de moda, materiais esportivos, louças sanitárias e acabamentos para construção civil e também serviços e comércio associados estes segmentos.

De acordo com André Poppovic, Presidente da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), a renovação é muito positiva para diversas cadeias produtivas. “O Brasil é hoje um importante player no cenário global, estando entre os países mais premiados nos principais eventos de design do mundo e programas como esse são essenciais para manutenção deste cenário. A renovação do Prodesign irá contribuir muito para que a categoria continue alcançando ótimos resultados”, afirma Poppovic.

O objetivo do Prodesign é incentivar os investimentos que contribuam para a excelência em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas. Podem solicitar o financiamento pessoas jurídicas de direito privado com sede e administração no Brasil.

Veja o que pode ser financiado:

Atividades de elaboração, desenvolvimento e aprimoramento, na funcionalidade ou na estética de produtos e marcas que contribuam para o incremento da qualidade, a diferenciação ou a segmentação, nas seguintes cadeias produtivas:

Têxtil e de confecções

Calçadista

Moveleira

De higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC)

De utilidades domésticas

De brinquedos

De metais sanitários

De joias

Relojoeira

De embalagens

De eletrodomésticos

De revestimentos cerâmicos

De fabricação de óculos, malas, bolsas e acessórios de moda

Materiais esportivos

Outros acabamentos para construção civil

Também podem receber financiamentos os respectivos segmentos especializados de serviços e do comércio associados aos setores industriais relacionados acima.

Itens financiáveis

*Despesas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, embalagens, processos e serviços, modelagem, prototipagem, desenho industrial e design de moda, inclusive mão-de-obra e materiais necessários, associados à ergonomia, concepção, conforto e estilo.

*Aquisição de softwares desenvolvidos no país e serviços correlatos, obedecidos os critérios estabelecidos no programa BNDES Prosoft Comercialização.

*Despesas com treinamento, participação em feiras e eventos, no Brasil ou no exterior e capacitações gerencial, técnica e de apoio operacional.

*Estudos, consultorias, projetos de certificação e registros no INPI.

*Gastos com compra, absorção ou adaptação de tecnologia e demais direitos de propriedade intelectual, desde que não impliquem em remessa de divisas, e exceto quando relativas a empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico do beneficiário.

*Aquisição de máquinas e equipamentos novos, produzidos no País, constantes do Credenciamento de Fabricantes Informatizado – CFI do BNDES, exclusivamente para desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios.

*Aquisição de máquinas e equipamentos importados novos, sem similar nacional, exclusivamente para desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios.

*Infraestrutura para o desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios, inclusive suporte ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos, obras civis, montagens e instalações e móveis e utensílios.

*Investimentos em marketing associado ao design do projeto, inclusive elaboração de marcas, logotipos, estudos de mercado e planejamento de campanha publicitária; sendo os recursos destinados exclusivamente para a criação de novas marcas, seu fortalecimento relevante ou reposicionamento (exceto gastos com mídia).

*Móveis e utensílios para atividades de elaboração, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e marcas.

*Moldes industriais.

Para saber mais acesse: http://www.bndes.gov.br/apoio/prodesign.html

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar