Abedesign completa 10 anos com muito a comemorar

Postado em: 29 / 06 / 2015

André Poppovic presidente da Abedesign

André Poppovic novo presidente da Abedesign

Maria Edicy Moreira

A Abedesign comemora amanhã, 30 de junho de 2015, seus 10 anos de existência. A festa será no Hotel Pullman, em São Paulo, e terá como foco a ampliação e a valorização do mercado de design no Brasil. Durante o evento será apresentada formalmente a nova diretoria para o triênio, 2015-2017 que traz como presidente o designer André Poppovic, sócio da Oz Design.

Fundada em 2005 com o objetivo de difundir a importância do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país, a Abedesign vem promovendo um trabalho contínuo de valorização do setor e facilitando as atividades profissionais dos seus associados.

A associação, que conta atualmente com 228 membros, é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, privadas, entidades de classe, governamentais e diplomáticas, organizações não governamentais, instituições de ensino e na sociedade.

Para André Poppovic, o novo presidente da entidade, que tomará posse amanhã, a maior conquista da Abedesign nestes dez anos de atividade, foi a organização da categoria em torno de uma pauta de negócios, sendo este o primeiro e mais importante objetivo da entidade.

“Nos últimos 10 anos conseguimos avançar muito! Fundamos uma associação que reúne 220 agências associadas, representando aproximadamente 2200 designers. Criamos interlocução com os órgãos federais e conseguimos ser ouvidos em muitos de nossos anseios, como o cartão BNDES para projetos de Design, um CNAE específico para nossa categoria, financiamento de projetos de Design Export e uma ação de inovação no setor das indústrias de vidro”, afirma Poppovic.

O novo presidente afirma que a Abedesign passou a ser também um importante player no cenário global, tornando o Brasil um dos países mais premiados nas principais competições de design. Também a entidade passou a ter uma agenda de exportação, com missões para mercados alvo como Peru, Colômbia e Estados Unidos. Além disso, a organiza eventos de promoção e capacitação para os associados no Brasil e no exterior. “Enfim, atingimos plenamente nossos objetivos!”, afirma Poppovic.

Ele diz que sua diretoria na Abedesign já nasce com o desafio de se reinventar. “Precisamos viabilizar novas formas de sustentar a associação, pois devido ao crítico cenário econômico em que o país se encontra, a diversificação das fontes de receita é indispensável. Por isso, uma das metas é usar a expertise da Abedesign acumulada nestes dez anos de atividades  para prestar serviços relacionados à área de design. Muitas das ações que desenvolvemos e aperfeiçoamos para uso interno se aplicam a outras instituições e são requisitadas pelo mercado”.

Além dessa diretriz, a Abedesign vai investir no design transversal, um propósito em que acredita e defende como a melhor maneira de qualificar produtos e serviços no Brasil visando à exportação. “Só com a criação de uma cultura de design em nossas empresas é que poderemos avançar até degraus mais altos na “escada do design (design lader)”, que parte da não adoção do design, passa pelo design como estilo, evolui para o design como processo e se consolida como estratégia na cadeia produtiva.

www.abedesign.org.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar