Avitá usa Corian em biblioteca da Fiesp e lojas Le Lis Blanc

Postado em: 22 / 06 / 2015

Biblioteca da Fiesp, em São Paulo, foi concebida em superfície sintética Corian

Biblioteca da Fiesp, em São Paulo, foi concebida em superfície sintética Corian pela Avitá Design

Maria Edicy Moreira

Embora lançado nos Estados Unidos na década de 60 pela Dupont, só agora o Corian começa a ser valorizado pelos designers, decoradores e arquitetos brasileiros, que estão descobrindo a plasticidade e a funcionalidade diferenciadas desse material sintético voltado a projetos arquitetônicos e de merchandising.

A matéria-prima vem revolucionando o universo da arquitetura, design e decoração pela sua capacidade em substituir materiais como granito, mármore, aço inox, madeira, entre outros, rendendo prêmios a projetos internacionais devido às infinitas possibilidades de modelagem que oferece.

Grandes arquitetos como MW Arquitetura, Márcio Kogan, Débora Aguiar, Patrícia Anastassiadis, entre outros, já experimentaram as vantagens de apostar no material. Com mais de duas décadas de experiência no mercado, a arquiteta Moema Wertheimer divide sua opinião: “O Corian é um dos materiais que mais me atrai para realizar projetos que exigem complexidade. Sua excelente performance, garantia de manutenção e higienização são vantagens perfeitas para alcançar resultados em um design mais arrojado”.

No projeto para as fachadas das lojas Le Lis Blanc teve sua estreia na loja do recém-inaugurado shopping Cidade São Paulo

Loja Le Lis Blanc no recém-inaugurado shopping Cidade São Paulo, ganhou fachadas em Corian criada pela Avitá

Com 30 opções de cores diferentes disponíveis no Brasil, sendo a branca a mais popular, o Corian é uma pedra sintética com propriedades únicas composta por aproximadamente 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais, que une personalidade à uma proposta sustentável permitindo a renovação e reaproveitamento do material seguindo o certificado LEED. Uma das vantagens do Corian para o varejo são as possibilidades infinitas de formas permitindo dar à marca uma identidade única, assim como resistência e durabilidade reduzindo custos operacionais.

Uma das principais processadoras do material no Brasil é a Avitá Design, detentora da maior certificação da Dupont e que assegura uma produção de alta qualidade. O diretor Fernando Cotait da Avitá Design explica: “Para produzir qualquer coisa em Corian com qualidade é necessário conhecimento sobre técnicas especiais, materiais, maquinário como CNC router e mesa de moldagem à vácuo para termomoldagem. Por isso, ainda há poucas empresas especializadas em Corian no Brasil, com capacidade para atender às exigências de qualidade e prazo do varejo”.

achada da loja Le Lis Blanc no shopping Cidade de São Paulo concebida pela Avitá

Fachada da loja Le Lis Blanc no shopping Cidade de São Paulo foi concebida em superfície Corian

Com a modelagem que pode ser criada em extensões de superfície extraordinariamente onduladas, o Corian é um dos expoentes do marketing sensorial que tem sido escolhido para projetos de visual merchandising por marcas internacionais como a loja conceito da Issey Miyake em Paris com o Corian translúcido na vitrine, a Melissa Flaship no Soho em NYC com displays modernos, os biombos texturizados da Louis Vuitton Paris, o design de interior da Chantal Thomass Paris e a ousada fachada da Sportalm Fashion Store Vienna.

O Corian permite criar um design arrojado e manter uma loja sempre nova devido a durabilidade. Um dos sentidos que também pode ser surpreendido pelo material, é o tato, pois sua superfície transmite uma sensação aveludada agradável ao toque, o que transfere uma experiência de qualidade aos produtos comercializados. Também a temperatura da superfície é amena, diferente de vidro gelado largamente utilizado em bancadas das lojas.

No novo projeto para as fachadas das lojas Le Lis Blanc, que teve sua estreia na loja do recém-inaugurado shopping Cidade São Paulo, o Corian translúcido foi a solução para o design de alta performance da marca. Ainda em maio, as unidades do Jardim Sul e Rio Sul também lançaram a nova fachada.

Fernando Cotait, diretor da Avitá Design, sintetiza o desafio: “o Corian é um material que permite um acabamento perfeito, considerado de luxo e vai de encontro ao posicionamento da Le Lis Blanc.  A qualidade que a marca transmite em suas linhas deve ser refletida na fachada”. A Avitá Design optou pelo Corian para obter o efeito de retro iluminação adicionado à perspectiva 3D”.

Loja da joalheria Pandora ganhou fachada em Corian concebida e instalada pela Avitá Design

Loja da joalheria Pandora ganhou fachada em Corian, apresentando um diferencial que atrai os consumidores

CONHEÇA O CORIAN

O Corian é uma matéria-prima voltada à construção de revestimentos, fachadas, móveis e objetos decorativos, com capacidade para substituir com vantagens materiais como o aço inox, a madeira, o granito e o mármore. Criado e patenteado pela divisão de Pesquisa & Desenvolvimento da DuPont e lançado pela primeira vez nos EUA em 1967, o Corian pode ser usado em projetos de arquitetura, design e decoração mais modernos e funcionais.

O material é constituído por uma mistura de 30% de polímeros de acrílico e 70% de minerais naturais, o que lhe concede características que substituem com vantagens a madeira, o mármore, o granito, o aço inox e outras superfícies durante a fabricação e utilização de móveis, revestimentos e objetos decorativos.

Ao explorar as qualidades especiais de Corian, como translucidez, cores intensas e termomoldagem extraordinária, os profissionais de criação podem explorar ideias cada vez inovadoras para inserir esse versátil material em seus projetos. Para viabilizar seu uso a DuPont trabalha em colaboração com arquitetos e designers para fornecer à comunidade criativa soluções dinâmicas e sustentáveis para o design contemporâneo.

Corian dá aos designers a liberdade para criar soluções  para qualquer cenário de design.

Corian dá aos designers a liberdade para criar soluções para qualquer cenário como uma cozinha, por exemplo

Cores sem limites

O Corian oferece cores sólidas brilhantes, fortes e saturadas, brancos sutis e cores neutras, cores pastéis, tons de terra, pretos e escuros misteriosos ou cores personalizadas baseadas em amostras fornecidas. Com a superfície sólida Corian permite oferece infinitas cores. E muitas das cores do Corian estão disponíveis com efeitos deslumbrantes: veios, translucidez, flocos metálicos ou vários níveis de granulação.

Curvas orgânicas sinuosas

Igualmente desejadas tanto no design de interiores quanto na natureza, as curvas onduladas criam um estilo dramático e sensual. Elas podem suavizar um ambiente intimidador ou simplesmente fornecer um espaço ergonomicamente confortável e seguro. Ao ser aquecido o material se torna uma superfície sólida e flexível possibilitando moldagem em diversas formas ou trabalhada como madeira para formar extremidades perfeitamente arredondadas. Isso dá aos designers a liberdade para criar soluções inovadoras para praticamente qualquer cenário de design.

Efeitos de iluminação translúcida

Quando banhada em luz, a superfície sólida Corian transmite brilho e profundidade, criando uma luminosidade quase etérea. As cores translúcidas estão disponíveis em espessuras de 0,6 cm e 1,27 cm, oferecendo aos designers um escopo maior para a experimentação.

Formas complexas podem ser esculpidos em Corian com especificações exatas usando máquinas CNC

Formas complexas podem ser esculpidos em Corian com especificações exatas usando máquinas CNC

Textura e padrões

Formas complexas podem ser esculpidos em Corian com especificações exatas usando máquinas CNC. Além disso, a superfície sólida Corian pode ser moldada para criar texturas em relevo e padrões na sua superfície. Essa tecnologia avançada permite que os designers personalizem as suas superfícies de design como maneiras nunca antes vistos.

Revestimento de paredes internas

O revestimento de paredes com a superfície sólida Corian pode transformar um interior como nenhum outro material. Praticamente sem emendas, o Corian cria um cenário sutil e convidativo para qualquer ambiente. É como uma “tela em branco” que pode ser personalizada com técnicas tecnologicamente avançadas, permitindo que designers deem personalidade e coerência aos revestimentos de parede e formas verticais.

Corian ao ar livre

Muitas cores de Corian têm estabilidade de cor excepcional, além de baixa absorção de umidade e é resistente à poluição ambiental, umidade e condições de gelo/degelo, o que significa que a superfície Corian se mantém elegante e homogênea mesmo depois de exposta às intempéries.

O lado sensual de Corian

Coloridas ou discretas, angulares ou curvas, as linhas impecáveis da superfície sólida Corian encantam os olhos; e a sua maciez sedosa é um prazer ao toque. Os designers exploram essas qualidades sensuais, combinando a superfície sólida Corian com a luz para revelar as profundidades ocultas do material. Eles podem criar esculturas táteis e instalações de design intrigantes que envolvem e manipulam os sentidos, se conectando a públicos do mundo todo.

Alta tecnologia

Usando a tecnologia de fibra óptica, a superfície sólida DuPont Corian foi transformada em uma tela, pela qual é possível ver luz e movimento. Ao aplicar tecnologia computadorizada, Corian pode ser usado para integrar telas e controles permitindo criar sistemas multimídia para o lar e para estações de trabalho especializadas em ambientes comerciais.

Escala monolítica

Quando usada em larga escala a superfície sólida Corian tem uma aparência clássica que lembra o mármore ou rocha antiga. As suas linhas suaves e solidez de bloco permitem o uso do Corian em estruturas monolíticas como pilares, paredes ou esculturas abstratas. O adesivo para juntas DuPont liga a superfície sólida Corian com emendas discretas, criando uma superfície suave e permitindo a criação de áreas grandes que parecem esculpidas em uma peça única.

Onde encontrar

www.avitadesign.com.br

www.dupont.com.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar