Florianópolis inaugura Bienal Brasileira de Design 2015

Postado em: 15 / 05 / 2015

BIENAL2-LOGO-OBA

Maria Edicy Moreira

Foi inaugurada hoje (15 de maio de 2015), em Florianópolis, a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, que terá como tema “Design para todos” e permanece em cartaz até 12 de julho de 2015. O evento tem como objetivo mostrar o melhor da produção do design nacional, aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia a dia e promover a competitividade do design brasileiro no Brasil e no mercado internacional.

O tema “Design para todos” quer mostrar bons projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, capacidade ou background cultural, promovendo o design acessível ou design universal. Estão incluídos também produtos voltados às faixas da população emergentes economicamente e projetos destinados ao uso coletivo.

As atividades da Bienal — exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas — têm como objetivo promover o reconhecimento do importante papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

As exposições contemplam a produção nacional, alguns recortes da produção internacional recente e mais especificamente a produção de Santa Catarina, quarto estado mais industrializado do Brasil, com produção rica e diversificada e alto índice de desenvolvimento humano.

 

Veja no vídeo o depoimento de Roselie Lemos coordenadora executiva da Bienal Brasileira de Design 2015

A Bienal vai se estender por toda a cidade de Florianópolis, com mostras em locais como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Espaço Lindolf Bell, localizados no Centro Integrado de Cultura (CIC), o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e em espaços abertos. Um Seminário Internacional marcou a abertura do evento e outros acontecerão ao longo dos dois meses de duração da Bienal.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pelo Centro de Design Catarina.

Veja no vídeo acima um panorama sobre o design por Fred Van Camp e outros especialistas

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA BIENAL

A Bienal Brasileira de Design | 2015 Floripa contempla exposições, seminário internacional, ações educativas e ações paralelas. De 15 de maio a 12 de julho, o design vai inspirar a cidade de Florianópolis e todo o Estado de Santa Catarina.

EXPOSIÇÕES PRINCIPAIS:

EXPOSIÇÃO DESIGN PARA TODOS

Design para Todos (Design for All) pode ser entendido como design universal ou o design que promove um acesso irrestrito e democrático dos indivíduos a produtos, espaços e serviços – públicos e privados – levando-se em consideração tanto sua diversidade física, biológica, cognitiva e cultural quanto sua acessibilidade econômica.

Essa visão estendida do design voltada à democratização social de funções de produtos, ambientes e serviços com propostas de usos nas mais diversas camadas sociais, grupos com restrições físicas e usuários de serviços públicos e privados. Pretende atender às necessidades da maior parcela possível da população e faz da acessibilidade uma palavra chave do conceito de “Design para Todos”, que será visto nesta edição da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa.

O Design é um processo que começa com uma ideia (nova proposta), segue seu desenvolvimento com um método e adquire uma forma e linguagem que expõe uma fácil compreensão de uso. Esse conceito básico é utilizado para a escolha dos produtos expostos. A visão do “Design para Todos”, na concepção da exposição principal da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa propõe os seguintes pontos de vista:

1 DESIGN DEMOCRA?TICO

Aspecto democrático que pretende disseminar o uso de produtos para todas as camadas sociais e especialmente para a nova classe emergente no país.

2 DESIGN ESPECIAL

Respeitando a diversidade do ser humano possibilita também o acesso de grupos excluídos por suas características físicas, biológicas, cognitivas e culturais ao uso de produtos, serviços e mensagens.

3 DESIGN PÚBLICO

Projetos da esfera pública que atendam ao direito das populações urbanas em se locomover, ao conforto e ao entretenimento e a interação com o meio urbano. Abrange produtos, ambientes, mensagens e intervenções no ambiente construído, que incluem ainda a educação e a saúde.

SERÁ REALIZADA EM:

Centro Integrado de Cultura (CIC)

Museu de Arte de Santa Catarina (MASC),

Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica.

ACONTECERÁ DE:

15 de maio a 12 de julho de 2015

FUNCIONAMENTO:

De Terc?a a Sábado

10:00 – 20:30

Veja no mapa de Florianópolis a localização dos espaços expositivos

Veja no mapa de Florianópolis a localização dos espaços expositivos da Bienal Brasileira de Design

EXPOSIÇÃO DESIGN TECNOLÓGICO – OS MAKERS E A MATERIALIZAÇÃO DIGITAL – CURADOR AJUNTO: JORGE LOPES

Mostra as novas possibilidades do processo de design baseado na impressão 3D que propõe atender às necessidades quase individuais dos consumidores. A impressão 3D proporciona a individualização como uso ou como linguagem de produto.

SERÁ REALIZADA EM:

Centro Integrado de Cultura (CIC)

Espaço Lindof Bell,

Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

ACONTECERÁ DE:

22 de maio a 12 de julho de 2015

FUNCIONAMENTO:

De Terc?a a Sábado

10:00 – 20:30

Domingos e Feriados

10:00 – 19:30

EXPOSIÇÃO DESIGN CATARINA

Mostra o DNA do design catarinense produzido na indústria diversa, eficiente e lucrativa do Estado. Nesse sentido peças com as mesmas fontes nas quais beberam muitos dos designers radicados em Santa Catarina. A mostra da atual produção catarinense, “Design Catarina”, dá o verdadeiro tom “barriga verde” à Bienal.

SERÁ REALIZADA EM:

Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC)

Rodovia Admar Gonzaga, 2765 – Itacurubi

ACONTECERÁ DE:

02 de junho a 12 de julho de 2015

FUNCIONAMENTO:

Todos os dias

10:00 – 19:30

 

EXPOSIÇÃO DESIGN HISTÓRICO – MEMOÓRIA LBDI – CURADOR GERAL: FREDDY VAN CAMP

Mostra a memoória do LBDI (Laboratório Brasileiro de Design Industrial) fazendo um resgate desta instituição que se desenvolveu em Florianópolis nas décadas de 80 a 90. A grande contribuição do LBDI foi coordenada inicialmente de forma independente e mais tarde a instituição foi absorvida pelo SENAI no qual projetos muito importantes foram desenvolvidos.

SERÁ REALIZADA EM:

Centro Integrado de Cultura (CIC)

Museu da Imagem e do Som (MIS),

Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

ACONTECERÁ DE:

22 de maio a 12 de julho de 2015.

FUNCIONAMENTO:

De Terça a Sábado

10:00 – 20:30

Dias de semana e Feriados


10:00 – 19:30

EXPOSIÇÃO DESIGN PARA TODOS? – CURADORES ADJUNTO: BRUNO PORTO E RICO LINS

Tendo como inspiração os aspectos locais, foi desenvolvida uma mostra de Cartazes que foram especialmente projetados por 20 dos principais designers gráficos de todo o país, abrangendo o tema “Design para todos”.

SERÁ REALIZADA EM:

Parque de Coqueiros

Avenida Engenheiro Max de Souza – Coqueiros

Jurerê Open Shopping

Av. das Raias, 400 – Jurere? Internacional

Calendário do Mercado Público

Av. Paulo Fontes, 700 – Centro

ACONTECERÁ DE:

17 de maio a 12 de julho de 2015

FUNCIONAMENTO:

Espaços públicos abertos

EXPOSIÇÃO DESIGN PARTICIPATIVO – COLETIVOS CRIATIVOS

CURADORAS ADJUNTAS: BIANKA FRISONI, SIMONE BOBSIN, IZABELA SIELSKI E KATIA VÉRAS

O estímulo ao trabalho participativo possibilita novos olhares sobre o design. Pessoas com habilidades diversas interagem e buscam atender às necessidades manifestadas por grupos específicos. A mostra é voltada especificamente à constituição de projetos que representem legados tangíveis e intangíveis para a cidade de Florianópolis que realiza a Bienal. A intenção é discutir o conceito de design acessível e garantir seu alcance de forma democrática, mostrando como a concepção de bons produtos e serviços deve atender aos mais diversos públicos no ambiente urbano. Durante o período de realização da Bienal, o grupo irá promover uma agenda a partir do uso de um equipamento urbano (geodésica), que abrigará oficinas e ações geradas pela exposição.

 

EXPOSIÇÃO DESIGN HOLANDE?S NO PALA?CIO DO POVO – CURADOR AJUNTO: JORN KONIJN

A exposição internacional veio especialmente da Holanda com o objetivo de mostrar recentes soluções em objetos do dia a dia daquele país para o tema.

 

SERÁ REALIZADA EM:

Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC)

Palácio Cruz e Souza

Praça XV de novembro – Rua Ar cipreste Paiva – Centro

ACONTECERÁ DE:

17 de maio a 12 de julho de 2015

FUNCIONAMENTO:

De Terc?a a Sexta

10:00 – 18:00

Sábados, domingos e feriados

10:00 – 16:00

AÇÕES PARALELAS

Durante a Bienal Brasileira de Design | 2015 Floripa, Florianópolis vai “respirar design”. Além das exposições principais, haverá uma infinidade de ações paralelas desenvolvidas por criativos de Santa Catarina e do Brasil tais como: exposições paralelas, seminários, workshops, ciclos de palestras, semanas acadêmicas, lançamentos de vídeos, lançamentos de livros, cursos, intervenções, feiras e concursos que devem movimentar a cidade. Uma das principais iniciativas será a Semana de Inovação e Design a ser promovida pela Apex Brasil nos moldes do que já ocorreu na Bienal de 2012 em Belo Horizonte.

A Bienal abre espaço também para que várias entidades, instituições, grupos ou indivíduos façam parte desse momento tão especial para a cidade de Florianópolis, possam desenvolver ações paralelas durante a Bienal (15 de maio a 12 de julho de 2015) que complementem o tema da Bienal “Design para todos”). Confira os eventos paralelos que ocorrerão durante a Bienal. Não se esqueça de acompanhar diariamente a divulgação das Ações Paralelas na página no Facebook: www.facebook.com/acoesparalelas

  • Exposições paralelas
  • Out of the Woods Västra Götaland Sweden
    Período: De 15 a 22 de maio | Workshop sobre madeira nórdica no 16 de maio das 14h às 17h
    Horário: das 11h às 17h (dias 15 e 16 de maio) e das 14h às 17h (do dia 18 a 22 de maio)
    Entrada: Gratuita
    Endereço: Museu da Escola Catarinense – Espaço Aldo Nunes | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
    Proposto por: Region Västra Götaland (Suécia) em cooperação com Museu de Dalsland e Konthantverkscentrum Väst (Suécia)
    Contato: info@diadorim.se
    Site: www.konsthantverkscentrum.org/en.html

Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana – Tipos Latinos 2014
Período: De 25 a 29 de julho de 2015
Horário: Das 07 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Associação dos Designers Gráficos (ADG)
Contato: (48) 3332.2501
Site: www.tiposlatinos.com/2014/TL14_texto.php | www.facebook.com/tiposlatinos

Linha de mobiliário desmontáveis
Período: De 15 de maio a 12 de junho de 2015
Horário: das 14h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Jurerê Open Shopping | Av. das Raias, 400 – Jurerê Internacional, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Conviva! Design
Contato: (51) 9607.8937
Site: www.convivadesign.com.br

Semana de Design
Período: De 15 de maio a 19 de junho de 2015
Horário: Turnos matutinos e verpertinos
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Artes – Auditório | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 3321.8321
Site: www.designacao.ceart.udesc.br

Moda Social Reutilizar
Período: De 15 de maio a 11 de julho de 2015
Horário: Seminários e workshops na Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – Sextas-feiras à partir das 19h | Higienização do espaço, ajustes no layout do bazar e editoriais fotográficos na Rede Feminina – Quartas-feiras à partir das 13h30
Entrada: Gratuita
Endereço: FAMESUL | Rodovia BR 470, Km 140, 5.253 – Itoupava, Rio do Sul, Santa Catarina
Rede Feminina de Combate ao Câncer | Avenida Oscar Barcelos, 505 – Rio do Sul, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Contato: (47) 9930.7744
Site: www.facebook.com/rfccriodosul

D- Expo em exposição na UNIVALI
Período: De 25 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: Das 10 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Contato: (48) 3332.2501
Site: www.univali.br

Eu entendo, eu escolho: espaço comercial de roupas para pessoas cegas ou com baixa visão
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: Das 7h30 às 19h30
Entrada: Gratuita
Endereço: CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul | Rua Octaviano Lombardi, 100 – Czerniewicz, Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade de tecnologia SENAI Jaraguá do Sul
Contato: (47) 3372.9521
Site: sc.senai.br

O design nos une: gráfico, moda e produto
Período: De 15 de maio a 12 de julho 2015
Horário: Das 13h30 às 21h (de segunda a sexta)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 – Bairro Próspera, Criciúma, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade SATC SENAI
Contato: (48) 3461.0900
Site: www.acicri.com.br

Futuro Desejável: Exposição Referências Brasileiras e Saberes Manuais, do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: das 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Museu da Escola Catarinense – Sala Anibal Nunes Pires | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: RatoRói
Contato: (47) 3370.5556
Site: www.ratoroi.com.br | www.inspiramais.com.br

Exposição 30 anos Design Autoral e Lançamento Mesa Serra Pelada
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: de segunda à sexta das 9h30 às 19h30 e sábados das 9h30 às 16h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 8600, Bloco 4, salas 1, 2 E 6 – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Saccaro Móveis
Contato: (48) 3238.1616
Site: www.saccaro.com.br

Coletiva de Outono
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: das 10h às 20h (de segunda a quarta), das 10h às 21h (quintas e sextas), das 10h às 22h (sábados) e das 10h às 20h (domingo)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Cônego Serpa, 30 – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Casa Açoriana
Contato: (48) 3235.1262
Site: www.casaacoriana.com.br | www.facebook/casaacorianaartesetramoias

Desembaralhando: Tipografia Brasileira em Exposição
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: Das 8h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: FEAN – Faculdade Energia | Rua Santos Dumont, 36 – Centro, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Edileno Capistrano Filho
Contato: (48) 2107.5899 | (71) 8844.9117
Site: www.facebook.com/Desembaralho

Design para todos por meio de sustentabilidade
Período: De 15 de maio a 12 de julho de 2015, com debate no dia 20 de maio às 16 h
Horário: das 9h às 10h (de segunda à sábado)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 4850, Shopping Casa & Design, Loja 04 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Studio Ambientes
Contato: (48) 3238.2401
Site: www.facebook.com/studioambientes | www.ratoroi.com.br | www.nadaseleva.com.br

Integração para áreas comuns da Bienal
Período: De 25 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: das 10h às 22h
?Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Livin Out
Contato:(48) 3332.2501 | (54) 3331.6230 | (54) 9916.7227
Site: www.livinout.com.br

Geração criativa do corian
Período: De 15 de maio a 12 de julho 2015
Horário: das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 4850 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Infinita Superfícies
Contato: (48) 3243.2136 | (48) 9942.3412
Site: www.infinitasuperficies.com.br

Open House ICON
Período: De 15 de maio a 12 de julho 2015
Horário: das 09h às 19h
Entrada: Gratuita, com agendamento
Endereço: Rua José Francisco Dias Areias, 141 – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Icon Interiores
Contato: (48) 3333-8126
Site: www.iconinteriores.com

V Mostra Jovens Designers
Período: De 15 de maio a 12 de julho 2015
Horário: De segunda a Sábado das 10h às 22h e domingos e Feriados das 11h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Shopping Iguatemi Florianópolis – Piso G3 | Avenida Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis – SC
Proposto por: Origem Produções
Contato: (48) 3239.8700 | (16) 3623.8012
Site: www.jovensdesigners.com.br

The Food Truck Experience
Período: De 15 de maio a 12 de julho 2015
Horário: A confirmar
Entrada: Isento
Endereço: A confirmar
Proposto por: BeLand Produções
Contato: (48) 9951.5715
Site: www.foodtruckexperience.com.br | www.facebook.com/foodtruckexperiecence

Dezarranjo Ilhéu
Período: Sábados e Domingos, durante a Bienal Horário: das 14h às 19h
Endereço: Praça Roldão da Rocha Pires – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Douglas Ferreira
Contato: (48) 9909.9868 | (48) 9915.1088
Site: www.dezarranjoilheu.com.br | www.facebook.com/dezarranjoilheu

Tienda de Ideas – Moda, arte e Design para Todos
Data: 16 e 17 maio,­ 13 e 14 junho 2015,­ 11 e 12 julho Horário: Das 14h até 23h
Entrada: Entrada livre até 19h. Após às 19h, R$ 8,00
Endereço: Moacyr Pereira Júnior,­ 112 -­ Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Tienda de Ideas
Contato: (48) ­9687.­3968 – (48) ­3209­.2198
Site: www.facebook.com/pages/Tienda­De­Ideas/402817863112574

Exposição de cenários e bonecos do Filme Minhocas, da produtora Animaking
Período: De 16 a 29 de maio 2015
Entrada: Gratuita
Endereço: SENAI Florianópolis | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3730 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3239.5800
Site: sc.senai.br

VIII Encontro de Design de Interiores CESUSC – Design para Todos
Data: De 18 a 22 de maio 2015 Horário: Das 19h às 22h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia SC 401, km 10, s/n – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade CESUSC
Contato: (48) 3239.2600 | (48 )8823.4339
Site: www.cesusc.edu.br

Lourena Genovez | Uma História de Design desde 1980
Período: De 25 de maio a 12 de julho 2015
Horário: das 13 às 20h (de segunda a sexta)
Entrada: Gratuita
Endereço: Koerich Beiramar Office | Avenida Mauro Ramos, 1970, Loja 08 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Lourena Genovez
Contato: (48) 9900.9777 | (48) 3234.5355 | (48) 3234.5522
Site: www.lourenagenovez.com.br

Exposição de Painéis Gráficos: “Canasvieras um Laboratório para o Design Brasileiro: a historia do LPD/DI e LBDI (1983-1997)”
Período: De 18 de maio a 12 de julho 2015
Horário: Das 10h às 20h (de segunda à sexta) e das 10 as 16h (sábado, domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Endereço: Museu da Escola Catarinense (MESC) – Sala Elpídio Barbosa | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mãos ao Alto
Período: De 20 de maio a 15 de junho 2015
Horário: 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingos)
Entrada: Gratuita
Endereço: Floripa Shopping | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3116 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcos Bernardes | UNIVALI | Nuovo Design
Contato: (48) 9995.3944 | (48) 3225.8684
Site: www.marcosbernardes.com

Luz e linha sobre plano
Período: De 21 a 29 de maio 2015
Horário: das 19h às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: O Sitio | Rua Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Jordi Piera
Contato: (48) 3065.5792
?Site: jordipiera.tumblr.com

Revelando a beleza
Período: De 24 de maio a 12 de julho de 2015
Horário:Das 10h às 20h (de segunda à sexta) e das 10 as 16h (sábado, domingos e feriados)
Entrada: Gratuitas
Endereço: Museu da Escola Catarinense (MESC) – Espaço Aldo Nunes | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Katja van Heugten
Contato: (19) 9 9899.7579
Site: www.katjavanheugten.com

Design Experimental
Período: Shopping Criciúma: de 25 de maio a 07 de junho de 2015 | Casa da Cultura: de 08 de junho a 01 de julho de 2015
Horário: Shopping Criciúma: das 09 às 22h | Casa da Cultura: Das 08h às 17h
Entrada: Gratuita
Endereço: Shopping Criciúma – Avenida Gabriel Zanette, 1455 – Próspera, Criciúma, Santa Catarina | Casa da Cultura – Praça Dr Nereu Ramos, 50 – Centro, Criciúma, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3431.7126
Site: www.sc.senai.br

Salão Design ACAFE
Período: De 25 de maio a 12 de julho 2015
Horário: das 10h às 22h30
Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Contato: (48) 3332.2501
Site: www.univali.br

Exposição Design Univali e espaço interativo
Período: De 25 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: das 10h às 22h30
Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Contato: (48) 3332.2501
Site: www.univali.br

Mostra Design
Período: De 26 a 28 de maio de 2015
Horário: Das 8h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574
Site: www.ifsc.edu.br

Casa Cor Santa Catarina
Período: De 28 de maio a 12 de julho de 2015
Horário: das 15h às 21h (de terça a sexta) e das 14h às 21h (sábados, domingos e feriados)
Entrada: Inteira: R$ 30,00 | Meia: R$ 15,00 | Passaporte: R$ 60,00
Endereço: Futura Unidade SESC | Rua José Maria da Luz, 163 – Bairro José Mendes, Florianópolis, Santa Catarina
Condomínio Riviera Concept | Avenia Osvaldo Reis, 3385 – Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina Proposto por: Quadrant – Produções e Eventos
Contato: (48) 3012.4176
Site: www.casacorsc.com.br

Contém Design
Período: De 28 de maio a 12 de julho 2015
Horário: das 15h às 21h (de terça a sexta) e das 14h às 21h (sábados, domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Endereço: Futura Unidade SESC José Mendes | Rua José Maria da Luz, 163 – Bairro José Mendes, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Quadrant – Produções e Eventos
Contato: (48) 3012.4176
Site: www.casacorsc.com.br

Exposição Fotográfica: o grupo “elemental light”
Período: De 29 de maio a 12 de julho 2015
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Elemental Light e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Contato: elementallight@outlook.com
Site: www.facebook.com/ElementalLightObera | www.flickr.com/photos/elemental-light

Exposição ECOMODA 10 Anos
Período: 1 a 8 de junho 2015
Horário: Das 09h30 às 19h (de segunda à sexta)
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Programa de Extensão Ecomoda – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 9941.3969
Site: www.ecomoda.ceart.udesc.br

Samblagem: arte com resíduos do Design de Moda
Período: De 1 a 30 de junho de 2015
Horário: Das 13h30 às 17h30 (nas quartas feiras)
Entrada: R$ 100,00 + valor da tela. Os demais materiais serão disponibilizados gratuitamente
Endereço: Rua Almirante Lamego, 442 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: ONG Instituto Trama Ética em parceira com GIOS (Grupo Integrado de Obras Sociais) e Programa de Extensão Ecomoda – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 9941.3969
Site: www.facebook.com/tramaetica

Os puxadores ao longo do tempo
Período: De 01 de junho a 12 de julho 2015
Horário: das 10h às 17h30 (segunda a sexta-feira). Visita acompanhada por um consultor especialista das 14h às 17h30 (segunda a sexta-feira)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Professor Lauro Caldeira de Andrada, 5848 – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Puxare
Contato: (48) 3333.2323
Site: www.puxare.com.br

Criação de Acessórios Slowfashion
Período: De 2 a 23 de junho 2015
Horário: Das 09h30 às 12h (nas terças feiras)
Entrada: R$ 90,00. Os demais materiais serão disponibilizados gratuitamente
Endereço: Rua Almirante Lamego, 442 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: ONG Instituto Trama Ética em parceira com GIOS (Grupo Integrado de Obras Sociais) e Programa de Extensão Ecomoda – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 9941.3969
Site: www.facebook.com/tramaetica

Pão-por-Deus Urbano
Data: 4 e 5 de junho 2015
Horário: Das 10h às 13h
Entrada: Gratuita
Endereço: Dia 04 de junho | Estrada Caminho dos Açores – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Santa Catarina
Dia 05 de junho | Rodovia Baldicero Filomeno – Ribeirão da Ilha, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Dobra Ateliê
Contato: (62) 8135.1452
Site: www.facebook.com/dobraatelie | www.flickr.com/photos/dobraatelie

Freedom – Creative Ideas
Data: 6 de junho 2015
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua João Orestes de Araújo, 1010 – Garopaba, Santa Catarina
Proposto por: @VOEstyle com apoio e colaboração do NA LATA Skate Food e agência MARENÓS design
Contato: (48) 9990-9478
Site: www.facebook.com/Freedomcriativeideas | www.facebook.com/Voedesign | www.facebook.com/nalatasktpubwww.facebook.com/marenosdesign

Mandalas criativas de Gabriel Young
Data: 13 de junho 2015
Horário: A partir das 14h
Entrada: Gratuita
Endereço: João Pacheco da Costa, 688 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Gabriel Young
Contato: (48) 9621.8271
Site: www.inyoung.com.br

Feira Expositiva
Período: De 23 a 27 de junho 2015
Horário: Das 14h às 17h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra). Nos demais Fab Labs consultar: www.fablabbrasil.org/quem-faz
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa / Fab Lab Curitiba / Fab Lab Cuiabá / Fab Lab Recife / Fab Lab Brasília
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org

Mostra Design Jaraguá – MODesign
Data: 27 e 28 de junho 2015
Horário: Das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua dos Imigrantes 500 – Bairro Rau, Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Proposto por: Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul
Contato: (47) 3275.8235 | (47) 3275.8200| (47) 9614.9678
Site: www.modesignjaragua.blogspot.com.br

R.U.A. – Roupagem Urbana Alto Vale
Data: 4 de julho 2015
Horário: Das 08h às 12h
Entrada: Gratuita
Endereço: Calçadão Osny José Gonçalves – Centro, Rio do Sul, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Contato: (47) 3531.7000
?Site: www.facebook.com/designmodafamesul

Workshops

Oficinas criativas para todos
Período: De 13 a 27 de maio 2015
Horário: Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h
Entrada: Gratuita
Endereço: Casa Darcy Vitória de Brito | Rua General Vieira da Rosa, 527 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Amocanto | Rua Laurindo Januário da Silveira, 363 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: 180 Hub / Original Kids
Contato: (48) 9605.3939
Site: www.facebook.com/originalkids

Workshop de imersão entre designers holandeses e brasileiros
Período: De 17 a 22 de maio 2015
Horário: Manhã e tarde
Entrada: A consultar
Endereço: Ateliê UNIVALI Campus Florianópolis – Business | Decor Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Contato: (48) 3332.2501
Site: www.univali.br

Animação em Stop-Motion
Data: 16 de maio 2015
Horário: Das 9h às 19h30
Entrada: R$ 50,00 (materiais inclusos)
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3239.5800
Site: sc.senai.br

Prosa Gráfica
Período: 16 e 17 de maio 2015
Horário: 16/05 das 8h às 20h (exclusivo workshops – acesso somente para alunos) | 17/05 das 14h às 21h (entrada gratuita)
Entrada dos workshops: Caligrafia – Experiências em caligrafia R$195,00 | Aquarela – Expressão pessoal através da Aquarela R$190,00 | Creative Motion – Concebendo vídeos explicativos mais criativos R$125,00
Endereço: Rua Jonas Alves Messina, 94 – Santa Monica, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Simbiose Coworking
Contato: (48) 3025.5540
Site: www.simbiosecoworking.com.br

Oficina – Artes e Ofícios
Período: 16 de maio a 27 de junho 2015
Horário: Das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua XV de Novembro, 426 fundos – Centro, Pomerode, Santa Catarina
Proposto por: Orbitato Instituto de Arquitetura Moda e Design
Contato: (47) 3395.0447
Site: www.orbitato.com.br | www.facebook.com/OrbitatoInstituto

Design Thinking na Prática
Data: 17 de maio 2015
Horário: Das 13h20 às 16h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Museu da Escola Catarinense – Sala Elpídio Barbosa | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Vivian Mara Garcia
Contato: (48) 3621.3213 | (48) 9641.2644

Observação, sensação, transcrição
Data: 17 de maio  de 2015
Horário: Das 14h às 17h
Entrada: R$ 50,00
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Lucas Prisco Puga
Contato: (48) 3204.9152
Site: www.vilaj.com.br/portfolio-type/workshop-fenomenologia

Workshop de Xilogravura: Samuel Casal & Ramon Rodrigues
Data: 29 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 12h e das 13h às 18h
Entrada: R$ 300,00 (material incluso)
Endereço: Rua Santos Dumont, 36 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Curso de Design Gráfico | FEAN – Faculdade Energia de Administração e Negócios
Contato: (48) 2107.5899 | (48) 8431.1503
Site: www.facebook.com/events/743497959082456

Tipografia Experimental: uma abordagem criativa
Data: 22 de maio de 2015
Horário: 18h
Entrada: Gratuita – Será fornecido o papel para a realização dos exercícios. Os participantes devem levar lapiseira, caneta 0,1; canetas hidrográficas coloridas ou lápis de cor (6 cores básicas)
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Sala de Desenho 2 | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Bento Abreu
Contato: abreu.design@terra.com.br

Primeiras impressões – Arte, design e impressão 3D (Florianópolis)
Data: 23 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 12h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

Aplicando Forças – Escultura 3D para fabricação digital (Florianópolis)
Data: 23 de maio de 2015
Horário: Das 14h30 às 18h
Entrada: R$ 100,00
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

UX Weekend
Data: 23 de maio de 2015
Horário: Das 09h às 17h
Entrada: Preço promocional de 470,00 até o dia 10/04. Após essa data a inscrição será de 500,00
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Mergo User Experience
Contato: (11) 2737.4190 | (11) 9 7309.7303
Site: www.credencial.imasters.com.br/uxweekend-florianopolis

Materialidades do Design Cerâmico
Data: 25 e 26 de maio de 2015
Horário: Das 14 às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Isabela Sielski | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574
Site: www.ifsc.edu.br

Aplicando Forças – Escultura 3D para fabricação digital (São Paulo)
Data: 26 de maio de 2015
Horário: Das 18h às 22h
Entrada: R$ 120,00
Endereço: Prototype SP | Rua Harmonia, 71 – Vila Madalena, São Paulo, São Paulo
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

Workshop de DNA Empresarial
Data: 26 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Dr. Nei Luiz Gonzaga, 97 – Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Átika Usina Criativa
Contato: (48) 3206.9010 | (48) 8806.4111
Site: www.atika.com.br

Motion Graphics – A iconografia da animação
Data: 26 e 28 de maio de 2015
Horário: Das 18h30 às 22h
Entrada: R$ 20,00
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3239.5824
Site: sc.senai.br

Oficina com técnicas de rendering e ilustração digital
Data: De 26 a 28 de maio de 2015
Horário: Das 14h às 18h
Entrada: Gratuita (por ordem de chegada)
Endereço: IFSC - Laboratório de Produto – 2° Andar do bloco central | Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Carlos Senna | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574
Site: www.ifsc.edu.br

Processo Criativo Integrado de Marca Imaginarium: Soluções da cocriação
Data: 27 de maio de 2015
Horário: Das 14 às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 371 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Imaginarium
Contato: (48) 2107.5959
Site: www.imaginarium.com.br

Pesquisa com usuário aplicada em projetos lean de startup: Concepção de um framework para definição de métodos de pesquisas
Data: 28 de maio de 2015
Horário: Das 19h30 às 21h
Entrada: Gratuita
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Catarinas Design de Interação
Contato: (48) 9914.4599 | (48) 9901.7765
Site: catarinasdesign.com.br

Como Usar o Crowdfunding para Lançar Seu Produto Inovador
Data: 28 de maio de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h30
Entrada: R$ 50,00
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Catarse
Contato: (48) 9161.5952
Site: www.catarse.me

Design de Superfície em cerâmicos: processos e técnicas
Data: 28 e 29 de maio de 2015
Horário: Das 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Isabela Sielski | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574
Site: www.ifsc.edu.br

Workshop de Light Painting
Data: 29 de maio de 2015
Horário: 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | EFI 1 – Espaço Físico Intergrado, sala 505 - Pantanal, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Elemental Light Contato: +54 9375515528887 | leolopezdg@gmail.com
Site: www.flickr.com/photos/elemental-light | www.facebook.com/ElementalLightObera

Workshops MMM: Transmitindo UAU Sempre
Data: 30 de maio de 2015
Horário: Às 10h
Entrada: Gratuita. Inscrições pelo site: www.sympla.com.br/transmitindo-uau-sempre__34235
Endereço: Container MMM 404 – Galeria na Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 5025B – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Meu Móvel de Madeira
Contato: (47) 3203.4500 | 0800.645.9009
Site: www.meumoveldemadeira.com.br

Projeto semelhança nas diferenças – jogos inteligentes ao alcance de todos
Data: 30 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 13h
Entrada: R$ 40,00
Endereço: Rodovia SC-405, 1120 – Campeche, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Oficina do Aprendiz
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Workshop criando luz: oficina de luminárias
Data: 30 e 31 de maio de 2015
Entrada: R$ 340,00
Endereço: Simbiose Coworking | Rua Jonas Alves Messina, 94 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Adriano Moro
Contato: (48) 3025.5540 | xmoro@yahoo.com.br
Site: www.simbiosecoworking.com.br

Metodologia DEIP – Desenvolvimento Estratégico Integrado de Produtos
Data: 1 de junho de 2015
Horário: Das 09h às 12h e das 13h às 15h
Entrada: R$ 30,00
Endereço: SENAI/ IST – Auditório | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Instituto Senai de Tecnologia de Automação e TIC (Florianópolis)
Contato: (48) 3239.5800 | (48) 9645.6033 | florianopolis@sc.senai.br
Site: sc.senai.br

Workshops MMM: Desafio MMM de Criatividade – Caso Container 404
Data: 06 de junho de 2015
Horário: Às 10h
Entrada: Gratuita. Inscrições pelo site: www.sympla.com.br/desafio-mmm-de-criatividade—caso-container-404__34239
Endereço: Container MMM 404 – Galeria na Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 5025B – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Meu Móvel de Madeira
Contato: (47) 3203.4500 | 0800.645.9009
Site: www.meumoveldemadeira.com.br

A dobra no Design
Data: 6 de junho  de 2015
Horário: Das 10h às 13h e das 15h às 18h
Entrada: R$ 120,00 (material incluso)
Endereço: O Sítio – Arte Educação Coworking | Rua Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Dobra Ateliê
Contato: (62) 8135.1452 | (62) 3636.5764
Site: www.facebook.com/dobraatelie | www.flickr.com/photos/dobraatelie

Economia Criativa com Lala Deheinzelin
Período: De 7 a 9 de junho de 2015
Horário: Das 19h às 23h
Entrada: R$ 350,00
Endereço: Museu da Escola Catarinense – Auditório Mnemósine | Rua Saldanha Marinho, 196 -­ Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Greice Parnow Produções
Contato: (48) 9145.0509
Site: www.laladeheinzelin.com.br

Repensando espaços domésticos
Data: 8 de junho de 2015
Horário: Das 14 às 18h
Entrada: Gratuita mediante à inscrição pelo email: repensandoespacosdomesticos@gmail.com
Endereço: Biblioteca Central da UFSC – Sala Harry Laus (Piso Superior) | Campus Universitário, Trindade – Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Juliana Durando
Contato: (62) 8139.8718

Bravura Experience – Realidade Virtual
Período: De 9 a 12 de junho de 2015
Horário: Das 18h às 21h
Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Cafundó Estúdio Criativo
Contato: (48) 3235.1030
Site: www.cafundo.tv

Ciclo de Palestras IxDA Floripa – Design de Interação: Integrando academia, mercado e profissionais
Data: 10 e 11 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 as 21h
Entrada: Gratuita
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431, Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Base Coworking | Rua Itabira, 232 – Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Priscila Albuquerque
Contato: (48) 9914.4599
Site: www.ixdafloripa.org | www.facebook.com/groups/ixda.floripa

Design de superfície: do manual ao digital
Data: 13 de junho de 2015
Horário: Das 9 às 18h
Entrada: 1º lote R$ 150 – 4 vagas | 2º lote R$ 175 – 6 vagas | 3º lote R$ 200 – 5 vagas
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431, Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Janaina Ramos Marcos
Contato: (48) 9148.1045 | (48) 3012.3039
Site: www.eventick.com.br/workshop-design-de-superficie

Design Thinking Weekend
Período: De 12 a 14 de junho de 2015
Horário: Dia 12 das 18h às 22h, dia 13 das 9h às 21h e dia 14 das 9h às 18h
Entrada: 1º lote R$ 350 (até dia 13 de maio) | 2º lote R$ 440 (até dia 1 de junho) | 3º lote R$ 530
Endereço: Centro de Inovação Acate­ – Cia Primavera Garden | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 4190 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Greice Parnow Produções
Contato: (48) 9145.0509
Site: www.empoderese.net | www.designthinkingweekend.com

Espaços de interações lúdicas – concepção e desenho
Data: 13 de junho de 2015
Horário: 9h às 13h
Entrada: R$ 40,00
Endereço: Rodovia SC-405, 1120 – Campeche, Florianópolis
Proposto por: Oficina do Aprendiz
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Workshops MMM: “Todos nós somos loucos” – A loucura e criatividade por trás das artes MMM
Data: 13 de junho de 2015
Horário: Às 10h
Entrada: Gratuita
Endereço: Container MMM 404 – Galeria na Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 5025B – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Meu Móvel de Madeira
Contato: (47) 3203.4500 | 0800.645.9009
Site: www.meumoveldemadeira.com.br

Oficina de Impressão 3D
Data: 14 de junho de 2015
Horário: Das 14hs às 17hs
Entrada: R$ 150,00
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa

Oficina de Impressão 3D
Data: 14 de junho de 2015
Entrada: R$ 150,00
Endereço: Aldeia Coworking | Av. Marechal Deodoro, 262, 1º andar ­- Galeria Suissa, Curitiba, Paraná
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Curitiba
Contato: (41) 3018.6003
Site: www.fablabcuritiba.com.br

Oficina de Impressão 3D
Data: 15 de junho de 2015
Horário: Das 19 às 22h
Entrada: R$ 150,00. Inscrições pelo email contato@brasiliafablab.com.br
Endereço: CLN 305, Bloco B, Subsolo – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal
Proposto por: Fab Lab Brasília
Contato: (61) 3034.7073 | contato@brasiliafablab.com.br
Site: www.fablabbrasil.org | www.fablabbrasilia.com.br

UX da Questão
Data: 16 de junho de 2015
Horário: Das 19h às 22h
Entrada: R$ 65,00 – Vagas limitadas
Endereço: Smartmob Coworking | Servidão 55, nº 54 (perpendicular à R. Rafael Bandeira) – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Catarinas Design de Interação
Contato: (48) 9914.4599 | (48) 9901.7765
Site: www.catarinasdesign.com.br

Workshop de vinil
Data: 18 de junho de 2015
Horário: Das 19 às 22h
Entrada: R$ 100,00. Inscrições pelo email contato@brasiliafablab.com.br
Endereço: CLN 305, Bloco B, Subsolo – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal Proposto por: Fab Lab Brasília
Contato: (61) 3034.7073 | contato@brasiliafablab.com.br
Site: www.fablabbrasil.org | www.fablabbrasilia.com.br

Oficina: Geometria criativa aplicada à cartões pop-up
Data: 18 de junho de 2015
Horário: 19h30
Entrada: R$90,00
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa / Fab Lab Cuiabá
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa | www.facebook.com/fablabcuiaba

Hábitos, Elefantes e Monges Budistas
Data: 20 de junho de 2015
Horário: Das 9h às 12h30
Entrada: R$ 45,00
Endereço: Base Coworking | Rua Itabira, 232 – Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Motta Design
Contato: (47) 9923.9532
Site: www.facebook.com/habitoselefantesemonges

Oficina de fabricação digital e eletrônica: construindo seu próprio speaker
Data: 21 de junho de 2015
Horário: Das 9h às 15h
Entrada: R$190,00
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa / Fab Lab Cuiabá
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa | www.facebook.com/fablabcuiaba

Workshop de eletrônica no Brasília Fab Lab
Data: 22 de junho de 2015
Horário: Das 19h às 22h
Entrada: R$ 150,00. Inscrições pelo email contato@brasiliafablab.com.br
Endereço: CLN 305, Bloco B, Subsolo – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal
Proposto por: Fab Lab Brasília
Contato: (61) 3034.7073 | contato@brasiliafablab.com.br
Site: www.fablabbrasil.org | www.fablabbrasilia.com.br

Oficina de Facilitação Gráfica
Data: 23 de junho de 2015
Horário: Das 08h às 18h
Entrada: R$ 310,00
Endereço: Centro de Inovação Primavera | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), Km4 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: WeGov
Contato: (48) 8848.9972
Site: www.wegov.net.br

Diário de projeto Noiga, do conceito à prática: Como Fabricar Acessórios Impressos em 3D
Data: De 24 e 25 de junho de 2015
Horário: 24 de Junho – Das 18h às 22h | 25 de Junho – Das 19h às 22h
Entrada: R$ 380,00
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Noiga
Contato: (41) 8721.5045
Site: www.noiga.com.br | www.facebook.com/noigabrasil

Workshop de CNC
Data: 25 de junho de 2015
Horário: Das 19h às 22h
Entrada: R$ 150,00. Inscrições pelo email contato@brasiliafablab.com.br
Endereço: CLN 305, Bloco B, Subsolo – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal
Proposto por: Fab Lab Brasília
Contato: (61) 3034.7073 | contato@brasiliafablab.com.br
Site: www.fablabbrasil.org | www.fablabbrasilia.com.br

Workshop – Sketch Automotivo
Data: 27 de junho de 2015
Horário: Das 09h às 12h e das 14h às 16h
Entrada: R$ 250,00 (minimo de 8 participantes)
Endereço: Rua Juan Ganzo Fernandes 114 – Saco dos Limões, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Ipsilon Design
Contato: (48) 3207.7762
Site: www.ipsilondesign.com.br

Papuh – Brinquedo educativo para alfabetização
Data: 27 de junho de 2015
Horário: das 12h às 13h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia SC-405, 1120 – Campeche, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Oficina do Aprendiz
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Vernaculando – Oficina de Tipografia Popular
Data: 27 de junho  de 2015 Horário: das 9h às 18h
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor Rodovia | José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina Entrada: Até 15 de maio: R$ 180,00 | Até 5 de junho: R$ 220,00 | Após 5 de junho: R$ 250,00
Proposto por: Pictorama Design
Contato: (21) 3062.1182 | WhatsApp: (21) 9 8690.5656 | Skype: pictorama
Site: www.pictorama.com.br/vernaculando-bienal

Fabricar ideias: o brincar em campo simbólico aberto
Data: 1º momento – 27 de junho de 2015  08h às 12h | 2º momento – 29 de junho à 12 de julho, das 14h às 20h
Entrada: 1º momento – R$ 40,00 | 2º momento – R$ 5,00 (tempo livre)
Endereço: 1º momento – Oficina do Aprendiz: Rodovia SC-405, 1120 – Campeche, Florianópolis, Santa Catarina | 2º momento – Floripa Shopping: Rodovia SC-401, 3116 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Oficina do Aprendiz em parceria com Floripa Shopping e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Workshop de Graffiti
Data: 28 de junho de 2015
Horário: Das 09h às 12h e das 14h às 16h
Entrada: R$ 150,00 (minimo de 8 participantes)
Endereço: Rua Juan Ganzo Fernandes 114 – Saco dos Limões, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Ipsilon Design
Contato: (48) 3207.7762
Site: www.ipsilondesign.com.br

Workshop – Técnicas de Ilustração de Produto
Data: 28 de junho de 2015
Horário: Das 09h às 12h e das 14h às 16h
Entrada: R$ 150,00 (minimo de 8 participantes)
Endereço: Rua Juan Ganzo Fernandes 114 – Saco dos Limões, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Ipsilon Design
Contato: (48) 3207.7762
Site: www.ipsilondesign.com.br

Workshop de Ilustração Isométrica
Data: 28 de junho 2015
Horário: das 9h às 18h
Entrada: Até 15 de maio: R$ 180,00 | Até 5 de junho: R$ 220,00 | Após 5 de junho: R$ 250,00
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Entrada: Até 15 de maio: R$ 180,00 | Até 5 de junho: R$ 220,00 | Após 5 de junho: R$ 250,00
Proposto por: Pictorama Design
Contato: (21) 3062.1182 | WhatsApp : (21) 9 8690.5656 | Skype: pictorama
Site: www.pictorama.com.br/isometrico-bienal

Oficina Criativa de Design na Gastronomia “Saberes e Sabores de Santa Catarina”
Período: De 1 a 10 de julho 2015
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Associação FloripAmanhã e Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Contato: (48) 3321.8000
Site: www.floripamanha.org/prioridades-floripamanha/florianopolis-cidade-unesco-da-gastronomia-unesco-city-of-gastronomy/

Workshops MMM: Aprenda a criar e reutilizar com a MMM – O trabalho de ajudar os clientes a fazerem seus próprios objetos dos sonhos
Data: 04 de julho 2015
Horário: Às 10h
Entrada: Gratuita. Inscrições pelo site: www.sympla.com.br/aprenda-a-criar-e-reutilizar-com-a-mmm__34242
Endereço: Container MMM 404 – Galeria na Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 5025B – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Meu Móvel de Madeira
Contato: (47) 3203.4500 | 0800.645.9009
Site: www.meumoveldemadeira.com.br

Tipografia Libre
Data: 4 e 5 de julho de 2015
Horário: Das 10h às 18h
Entrada: 1º – R$ 250 – 4 vagas (até 15 de abril) | 2º – R$ 275 – 8 vagas (até 30 de maio) | 3º – R$ 300 – 8 vagas
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431, Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcelo Magalhães
Contato: (11) 9 8321.1339
Site: www.vilaj.com.br/portfolio-type/tipografialibre | www.facebook.com/tipografialibre

Oficina de Design Thinking no Serviço Público
Data: 9 e 10 de julho de 2015
Horário: Das 09h às 18h
Entrada: R$ 1.440,00
Endereço: Centro de Inovação Primavera | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), Km4 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: WeGov
Contato: (48) 8848.9972
Site: www.wegov.net.br

99 maneiras de cortar, costurar e customizar uma calça jeans
Data: 11 de julho de 2015
Horário: Das 9 às 18h Entrada: 1º lote R$ 150 – 4 vagas | 2º lote R$ 175 – 6 vagas | 3º lote R$ 200 – 5 vagas
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431, Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Janaina Ramos Marcos
Contato: (48) 9148.1045 | (48) 3012.3039
Site: www.eventick.com.br/workshop-99-maneiras-jeans

Palestras / Seminários

Seminário Holanda – Santa Catarina: Desenvolvendo Parcerias
Para mais informações, entrar em contato com o organizador do evento
Entrada: Gratuita mediante a convite
Proposto por: Consulado da Holanda
Contato: (11) 3811 3314
Site: www.saopaulo.nlconsulado.org

OlhóCON
Período: De 15 a 17 de maio de 2015
Horário: das 8h às 18h
Entrada: Dia 15: R$ 179 – Estudante | Dia 16: R$ 179 – Estudante | Dia 17: R$ 60 – Estudante
Endereço: Hotel Majestic Palace – Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira Mar Norte), 2746 – Centro Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Jimmy
Contato: (48) 9602.7215
Site: www.olhocon.com

Criação e desenvolvimento de recursos lúdicos – Modelo de Negócio da Oficina do Aprendiz
Data: 16 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 13h
Entrada: R$ 40,00
Endereço: Rodovia SC-405, 1120 – Campeche, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Oficina do Aprendiz
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Seminário de Interação Acadêmica de Design e Moda
Data: 16 de maio e 27 de junho de 2015
Horário: Das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua XV de Novembro, 426 fundos – Centro, Pomerode, Santa Catarina
Proposto por: Orbitato Instituto de Arquitetura Moda e Design
Contato: (47) 3395.0447
Site: www.orbitato.com.br | www.facebook.com/OrbitatoInstituto

Estudando arte e design nos EUA
Data: 18 de maio de 2015
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Auditório do Centro de Artes | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: School of Visual Arts
Contato: (11) 9 5957.4022
Site: www.sva.edu | www.facebook.com/svabrasil | www.twitter.com/SVABRASIL

Bienal Iberoamericana de Diseño: Um projeto horizontal e colaborativo entre 23 países
Data: 18 de maio de 2015
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Artes – Auditório | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: DIMAD_ Fundación Diseño Madrid
Contato: (11) 3726.9078
Site: www.bid-dimad.org

O móvel democrático
Data: 19 de maio de 2015
Horário: 9h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Auditório - Centro de Artes | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Anna Gaudêncio
Contato: (81) 9873.7134 – annagaudencio@hotmail.com

Construção de uma leitura do Zeitgeist
Datas: 19 de maio, 10 e 11 de junho, 23 e 24 de junho
Horário: 19/05 às 19h30 | 10/06 às 19h30 | 11/06 às 19h30 | 23/06 às 19h30 | 24/06 às 19h30
Entrada: Gratuitas mediante inscrição. Vagas limitas
Endereços: 19/05 – Casa Conceito Formus | Praça Getúlio Vargas, 340 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina – Inscrições: floripa.bienal@formus.com.br
10/06 – Casa Conceito Formus| Rua Max Colin, 1010 – Centro, Joinville, Santa Catarina – Inscrições: joinville.bienal@formus.com.br
11/06 – Anfiteatro UNIVILLE | Rua Paulo Malschitzki,10 – Bom Retiro, Joinville, Santa Catarina – Inscrições: univille.bienal@formus.com.br
23/06 – Universidade do Estado de Santa Catarina | Ed. Magila – Av. Central, 413 – Centro, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Inscrições:balneario.bienal@formus.com.br
24/06 – Casa Conceito Formus | Rua 916, 369 – Centro, Balneário Camboriú, Santa Catarina – Inscrições: udesc.bienal@formus.com.br
Proposto por: Formus
Contato: (48) 9957.7389
Site: www.formus.com.br | www.facebook.com/celeiroformus

Vendendo o invisível
Data: 22 de maio de 2015
Horário: 20h
Entrada: R$ 15,00 (50 primeiros inscritos) | R$ 30,00 (demais inscrições)
Endereço: O Sítio – Arte Educação Coworking | Rua Francisca Luíza Vieira, 53 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Nanina Rosa e O Sítio
Contato: (48) 3065.5792
Site: www.ositio.com.br

NOIGA – Acessórios de Moda e Design por Materialização Digital (Impressão 3D)
Data: 22 de maio de 2015
Horário: Das 18h às 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Noiga Contato: (41) 8721.5045
Site: www.noiga.com.br | www.facebook.com/noigabrasil

Primeiras impressões – Arte, design e impressão 3D (Florianópolis)
Data: 23 de maio de 2015
Horário: Das 9h às 12h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

Aplicando Forças – Escultura 3D para fabricação digital (Florianópolis)
Data: 23 de maio de 2015
Horário: Das 14h30 às 18h
Entrada: R$ 100,00
Endereço: Fab Lab Floripa – Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS) | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

Evolução do design de cursos EAD para ampliar o acesso à aprendizagem industrial
Data: 25 de maio de 2015
Horário: Das 19h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3239.5877
Site: sc.senai.br

O design centrado no usuário em soluções educacionais e de acessibilidade da CERTI
Data: 26 de maio e 17 de junho de 2015
Horário: Das 09h30 às 11h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Fundação CERTI | Sala de Eventos | Campus Universitário UFSC, Setor C – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Fundação CERTI
Contato: bienal@certi.org.br
Site: www.certi.org.br

Aplicando Forças – Escultura 3D para fabricação digital (São Paulo)
Data: 26 de maio de 2015
Horário: Das 19h às 23h
Entrada: R$ 120,00
Endereço: Prototype SP | Rua Harmonia, 71 – Vila Madalena, São Paulo, São Paulo
Proposto por: Marcelo Pasqua | Tridi
Contato: (11) 9 8616.5565
Site: www.tridi.com.br/project/acoes-paralelas-na-bienal-brasileira-de-design

Design em Cerâmicos – Trajetória e Perspectivas
Data: 27 de maio de 2015
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Sabta Catarina
Proposto por: Isabela Sielski | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574
Site: www.ifsc.edu.br

Design Thinking + Design de Interiores = Design Funcional. Já ouviu falar?
Data: 27 de maio de 2015
Horário: Das 19h15 às 21h15
Entrada: Gratuita
Endereço: Museu da Escola Catarinense – Auditório Mnemósine | Rua Saldanha Marinho, 196 -­ Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Greice Parnow Produções
Contato: (48) 9145.0509
Site: www.design2human.com | www.empoderese.com

O Financiamento Coletivo para Produtos Inovadores
Data: 27 de maio de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Vilaj Coworking | Rua Joe Collaço, 431 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Catarse
Contato: (48) 9161.5952
Site: www.catarse.me

Palestra e Oficina – Design e mobiliário sustentável
Data: 29 de maio de 2015
Horário: Palestra – 09h40 às 10h40 | Oficina – 14h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Sérgio Scolari | Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592 | 3221.0574 | (48) 9958.1811
Site: www.ifsc.edu.br

Encontro de Embalagem Inclusiva
Data: 30 de maio de 2015
Horário: Das 13h30 às 18h
Entrada: Entrada gratuita mediante inscrição pelo email embalageminclusiva@gmail.com
Endereço: Museu da Escola Catarinense (MESC) – Auditório Mnemosine | Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Ricardo Mayer
Contato: embalageminclusiva@gmail.com
Site: www.facebook.com/groups/embalageminclusiva

Fórum Design de Mobiliário Brasileiro
Datas: 02, 03, 08, 09, 10, 11 e 12 de junho de 2015
Horário: Das 19 às 20h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Artes – Sala Básica 02 | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Mauro Reis
Contato: (47) 9955.8139
Site: www.facebook.com/FDMBrasileiro

Design como estratégia – DEIP – Desenvolvimento Estratégico Integrado de Produtos
Data: 3 de junho de 2015
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: SENAI/ IST – Auditório | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Instituto Senai de Tecnologia de Automação e TIC (Florianópolis)
Contato: (48) 3239.5800 | (48) 9645.6033 | florianopolis@sc.senai.br
Site: sc.senai.br

Apresentação da Plataforma Mutandis
Data: 10 e 11 de junho de 2015
Horário: 18h às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Artes – Auditório | Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Santa Mônica, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Mutandis
Contato: (41) 8703.8338
Site: www.mutandis.com.br

Design Thinking como ferramenta para geração de soluções inovadoras
Data: 11 de junho de 2015
Horário: das 19h às 21h
Entrada: Gratuita
Endereço: Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá | Rua Visconde do Rio Branco, s/n – São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro
Proposto por: Pictorama Design Contato: (21) 3062.1182 | WhatsApp : (21) 9 8690.5656 | Skype: pictorama
Site: www.pictorama.com.br/design-thinking-bienal

Palestra: Design colaborativo e inovação aberta
Data: 17 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa / Fab Lab Cuiabá
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa

Palestra: Design colaborativo e inovação aberta
Data: 17 de junho de 2015  Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Dona Ada Vieira, 87 – Casa Forte, Recife, Pernambuco
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Recife
Contato: (81) 9609.2551
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablarecife

Palestra: Open Design
Data: 17 de junho de 2015  Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: CLN 305, Bloco B, Subsolo – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal Proposto por: Fab Lab Brasília
Contato: (61) 3034.7073 | contato@brasiliafablab.com.br
Site: www.fablabbrasil.org | www.fablabbrasilia.com.br

Astronomia e Físico vão à escola e à comunidade
Datas: 1º momento: 20 de junho, das 9h às 13h | 2º momento: De 15 de junho de 2015 a 28 de junho de 2015, das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: 1º momento – Oficina do Aprendiz: Rodovia SC-405,1120 – Campeche, Florianópolis | 2º momento – Floripa Shopping: Rodovia SC-401, 3116 – Saco Grande, Florianópolis
Proposto por: Oficina do Aprendiz em parceria com CNPq, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Planetário da UFSC, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3237.3429
Site: www.oficinadoaprendiz.com.br

Pensamento visual: criando histórias e expressando ideias
Data: 22 de junho 2015
Horário: Das 18h às 21h
Entrada: R$ 50,00
Endereço: Centro de Inovação Primavera | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), Km4 – Bairro Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: WeGov
Contato: (48) 8848.9972
Site: www.wegov.net.br

Semana das profissões de Design & Tecnologia na Imagine School
Data: De 22 a 26 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 às 21h30 (de segunda à sexta)
Entrada: 1Kg de alimento não perecível
Endereço: Rua Miguel Daux, 129 – Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Imagine School
Contato: (48) 3223.5769 | (48) 3223.8956
Site: www.imagineschool.com.br

Palestra: Fabricação digital e cultura maker, a nova revolução industrial
Data: 27 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa

Beach Brand Night
Data: 4 de julho de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: CSC – Centro Social da Cerveja | Av. César Seara, 19 – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: FOCA
Contato: (41) 9853.9692
Site: www.facebook.com/beachbrandnight

Gestão de Design na hotelaria com foco na acessibilidade
Data: 6 de julho  de 2015  Horário: 08h30 às 12h
Entrada: Gratuita. Inscrições através do formulário: www.featuresdesign.typeform.com/to/FwOVvR
Endereço: Hotel Bombinhas Summer Beach – Rua Albatroz, 270 – Bombinhas, Santa Catarina
Proposto por: Michela França
Contato: (48) 8436.4114 | contato@features.com.br
Site: www.designhoteleiro.com.brwww.facebook.com/FeaturesDesign

Mesas Redondas / Bate Papos

Os rumos da Animação em Santa Catarina: Indústria e Inovação

Data: 20 de maio de 2015
Horário: Das 18h30 às 22h
Entrada: Gratuita. Vagas limitadas
Endereço: SENAI Florianópolis – Auditório | Rodovia José Carlos Daux (SC-401), 3730 – Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3239.5800
Site: sc.senai.br

Fab Cities: Por cidades mais inovadoras
Data: 19 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Parque Tecnológico Alfa – Rodovia José Carlos Daux (SC-401), Km 01 – João Paulo, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org | www.facebook.com/fablabfloripa

Fab Jam Brasil
Data: 20 de junho de 2015
Horário: Das 19h30 às 22h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina. E simultaneamente nos demais Fab Labs da rede nacional (ver: www.fablabbrasil.org/quem-faz)
Proposto por: Fab Lab Brasil
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.fablabbrasil.org

OBA! É Open
Datas: 30 de junho de 2015 e 2 de julho de 2015
Horário: 30/06 às 18h30 | 02/07 das 16h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: 30/06: Auditório Henrique Fontes | Rua Roberto Sampaio Gonzaga, Prédio B do Centro de Comunicação e Expressão – Universidade Federal de Santa Catarina – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina
02/07: Centro de Artes (CEART) – Universidade do Estado de Santa Catarina | Avenida Madre Benvenutta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina.
Proposto por: Inventório – Empresa Júnior de Design e Moda da UDESC e Uipi – Empresa Júnior de Design da UFSC
Contato: (48) 3321.8374 | (48) 9613.5124 | obaeopen@gmail.com

Intervenções

Novos Olhares

Data: De 15 de maio de 2015 a 12 de julho de 2015
Entrada: Gratuita
Endereço: Faculdade de tecnologia Nova Palhoça | Avenida Geral do Rio Grande, s/n – Loteamento Nova Palhoça Centro, Palhoça, Santa Catarina
Proposto por: Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP) | Marisete Machado Colbeich
Contato: (48) 9924.9993 | (48) 3245.5001
Site: www.faculdadefatenp.com.br

Design for Dialogue
Período: De 28 de maio de 2015 a 12 de julho de 2015
Horário: Horário sujeito a cada local
Entrada: Gratuita
Endereço: O Circuito de Intervenções tem como ponto de partida a UFSC – Centro de Comunicação e Expressão | Rua Roberto Sampaio Gonzaga – Trindade, Florianópolis, Santa Catarina. Para ver todos os pontos, consultar www.nasportas.strikingly.com
Proposto por: Conga Comunicação
Contato: (47) 9729.3877
Site: www.nasportas.strikingly.com

Feito por nós – Brasilidade
Data: 30 de maio de 2015
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Endereço: Food Truck Parking Lot | Rua Henrique Veras do Nascimento – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: IN YOUNG – Arte em Mandala e Kathavento Presentes e Decorações
Contato: (48) 3338.1010
Site: www.kathavento.com.br

Live painting – Mandalas Criativas
Data: 30 de maio de 2015
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Endereço: Food Truck Parking Lot | Rua Henrique Veras do Nascimento – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: IN YOUNG – Arte em Mandala e Kathavento Presentes e Decorações
Contato: (48) 3338.1010
Site: www.inyoung.com.br | www.facebook.com/inyoung.design

Play the Call – Intervenção urbana no Parque da luz
Data: 15 e 16 de junho de 2015
Horário: Das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Endereço: Meeting point e apresentação do projecto no CAIS – Centro de Apoio à Inovação Social | Rua Lacerda Coutinho, 100 – Florianópolis, Santa Catarina Proposto por: Play the Call
Contato: (11) 99602.8857
Site: www.playthecall.com.br

Lançamentos

Lançamento do Livro “Ilustração e Artes Gráficas”

Data: 15 de maio de 2015
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Livraria Saraiva – Beiramar Shopping Center | Rua Bocaiúva, 2468 – Centro, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Editora Blucher
Site: www.blucher.com.br/livro/detalhes/ilustracao-e-artes-graficas-658

MMM404 – Meu Móvel de Madeira 404
Período: De 16 de maio de 2015 a 15 de julho de 2015
Horário: De segunda a sexta das 10h às 22h, e aos sábados das 09h às 16h.
Entrada: Gratuita
Endereço: UNIVALI Campus Florianópolis – Business Decor | Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 5025, Bairro Saco Grande, Florianópolis – Santa Catarina
Proposto por: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Contato: (47) 3203.4500 | 0800.645.9009
Site: www.meumoveldemadeira.com.br/mmm-404

Lançamento – 3º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva
Data: 22 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Auditório do Plenarinho – Palácio Barriga Verde | Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 – Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: Instituto Social Nação Brasil
Contato: (48) 3221-2500 | (48) 9992.9209 | (48) 8443.5853
Site: www.facebook.com/scmodainclusiva

Lançamento Revista E-tech
Data: 15 de junho de 2015
Horário: 18h
Distribuição: Gratuita
Proposto por: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC)
Contato: (48) 3332.3173
Site: revista.ctai.senai.br

Original Kids – Lançamento de Coleção
Data: 3 de julho de 2015
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Endereço: O Sítio – Arte Educação Coworking | Rua Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, Santa Catarina
Proposto por: O Sítio – Arte Educação Coworking / Original Kids
Contato: (48) 9605.3939
Site: www.facebook.com/originalkids

Sessões de Filmes

Mostra CineDesign
Período: De 14 a 17 de maio de 2015
Horário: das 18h30 às 20h30
Entrada: Gratuita
Endereço: Centro Integrado de Cultura (CIC) – Sala de Cinema | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis, Santa Catarina
Contato: (21) 9 6905.5415
Site: www.cinedesign.com.br

Exibição do Filme “Maker Movement”
Data: 23 de junho de 2015
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Lacerda Coutinho, 100 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina (Próximo ao banco Safra)
Proposto por: Fab Lab Brasil / Fab Lab Floripa
Contato: (48) 9135.6956
Site: www.facebook.com/fablabfloripa | www.makerthemovie.com

Eventos Online

GGBrasil – Descontos Participantes
Período: De 15 de maio de 2015 a 12 de julho de 2015
Proposto por: Editora Gustavo Gili Brasil
Contato: (11) 3611.2443
Código de 20% de desconto: GGBBDSN15
Site: www.ggili.com.br

#designpara
Período: De 15 de maio de 2015 a 12 de julho de 2015
Proposto por: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Contato: (48) 3221.0592
Site: www.facebook.com/designpara

Concursos

“Design para todos” em cartaz – 1º Concurso de design para Estudantes
De 15 de maio de 2015 a 12 de julho de 2015
Proposto por: Projetar.org
Inscrições: R$ 80,00 (valor da inscrição por equipe de até 3 pessoas)
Contato: (45) 3037-4369 | contato@projetar.org
Site: www.projetar.org

Para saber mais sobre a Bienal acesse: http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/bienal

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar