Conheça os mascotes da Rio 2016 e de outras cidades sedes

Postado em: 15 / 12 / 2014

Mscotes Olímpiico  e Paralímpico dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016

Maria Edicy Moreira

Os mascotes da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, Vinícius e Tom, respectivamente, são a cara do Brasil com sua ampla miscigenação racial e fauna e flora repletas de diversidades.

PS.: O certo seria falar sempre “as mascotes”, no feminino, mas como ninguém fala assim, vamos chamá-los no masculino/feminino, os(a) mascotes de acordo com cada situação.

Os animadores Luciana Eguti e Paulo Muppet, sócios e fundadores da Birdo, lideraram uma equipe multidisciplinar que, assim como os mascotes criados por eles para a Rio 2016, também chamou a atenção pela diversidade. Reuniu profissionais de perfis e origens distintos: do designer ao animador, do artista plástico ao cineasta, do publicitário ao músico, do ator ao diretor.

Dessa conjunção de ideias de uma equipe multidisciplinar nasceram os mascotes: O Olímpico, que reúne elementos dos felinos, primatas e aves brasileiras, representando a diversidade dos animais em nosso país; e o Paralímpico que segue o mesmo conceito, mas desta vez em relação às plantas, com características de várias espécies da vegetação brasileira.

“O Brasil tem uma fauna e uma flora tão ricas que seria impossível escolher uma única espécie para representá-las”, disse Luciana. Segundo ela, assim, como o Brasil e o povo brasileiro, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016 são representantes de uma grande mistura cultural, nascida de um fantástico caldeirão de cores e energia positiva.

Conheça as origens e propostas dos mascotes olímpicos concebidos para os Jogos Rio 2016

Nomes dos mascotes da Rio 2016

Os mascotes da Rio 2016 tiveram seus nomes “Vinícius e Tom” anunciados ontem (14/12/2014) pelo programa Fantástico da TV Globo. Os nomes “Vinícios e Tom” são uma homenagem aos músicos Vinícius de Moraes  e Tom Jobim e foram escolhidos por meio de uma votação popular organizada pelo COB que apresentou três alternativas de nomes para cada mascote: Oba e  Eba; Tiba Tuque e Esquindim ou Vinícius e Tom. A votação popular foi feita pelo site da Olimpíada http://www.rio2016.com/mascotes/#!vote


Conheça os mascotes mais famosos

Veja como foi a visita dos mascotes olímpicos ao Rio de Janeiro para ver os mascotes da Rio 2016

Waldi – O primeiro mascote Olímpico foi criado na festa de Natal da equipe do comitê organizador dos Jogos Munique 1972 (COI). O cão multicolorido, Waldi, foi criado para promover os Jogos Munique 1972. Ele era um dachshund, raça popular na região da Bavária, Alemanha, conhecida por sua resistência e agilidade. Waldi foi criado pela equipe do comitê organizador durante sua festa de Natal, em 1969, quando os funcionários receberam giz de cera e massa de modelar para que desenvolvessem ideias. o cão ficou tão popular que o circuito de maratona foi concebido para ter a sua forma. Além disso, Waldi lançou uma tendência, muitos outros mascotes de Olimpíadas posteriores foram inspirados em animais emblemáticos do país anfitrião.

Amik -  O castor Amik foi o símbolo dos Jogos de Montreal em 1976. O animal é conhecido por sua paciência e trabalho duro, e por isso, tem lugar cativo na cultura canadense.

O Misha tocou o público e ate derramou uma lágrima

com O Misha tocou o público e até derramou uma lágrima

Misha – O ursinho Misha é um dos mais famosos e carismáticos mascotes. Mikhail Potapych Toptygin (Misha para os íntimos) nasceu nas terras geladas da Moscou e   sua simpatia e fofura, características típicas dos ursos, conquistaram o mundo. Os ursos são animais muito comuns na Rússia e fazem parte da cultura do país.

O animal foi escolhido para ser mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 por meio de uma pesquisa realizada pela TV e por um jornal esportivo. Cerca de 45.000 russos escreveram cartas com sugestões para a escolha do mascote.

Antes dos Jogos de Moscou, em 1978, Misha visitou a estação espacial Salyut 6 em um foguete. Ele parece ter gostado da experiência, pois após sua despedida emocionada na cerimônia de encerramento dos Jogos em 1980, quando chegou a derramar uma lágrima, voltou para a estratosfera levado por balões. Assim conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e entrou para a lista dos mascotes que mais marcaram a história da Olimpíada.

Esquilos - O casal de esquilos representou os primeiros mascotes criados para a Paralimpíada. Eles não tinham nome e foram criados na Holanda para serem os  mascotes Paralímpicos em 1980. O casal representava os Jogos de Arnhem e foi o resultado de um concurso de rádio em que os ouvintes foram convidados a enviar modelos feitos à mão.

Sam – Para os Jogos Los Angeles 1984 a ideia inicial era criar um mascote inspirado do urso, animal símbolo da Califórnia, mas foi abandonada devido à semelhança com o Misha de Moscou. Então optaram por criar um mascote inspirado na águia um dos mais emblemáticos animais dos Estados Unidos. Chamada Sam, a águia/mascote chamada foi concebida pela Walt Disney e, além de representar os Jogos Olímpicos, ganhou sua própria série de desenhos animados, criada pela Disney, em que era um detetive que solucionava mistérios usando a magia dos cinco anéis Olímpicos em seu chapéu.

Hodori - O mascote dos Jogos Olímpicos Seul 1988, foi um tigre – animal que aparece com frequência na arte e nas lendas coreanas, muitas vezes associado à bravura e à nobreza. Ele venceu a concorrência com um coelho, um esquilo e um casal de patos mandarins.

Cobi – O mascote de vanguarda dos Jogos Barcelona 1992 quebrou paradigmas. Ele era um cão pastor da região dos Pirineus com um nariz farejador lateral, projetado no estilo cubista por Javier Mariscal. Como a maioria das obras inovadoras, Cobi dividiu opiniões no início, mas depois conquistou o público e se tornou uma figura popular.

Conheça os diversos mascotes que foram criados a partir de 1980 quando foi lançado o Misha

Conheça os diversos mascotes criados para representar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

 

Izzy – O mascote dos Jogos de Atlanta  1996 foi o primeiro criado sem referência a um animal, a um objeto ou ao ser humano. Foi inspirado em um produto da tecnologia da informação. A figura azul abstrata – de olhos arregalados e pés grandes. Foi redesenhada após uma recepção duvidosa na cerimônia de abertura dos Jogos Barcelona em 1992.

Syd, Olly e Millie – Um ornitorrinco, uma kookaburra (ave australiana) e um tamanduá, simbolizando a água, o ar e a terra, representaram os Jogos de Sydney em 2000.

Athenà – Athená e seu irmão Phevos, foram os mascotes dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Seu nome é uma homenagem à Atena, deusa da sabedoria e protetora da capital grega. Com pés grandões e corpo em forma de sino, os mascotes foram inspirados nas esculturas de barro feitas na Grécia Antiga, chamadas daidalas.

Mascote Paralímpica de Pequim Fu Niu Lele 2008

Mascote Paralímpica de Pequim Fu Niu Lele

Fu Niu Lele -  Nos Jogos de Pequim 2008 a mascote dos Jogos Paralímpicos fez mais sucesso do que os cinco mascotes dos Jogos Olímpicos. A simpática vaquinha colorida foi criada pelo designer Wu GuanYing, que escolheu o animal por acreditar que as vacas são gentis e se conectam de forma especial com as pessoas que cuidam delas. Suas cores foram inspiradas nos tradicionais presentes do Ano Novo Chinês e seu nome significa boa sorte.

Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini – Os Jogos Olímpicos Pequim 2008 ganharam estes cinco mascotes, um para cada anel Olímpico. Todos os nomes têm sílabas repetidas, uma tradição chinesa de demonstrar carinho às crianças.

Wenlock e Mandeville – Wenlock (Jogos Olímpicos Londres 2012) e Mandeville (Jogos Paralímpicos Londres 2012) foram os mascotes mais tecnológicos da história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Foram criados a partir de duas gotas do aço usado na construção do Estádio Olímpico de Londres. Os olhos são uma câmera que filma tudo e a luz em suas cabeças simboliza os famosos táxis londrinos. Os nomes foram inspirados em cidades Inglesas cujos jogos inspiraram a criação dos Jogos Olímpicos modernos e os Jogos Paralímpicos. Much Wenlock é a cidade na qual aconteciam jogos que inspiraram o Barão Pierre de Coubertin a formar o conceito dos Jogos Olímpicos modernos em 1896. Stoke Mandeville é o nome da cidade e do hospital onde Dr. Ludwig Guttmann criou o precursor dos Jogos Paralímpicos, os Jogos de Stoke Mandeville que surgiram para ajudar na reabilitação de soldados vítimas da II Guerra.

Lista de mascotes (Fonte Wikipédia)

Edição

Mascote

Espécie

Designer

Significado

Grenoble 1968 Schuss Esquiador Mme Lafargue (mascote não-oficial)
Munique 1972 Waldi Cachorro Dachshund Otl Aicher Representa os atributos dos atletas: resistência, tenacidade e agilidade.
Innsbruck 1976 Schneemann Boneco de neve Representou os “Jogos da Simplicidade”
Montreal 1976 Amik Castor Um dos símbolos nacionais do Canadá
Lake Placid 1980 Roni Racum Donald Moss Sua face representa os chapéus e os óculos usados pelos competidores.
Moscou 1980 Misha Urso Victor Chizhikov Símbolo nacional da Russia.
Sarajevo 1984 Vu?ko Lobo Joze Trobec Simboliza o desejo dos humanos de ser amigos dos animais.
Los Angeles 1984 Sam Águia Robert Moore (The Walt Disney Company) Símbolo dos EUA.
Calgary 1988 Hidy e Howdy Dois ursos polares Sheila Scott Representam a hospitalidade do oeste canadense
Seul 1988 Hodori Tigre Hyun Kim Animal comum nas lendas sul-coreanas.
Albertville 1992 Magique Estrela de gelo Philippe Mairesse Substituiu a cabra “Chamois”;
Barcelona 1992 Cobi Um Pastor Catalão estilizado Javier Mariscal
Lillehammer 1994 Haakon e Kristin Duas crianças norueguesas Ambas vestem roupas tradicionais.
Atlanta 1996 Izzy Figura abstrata John Ryan Seu nome deriva de “Whatizit?” (“O que é isso?”, em inglês), por que nem os criadores sabem o que ele significa.
Nagano 1998 Sukki, Nokki, Lekki e Tsukki Quatro corujas Uma para cada ano entre dois Jogos Olímpicos.
Sydney 2000 Olly, Syd e Millie KookaburraOrnitorrinco e Equidna Matthew Hatton Olly representa o espírito de generosidade, Syd o meio-ambiente e a energia do povo da Austráliae Millie o novo milênio.
Salt Lake City 2002 Powder, Copper e Coal Lebre americanaCoiote e Urso-negro Landor/Publicis Representam o Lema Olímpico: “Citius, Altius, Fortius”
Atenas 2004 Athena e Phevos Bonecos antigos Spyros Gogos Duas crianças estilizadas como bonecos da Grécia Antiga.
Turim 2006 Neve e Gliz Bola de neve e cubo de gelo Pedro Albuquerque Gentileza, elegância e vivacidade.
Pequim 2008 Fuwa Peixepanda giganteChama Olímpicachiru e andorinha Han Meilin Seus nomes formam a frase “Beijing huan ying ni”, que significa “Pequim dá as boas-vindas a você”.
Vancouver 2010 Miga, Quatchi e Sumi Híbidro de urso e orcasasquatch e urso-negro Vicki Wong e Michael Murphy Mistura de animais da fauna da Colúmbia Britânica e criaturas mitológicas.
Londres 2012 Wenlock e Mandeville Gota de aço com câmera para os olhos. Batizado com o nome da aldeia de Much Wenlock e Stoke Mandeville, berço dos Jogos Paraolímpicos.
Rio de Janeiro 2016 A definir Híbrido de felino, macaco e ave; híbrido de plantas e árvores brasileiras Birdo Produções Explora a diversidade da fauna e flora brasileiras.

 

Olympic rings with white rims.svg Edições dos Jogos Olímpicos Olympic rings with white rims.svg
Olimpíadas de Verão
Olimpíadas de Inverno
Juventude de Verão
Juventude de Inverno

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar