Fabricantes mostram como impressão 3D é acessível a leigos

Postado em: 05 / 09 / 2014

Minha primeira impressão em  3D, criada no Tinkercad da Autodesk e impressa na Objet260 Connex

Minha primeira impressão em 3D, criada no Autodesk Tinkercad e impressa na Stratasys Objet260 Connex

Maria Edicy Moreira

A impressão em 3D está a cada dia mais acessível não apenas aos profissionais, mas também ao público leigo como esta jornalista que vos fala. Tenho escrito sobre impressão em 3D desde o início dos anos 1990 quando a tecnologia era restrita às indústrias e só podia ser decifrada por especialistas. Naqueles tempos não existiam as impressoras 3D para uso comercial tal como conhecemos hoje, que imitam o processo das impressoras de escritório utilizadas para imprimir em papel.

Acompanhei a evolução da tecnologia, inicialmente mais conhecida como “prototipagem rápida” uma vez que seu objetivo era acelerar a produção de protótipos, até então produzidos manualmente em gesso, argila, madeira e isopor, utilizando processos que consumiam até meses para finalizar um protótipo. Vi as impressoras 3D ganharem espaço entre os públicos leigo e profissional, inclusive nas indústrias.

Em fim nos últimos 20 anos escrevi e aprendi muito sobre as tecnologias de produção de modelos em 3D seja por intermédio dos equipamentos industriais, capazes de gerar até pequenos lotes de peças definitivas para aviões, automóveis, motos entre outros, seja por meio das impressoras 3D de uso pessoal ou industrial.

Não só escrevi sobre as tecnologias do setor como também acompanhei a produção dos modelos em 3D nos equipamentos indústrias e nas impressoras 3D de uso pessoal, mas meus conhecimentos eram apenas teóricos, só recentemente vivenciei minha primeira experiência prática com a impressão em 3D, desde a criação do modelo em CAD, e posso dizer que foi muito divertida. Quero mais!!!

A Autodesk, em parceria com a Stratasys e sua revenda Anacom, convidaram um grupo de jornalistas a vivenciar a impressão 3D na prática, por intermédio do workshop “Minha primeira impressão 3D”. Na ocasião, os porta-vozes das empresas falaram sobre a participação das referidas companhias na evolução das impressoras 3D e dos softwares usados para criar os modelos a serem impressos em 3D.

Henfil na companhia de seus personagens nordestinos com a Graúna em destaque

O cartunista e quadrinista Henfil na companhia de seus personagens nordestinos com a Graúna em destaque

Em seguida foi lançado aos jornalistas o desafio de criar um modelo em 3D no Tinkercad, um CAD da Autodesk voltado ao público leigo que tem acesso livre por meio da nuvem. Raul Arozi, especialista técnico da Autodesk, propôs a cada jornalista criar uma casa utilizando uma lição para iniciantes do Tinkercad que conta com símbolos básicos como esfera, retângulo, quadrado, cone etc. A criação seria enviada à Stratasys para impressão dos modelos em 3D que posteriormente seriam enviados aos autores dos respectivos projetos.

Apesar do curto espaço de tempo, criei a casa solicitada pelo instrutor Raul Arozi, mas desde o início meu desejo era criar a Graúna do cartunista, quadrinista, jornalista e escritor Henfil pela qual sou apaixonada. Minha relação afetiva com a personagem surgiu quando fiz meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo sobre o Henfil e seus personagens habitantes da caatinga como a irreverente Graúna, os antológicos fradinhos Baixim e Cumprido, o Bode Orelana, o Capitão Zeferino, Ubaldo entre outros.

Minha criação da Graúna para impressão em 3D não ficou exatamente como deveria porque tive de fazer o desenho em alguns minutos e nunca tinha visto o Tinkercad. Além disso, a Graúna original foi criada com traços livres e não com símbolos geométricos como esfera, cone e retângulo que encontrei no software.  Por isso, minha Graúna saiu com os pés para trás, o rabo um pouco diferente e não foi totalmente concluída. Porém, prometo que ainda vou criar uma Graúna mais próxima à do Henfil e imprimir em 3D novamente. Por enquanto apresento aqui a Graúna que a Stratasys imprimiu para mim na Objet260 Connex.

Conheça o Tinkercad

Página inicial do Tinkercad que começa com desenhos simples e vai aumentando a complexidade das lições

Página inicial do Tinkercad que começa com desenhos simples e vai aumentando a complexidade das lições

O software é uma ferramenta fácil de usar para a criação de projetos digitais prontos para ser impressos em 3D. Os usuários são orientados durante o processo de design 3D por meio de “lições”, que ensinam o básico antes de passar para técnicas de modelagem mais complexas.

A Tinkercad foi fundada por Kai Backman e Mikko Mononen em 2011, trazendo a primeira plataforma de design 3D baseado em navegador para as massas. Em junho de 2013 a Tinkercad foi adquirida pela Autodesk, juntando-se a família de softwares 123D de produtos para ajudar as indústrias, estudantes e pessoas leigas de todas as esferas da vida a tornar suas ideias realidade.

Conheça a Objet260 Connex

Impressora 3D Objet260 Connex da Stratasys opera com múltiplos materiais e pode ser usada no escritório

Impressora 3D Objet260 Connex da Stratasys opera com múltiplos materiais e pode ser usada no escritório

A Objet260 Connex, usada para imprimir os modelos criados pelos jornalistas, inclusive a minha Graúna, é um modelo compacto baseado na tecnologia de impressão 3D PolyJet ideal para designers e engenheiros que buscam destacar de forma efetiva e rápida os vários componentes e materiais existentes nos produtos ou componentes que criaram.

Usando a tecnologia de jateamento de múltiplos materiais simultâneos a Objet260 Connex trabalha com até 14 propriedades mecânicas de materiais diferentes na mesma peça impressa. Isso significa liberdade para selecionar até 51 materiais digitais com propriedades mecânicas, texturas e matizes para simular qualquer coisa, desde borracha e transparência até plásticos de engenharia.

A impressora combina a excepcional precisão da impressão por camadas em alta resolução (com 16 mícrons) e impressão de múltiplos materiais em uma bandeja com 260 x 260 x 200 mm (10,2 x 10,2 x 7,9 polegadas). Pequena o suficiente para ser colocada em qualquer canto do escritório, a Objet260 Connex é silenciosa e usa materiais fáceis de inserir fornecidos em cartuchos totalmente selados, parecidos com os das impressoras a jato de tinta.

Onde encontrar

O Tinkercad usa WebGL, um novo padrão web 3D, e está disponível gratuitamente na nuvem. Para se cadastrar e usá-lo basta acessar o link: https://tinkercad.com

Para saber mais sobre outros produtos da Autodesk acesse: www.autodesk.com.br

Para saber mais sobre as impressoras da Stratasys acesse: http://www.stratasys.com/br/impressoras-3d

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar