HP lança impressoras para atender ao setor de embalagens

Postado em: 04 / 08 / 2014

 

Veja no vídeo acima as principais funções e aplicações da  Indigo WS6800 para rótulos de embalagens

Maria Edicy Moreira

O crescimento acelerado das comunicações via Internet, que a cada dia faz com que mais e mais livros, revistas, jornais, peças promocionais, entre outras criações gráficas, que antes eram distribuídas no formato impresso, agora cheguem ao seu público no formato digital, reduziu drasticamente a demanda pelos serviços das gráficas tanto as que trabalham com as tradicionais impressoras offset quanto com impressoras digitais, que permitem trabalhar com impressões variadas ou sob demanda.

Essa conversão acelerada da comunicação impressa em comunicação digital deixou o setor gráfico em alerta e algumas empesas como a HP, fabricante de impressoras para impressão sob demanda, estão diversificando suas linhas impressoras e serviços para atender novos segmentos de mercado e não serem mais uma vítima da obsolescência tecnológica que destruiu, por exemplo, o mercado dos long plays em prol dos CD e DVDs.

Antes focada nas impressões sob demanda de livros, revistas e material promocional, a HP percebeu que era preciso buscar novos mercados e passou a investir no desenvolvimento de impressoras voltadas ao segmento de embalagens que, ao contrário dos livros, revistas e materiais promocionais estão em franca expansão. A profusão de variações dentro de uma mesma linha de produto, principalmente nos segmentos de beleza, cuidados pessoais, limpeza e alimentos, faz com que o mercado de embalagens seja um dos mais dinâmicos no que se refere à impressão sob demanda.

Fernando Alperowitch: As novas impressoras HP Indigo estão mais competitivas

Fernando Alperowitch: As novas impressoras HP Indigo estão mais competitivas

Uma mesma marca de shampoo e condicionador, por exemplo, pode ter quatro ou cinco variações (shampoo para cabelos cacheados, para cabelos lisos, para restauração, para cabelos com química etc.) e isso demanda a impressão de embalagens diferenciadas para cada uma dessas variações fazendo com que o segmento de embalagens seja a menina dos olhos dos fabricantes de impressoras e das gráficas que trabalham com impressão sob demanda.

Afinal ainda não é possível enviar um shampoo ou um sorvete pela Internet e, diante da grande disputa por um lugar ao sol nos pontos de vendas, os produtos precisam embalagens diferenciadas para se destacar frente à concorrência. É aí que entram os fabricantes de impressoras e as gráficas que trabalham com impressão sob demanda.

A HP começou focando suas impressoras Indigo nos segmentos de impressão de livros, revistas, materiais promocionais entre outros, mas percebeu que precisava mudar sua rota e viu no mercado de embalagens um filão a ser explorado. Depois de muita pesquisa e alguns milhões de dólares a empresa lançou suas primeiras impressoras voltadas ao segmento de embalagens: HP Indigo WS6600 Digital Press e HP Indigo WS4600 Digital Press, entre outras.

Em 2013 lançou as impressoras HP Indigo 20000 e HP Indigo 30000 e, em julho de 2014, anunciou dois novos modelos, HP Indigo WS 6800 e HP Indigo 7800, para reforçar sua estratégia voltada ao setor de embalagens. Estes dois últimos lançamentos ganharam tecnologias que garantem mais versatilidade em termos de impressão e aplicações, além de mais eficiência e produtividade. “Nossos clientes estão sempre buscando novas maneiras de aumentar a produtividade e diversificar as aplicações para poder entregar mais valor aos clientes finais”, disse Alon Bar-Shany, vice-presidente e gerente geral da divisão de impressoras digitais Indigo da HP.

Rótulos impressos nas impressoras HP Indigo

Embalagens e rótulos impressos nas diversas impressoras Indigo da HP

É exatamente esses atributos que as novas impressoras Indigo WS 6800 e Indigo 7800 trazem ao setor gráfico, mais produtividade, gerenciamento simplificado de cores e novos recursos para impressões diferenciadas. A meta da HP com os novos modelos é consolidar ainda mais o mercado das impressoras séries Indigo  7000 e Indigo WS 6000, que já têm mais de 2 mil instalações.

Fernando Alperowitch, diretor de negócios da área de impressoras da HP para a América Latina, disse que há aproximadamente 10 anos a linha de impressoras digitais HP Indigo já oferecia qualidade de impressão e flexibilidade de substratos capazes de competir com as impressoras tradicionais como offset, flexografia, entre outras, mas perdia em custos e na limitação de tamanho dos impressos.

As impressoras permitiam imprimir peças promocionais com a qualidade exigida pelas agências de publicidade, entre outros clientes, mas esbarravam no formato de impressão (até A3 plus), considerado pequeno para atender certas demandas como a impressão de sobrecapas de livros, além disso o formato A3 plus tornava a impressão de etiquetas para embalagens cara e impedia às gráficas de competir nesse mercado. Então a HP investiu em pesquisa até chegar às novas impressoras que lhe permitiram superar essas barreiras como as Indigo 7800, Indigo WS6800, que estão chegando ao mercado. Os novos modelos tiveram seu formato de impressão aumentado em relação aos anteriores.

Veja a seguir mais detalhes sobre as impressoras HP Indigo:

HP Indigo WS6800

Impressora Indigo WS6800 permite HP conquistar novos clientes no setor de embalagens

Indigo WS6800 permitiu à HP reduzir custos de impressão e conquistar  clientes no setor de embalagens

Segundo Alperowitch, a Indigo WS6800 representa a terceira geração das impressoras digitais HP Indigo série WS6000 e traz como principais destaques a produtividade e a versatilidade no gerenciamento avançado de cores. Além disso, entrega o mais alto ponto de cruzamento do setor em produção com bobina estreita versus impressora analógica, atendendo à maioria das demandas por impressão de etiquetas sensíveis à pressão.

A largura de quadro expandida, aumentando de 317 mm para 320 mm em relação ao modelo anterior, permite à Indigo WS6800 usar mídias mais largas reduzindo custos de impressão, tendo em vista que imprime mais peças de uma só vez. Além disso, os conversores de etiqueta poderão produzir até 40 metros lineares por minuto em cores, no modo de maior produtividade (EPM).

Com um novo espectrofotômetro em linha a impressora ajuda os clientes a atingir novos níveis de produtividade reduzindo em até 75% o tempo gasto com a preparação de perfis de cores e correspondência de cores PANTONE. Usando controle de ciclo fechado, o espectrofotômetro elimina a necessidade de calibrações e ajustes manuais de cores.

Com a tecnologia HP Indigo ElectroInk White de alto deslizamento, a Indigo WS6800 ganhou eficiência na conversão de luvas retráteis reduzindo o tempo gasto com produção dessas luvas que agora passa a ser feita com uma única passagem. A tecnologia HP Indigo ElectroInk Silver permite à impressora imprimir etiquetas com uma aparência metálica semelhante ao efeito produzido com tintas UV flexo silver e pode ser usada como cor pontual ou de base em uma grande variedade de aplicações de etiquetas, incluindo pintura automotiva, produtos químicos domésticos, nutracêuticos e refrigerantes.

A HP Indigo WS6800 é compatível ainda com HP SmartStream Labels and Packaging Workflow Suite 4.1, da Esko. Esse conjunto de fluxo de trabalho oferece total controle da repetição consistente e ferramentas avançadas de tomada de decisão ajudando a selecionar trabalhos adequados para EPM. Uma nova tela de alta definição de 223 linhas por polegada (LPI) abre mais espaço na gama de cores. 

HP Indigo 7800

Veja no vídeo acima as funcionalidades da Indigo 7800, que imprime diretamente até em plásticos

A impressora digital HP Indigo 7800, alimentada por folhas, oferece aos provedores de serviço de impressão (PSPs) uma grande variedade de novos recursos, incluindo a habilidade para imprimir diretamente em substratos sintéticos e cartões plásticos, além de uma nova experiência no gerenciamento de cores com um espectrofotômetro em linha que elimina a necessidade de manipulações manuais de cores.

Esses recursos ajudam a garantir a melhor correspondência possível para provas impressas como uniformidade de cor dentro de uma página e consistência de cores entre impressoras. Também o espectrofotômetro simplifica a certificações de padrões de cores, como GRACoL e FOGRA.

O novo modelo é compatível com a tecnologia HP Indigo ElectroInk Digital Matte que permite criar efeitos de revestimento de ponto em substratos brilhantes, além de outras tintas especiais, incluindo HP Indigo ElectroInk vermelho invisível e preto claro.

O equipamento permite aplicar efeitos especiais exclusivos como impressão em relevo, efeitos texturizados e marcas d’água digitais. Com um recurso de automação inteligente, a HP Indigo 7800 permite trabalhar com impressões em sequência otimizada de acordo com o tamanho do trabalho, mídia, tipos de imagem e prioridade do trabalho.

Além disso, a HP Indigo 7800 vem equipada com o HP SmartStream Production Pro Print Server Versão 5, o front end digital (DFE) mais rápido do mercado, recurso que aumenta em 30% o desempenho da impressora durante o processamento de imagem raster (RIP).

A tecnologia HP Indigo Direct2Finish, uma plataforma para soluções de acabamento nearline automatizada e simplificada, permite o envio automático de instruções precisas de job definition format (JDF) para os dispositivos de acabamento líderes do mercado, reduzindo o tempo de finalização e entrega, além das chances de desperdício e erro humano. 

HP Indigo 30000

Veja no vídeo acima as funcionalidades da Indigo 30000, que imprime embalagens dobráveis

A HP Indigo 30000 é a primeira impressora Indigo projetada especialmente para embalagens dobráveis. O formato de 75 cm (29″) aumenta a produtividade e se ajusta perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes. Alimentada por folha a impressora foi projetada para impressão sem esquecer do ambiente

HP Indigo 20000

Indigo 20000 imprime embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos termoencolhíveis em filme ou papel

Indigo 20000 imprime embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos termoencolhíveis em filme ou papel

A impressora digital HP Indigo 20000 fornece liberdade e flexibilidade para praticamente qualquer aplicação na área embalagem, incluindo embalagens flexíveis, etiquetas e rótulos termoencolhíveis em filme ou papel. Compatível com mídias com espessura entre 10 mícrons e 250 mícrons, a impressora digital opera com bobina de 76 cm (30″) de largura para produção de etiquetas e embalagens flexíveis. Imprime até 42 m/min no modo cores. 

Disponibilidade

As impressoras HP Indigo 7800 e HP Indigo WS6800 estarão disponíveis no Brasil para compra a partir de setembro de 2014.  As atualizações opcionais dos equipamentos devem estar disponíveis no início de 2015.

Para mais informações acesse: http://www.hp.com/go/indigo

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar