MCB escolhe cena de guerra para divulgar Prêmio Design

Postado em: 01 / 06 / 2014

Cartaz vencedor, criado por Vicente Pessoa, será impresso e distribuído em todo o país

Cartaz vencedor, criado por Vicente Pessoa, será impresso e distribuído em todo o país

Maria Edicy Moreira

O MCB (Museu da Casa Brasileira) anunciou o vencedor do concurso realizado para eleger o cartaz que será utilizado para divulgar o 28º Prêmio Design organizado pela instituição. Devido à excessiva liberdade de criação proposta pelo concurso os julgadores, Guto Lacaz, Giorgio Giorgi, Gustavo Piqueira (coordenação), Iatã Cannabrava, Maria Eugênia, Paulo von Poser e Rafic Farah tiveram de vencer o desafio de selecionar entre 657 trabalhos heterogêneos e de baixíssima qualidade  o cartaz vencedor e os finalistas que irão participar da mostra paralela à exposição do 28º Prêmio Design do MCB, que será inaugurada em novembro 2014, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

O cartaz vencedor foi concebido pelo mineiro de Belo Horizonte, Vicente Pessoa que, para fugir das triviais variações com o número da edição do Prêmio Design MCB, que em 2014 é a  28ª, optou por apresentar uma cena de guerra. Seu cartaz norteará toda a comunicação visual do 28º Prêmio Design, cujas inscrições para a eleição dos produtos e trabalhos escritos serão abertas em julho de 2014. O cartaz vencedor será impresso e distribuído em todo o país e seu autor receberá o prêmio de R$ 3 mil e um contrato de R$ 5 mil para criar outras peças gráficas para divulgar o 28º Prêmio Design.

Na visão do júri: “O cartaz vencedor possui inegável excelência gráfica e possibilita desdobramentos interessantíssimos para as demais peças que comporão a identidade visual do 28º Prêmio Design MCB”. O júri levou em conta também a abordagem original do tema, pois Vicente não se furta a tomar uma posição e, com isso, reafirma o cartaz como veículo transmissor de ideias, não apenas de informações. “O cartaz é, portanto, provocador. Provocador de discussões, de reações e leituras das mais diversas. Uma peça contemporânea – na temática e na execução – que se contrapõe, com vigor, à prática de um designer gráfico inofensivo”, conclui o júri.

Conheça os sete cartazes finalistas que participação da mostra paralela à exposição do Prêmio Design MCB

Conheça os sete cartazes finalistas que participação da mostra paralela à exposição do Prêmio Design

Ou seja, das 657 peças inscritas em 2014, a maioria esmagadora limitou-se a propor ensaios tipográficos com o número 28 e, de acordo com o júri, ainda que tal solução viesse se tornando regra nas últimas edições do prêmio, o júri a considerou como uma alternativa das menos interessantes, frente às inúmeras possibilidades – tanto de reflexão quanto de execução – que o desenvolvimento de um cartaz como esse propicia. “Não que um cartaz exclusivamente tipográfico seja um problema em si. Não é. Mas torná-lo hegemônico, sim. E um problema dos grandes. Por isso, a seleção dos finalistas optou por privilegiar a pluralidade – de linguagens e de ideias”, afirma o júri.

Cartazes pífios

Não sei se é pela ampla liberdade de criação proposta pelo MCB para a criação do cartaz que irá divulgar seu Prêmio Design , dando a impressão de querer dizer aos competidores “Criem qualquer coisa”, ou se está simplesmente faltando criatividade entre os profissionais que inscrevem seus trabalhos no concurso.

 A verdade é que, apesar do grande número de inscrições (657 em 2014) e do alto gabarito dos jurados, o que se tem visto nos últimos anos no concurso do cartaz do Prêmio Design MCB, inclusive os eleitos em 2014, é a escolha de cartazes nada surpreendentes, peças que não provocam impacto pela beleza, pela comunicação ou pela criatividade.

Também fico em dúvida quanto ao vencedor de 2014. Em um tempo em que necessitamos tanto de paz o cartaz eleito apresenta uma cena de guerra. Será que essa criatividade merece ser premiada?? A justificativa do júri é que o cartaz provocará debate, mas será que em vez da guerra, não seria melhor debater sobre a paz?  Ao que parece a mensagem do júri seria: “Vamos provocar debate e lavamos as mãos. Não importa o tipo de debate.”

Conclusão, tanto o cartaz vencedor quanto os finalistas escolhidos em 2014 e nos anos anteriores são cartazes comuns, para não dizer pífios, sem nada que chame realmente a atenção. Talvez, se o MCB especificasse mais sobre o tipo de cartaz que gostaria de receber, pudesse elevar a qualidade dos cartazes eleitos. Não quero dizer que esta seria a solução, mas seria muito bom se o MCB fizesse alguma coisa para que os cartazes inscritos na competição não formassem apenas um grande amontoado de cartazes comuns, o concurso  já provou que quantidade não quer dizer qualidade.

 

VEJA AS DATAS DO 28º PRÊMIO DESIGN MCB

Período de inscrição: 21/7/2014 a 18/8/2014

Premiação: 27/11/2014

Exposição: a partir de 27/11/2014

Encontro com o júri: 28/11/2014

Encontro com os premiados: 21/02/15

INSCRIÇÕES

Para mais informações sobre as inscrições no 28º Prêmio Design MCB acesse: www.mcb.org.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar