Globo desfila novas marcas, novos estúdios e muita tecnologia

Postado em: 01 / 05 / 2014

Veja no vídeo acima a evolução da marca da Globo desde o primeiro design em 1965 até 2014

Maria Edicy Moreira

A Rede Globo começou 2014 com uma das mais significativas repaginadas em sua marca principal, conhecida também como a marca do plim, plim, que representa a empresa, e de vários programas como Fantástico, Caldeirão do Huck, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Globo Rural, entre outros, que além das marcas, tiveram suas vinhetas de abertura e estúdios redesenhados.

Vamos começar pelas mudanças na marca da Rede Globo, que desde 1965 até 2014 passou por várias mudanças, saindo da marca em preto e branco com cara de cata-vento, apresentada em 1965, até a sua mais nova versão, apresentada em abril de 2014 com o globo branco e as cores do arco-íris em seu interior. A ideia de usar o globo da Terra para simbolizar a marca começou em 1970 quando a marca foi apresentada ainda em preto e branco na forma de um globo com o desenho simplificado. Em 1974 a marca foi redesenhada ainda em preto e branco e, além de alguns anéis saindo do globo, ganhou o nome Rede Globo.

O grande salto da marca aconteceu em 1975, quando o até então desconhecido designer Hans Donner, nascido em Wuppertal, Alemanha, em 31 de julho de 1948, desembarcou no Brasil e, depois de conversar com a direção da Rede Globo, teve um momento mágico de inspiração e, na falta de um papel mais apropriado ou um computador, desenhou o globo em terceira dimensão em um guardanapo de papel. Ali no guardanapo de papel estava lançada a pedra fundamental da nova identidade visual da Rede Globo que até hoje, 39 anos depois, continua sendo redesenhada por Hans Donner e está mais viva do que nunca.

Naturalizado brasileiro, Hans Donner se tornou o mago do design para a televisão com reconhecimento internacional e, além de continuar cuidando da marca principal da Rede Globo até hoje , criou dezenas de vinhetas de abertura de programas de entretenimento e jornalismo como  Viva o Gordo, TV Colosso, Xou da Xuxa, TV Xuxa, TV Pirata,  Zorra Total, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico e Sai de Baixo. Também expressou sua criatividade nas marcas e vinhetas de abertura de dezenas de novelas como  Ti Ti Ti, Deus nos Acuda, Tieta, Rainha da Sucata,  O Dono do Mundo, Selva de Pedra, Anjo Mau, Mulheres de Areia, Roque Santeiro, Vale Tudo, Insensato Coração e muitas outras.

A marca da Globo, a única marca sonora com seu plim, plim, já foi redesenhada por Hans Donner oito vezes e evoluiu de acordo com seu tempo. Entre 1988 e 2008 ganhou tons cinza platinados e a vinheta de apresentação da marca explorava as cores do arco-íris nas mais diversas composições, explicitando bem os efeitos da computação gráfica. Nos anos 1990 e início dos anos 2000 a computação gráfica estava se consolidando e os efeitos especiais tinham que ficar bem explícitos, ao contrário de hoje quando os melhores efeitos especiais são os que passam despercebidos. E a marca da Globo acompanhou essa evolução.

Veja nas imagens acima a evolução da marca da Globo desde 1965 até a mais recente lançada em abril de 2014

Veja nas imagens acima a evolução da marca da Globo desde 1965 até a mais recente lançada em 2014

Em 2014 o globo aparece branquinho, sem o cinza metálico que acompanhou a marca desde 1988 até o início de 2014. As cores do arco-íris no interior do globo aparecem em traços limpos, cores vivas e em movimento, para representar uma empresa em sintonia com a sociedade e com o seu tempo. A esfera em terceira dimensão se transformou ao longo dos anos e refletiu vários momentos da empresa e do país como: a TV em cores, a expansão até chegar a 98,6% dos lares brasileiros e à TV digital acessada pelo smartphones, tablets e pela televisão HD.

Donner começou a redesenhar a atual marca, apresentada em abril de 2014, em 2013. Ele optou pela predominância do branco que para ele é síntese da pluralidade que sempre esteve presente na tela da Globo. “O branco é a soma de todas as cores e a que melhor representa uma emissora de televisão que busca o tempo todo mostrar o Brasil e a sua diversidade. É um desafio traduzir isso em design, mas o que a gente quer mostrar é uma marca que está viva e pulsa como os brasileiros, explica o designer.

Apresentada no dia 6 de abril de 2014, no Fantástico, a nova marca aparecerá nas vinhetas, programas e no tradicional plim plim nos intervalos de filmes, por exemplo. Também será exibida em todos os ambientes da Globo, papelaria, fachadas, crachás, carros, uniformes, entre outros.

Com a nova marca a Globo mostra que  está atenta ao mundo à sua volta e aos avanços tecnológicos e transformações que impactam a vida social, cultural e econômica dos telescpetadores. Em 2013, a emissora revisou sua estrutura organizacional e vem fazendo ajustes na produção de conteúdo, na programação, na gestão e na comunicação. Vem apostando na criatividade e na diversificação de gêneros, formatos e linguagens no entretenimento, no jornalismo e no esporte. Agora essa evolução chega à marca.

“A renovação é uma característica da Globo que vem evoluindo e encontrando maneiras sempre inovadoras de reforçar seu compromisso com o público e sua vocação de informar, divertir e contribuir para a educação. Estamos todos mobilizados para preparar a TV para o futuro e a nova marca retrata a nossa inquietação”, disse o diretor geral, Carlos Henrique Schroeder.

O diretor de comunicação, Sergio Valente, que ao lado de Hans Donner, conduziu os estudos da nova marca traduz a proposta da nova identidade visual em uma frase: “estar em movimento é o combustível da Globo”. Segundo ele, é esse combustível que permite à emissora se manter por tanto tempo na liderança de um mercado dinâmico e competitivo. “Somos uma televisão que reflete a sociedade e sua vitalidade. Se ela está em movimento constante, nós também estamos. É uma busca permanente, que não tem linha de chegada, mas um caminho que se constrói por intermédio da troca constante com quem nos assiste.”

Além de redesenhar sua marca principal, a Globo fez uma série de mudanças em vários programas como Fantástico, Caldeirão do Huck, Esporte Espetacular, Jornal da Globo, Jornal Hoje, entre outros, que ganharam novas identidades visuais e novos estúdios repletos de tecnologias como a introdução do robô Tilt no Fantástico e a mesa holográfica no Bem Estar que permite ver todo o corpo humano em 3D, além de muitos painéis interativos para ajudar os apresentadores a tornar mais claras as informações que estão transmitindo aos telespectadores.

Veja no vídeo acima a nova vinheta de abertura do Fantástico que interage com a dançarina

Também a emissora investe pesado em comunicação pela Web, ampliando a disponibilidade do sinal digital e a criação de aplicativos para smartphones e tablets. Até junho o sinal digital da emissora deverá cobrir 70% do Brasil. Novas tecnologias como aplicativos de segunda tela já aparecerão na Copa FIFA no Brasil e está sendo criado o conversa.globo, plataforma de relacionamento da emissora com o público por diversos canais.

As mudanças no Fantástico foram as mais alardeadas com chamadas durante a programação criando uma grande expectativa nos telespectadores. A marca do programa não chegou a mudar muito o que mudou foi a vinheta de abertura do programa que interage com a dançarina. No novo estúdio do programa a tecnologia ganhou destaque e se tornou fundamental para viabilizar o novo formato do programa, que estreou no dia 27 de abril de 2014.

O estúdio do programa integrado à redação, na qual os jornalistas trabalham no dia a dia, conta ainda com uma sala de reunião, uma sala de estar e um café para receber convidados para participar da construção do programa. Outras mudanças na forma de apresentar o programa e na relação do mesmo com seu público foram anunciadas e serão gradativamente colocadas em prática. Uma das propostas é permitir ao público participar mais efetivamente do processo de realização do Fantástico.

Um aplicativo exclusivo de “segunda tela” vai permitir a participação das pessoas por meio de enquetes e do painel de opiniões sobre o que estão assistindo, além da possibilidade de aparecerem no telão do estúdio do programa. Apesar do estardalhaço com que as mudanças no programa foram anunciadas, o primeiro programa da nova era, apresentado no dia 27 de abril foi bem fraco.

Falando em termos de design a vinheta de abertura ficou interessante, o design dos ambientes e as tecnologias novos painéis e o robô Tilt também ficaram interessantes, quanto ao conteúdo o programa ficou devendo e muito. A tão anunciada reportagem de uma repórter que passou 24 horas em uma prisão de segurança máxima ficou péssima. Não trouxe conteúdo e não disse a que veio. Até hoje não entendi a proposta da reportagem.

A ideia de integrar a redação com o estúdio dos apresentadores e mostrar os bastidores da reunião de pauta não acrescentou nada. Uma coisa é a pessoa ir ao restaurante sentar-se à uma bela mesa e receber um belo prato, ou ficar vendo o desespero dos cozinheiros e as panelas sujas na cozinha enquanto atendem seu pedido. Eu prefiro a bela mesa e o belo prato, não me interessa a reunião de pauta do Fantástico, ainda mais uma reunião tão anêmica como a apresentada no dia 27 de abril de 2014, tendo como convidado o ator Thiago Fragoso, que nada acrescentou.

Veja no vídeo acima a nova marca e a vinheta de abertura do Caldeirão do Huck, apresentada em abril

 

O Caldeirão do Huck, que também teve sua identidade visual, a vinheta de abertura e os cenários redesenhados, se saiu bem melhor nos novos traços do design e no conteúdo. O apresentador Luciano Huck atraiu a atenção dos telespectadores com novos quadros como o Saltibum (saltos ornamentais com artistas), por exemplo.

Na onda de redesign de marcas, vinhetas de abertura e estúdios de diversos programas os telões touch screen interativos invadiram de vez a maioria dos programas da Globo. O Domingão do Faustão ganhou três telões que se movimentam e interagem entre si durante o programa graças a uma tecnologia importada da Alemanha. No Globo Rural, um telão touch screen de 65 polegadas começa a ser usado para exibir links, cartas, e-mails, fotos e vídeos enviados pelo público, além de mostrar os cartazes de eventos agropecuários, cotações dos produtos agrícolas e informações meteorológicas. Além disso, o programa ganhou uma nova vinheta.

Veja no vídeo acima a nova vinheta de abertura do Globo Rural integrada com a nova marca da Globo

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar