Impressão em 3D traz a SP maiores representantes do setor

Postado em: 11 / 04 / 2014

3dprint-abre

Maria Edicy Moreira

A Conferência e Exposição 3D Inside Printing reúne no  World Trade Center em São Paulo, nos dias 16 e 17 de abril de 2014, os maiores especialistas, fornecedores e usuários de impressão em 3D.  Já realizada em Nova York, San Jose e Singapura, a conferência é um dos maiores eventos comerciais B2B para o setor de impressão 3D. Além disso, a 3D Inside Printing representa uma das melhores oportunidades para o desenvolvimento de negócios, conhecer os serviços e aplicações e as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado.

A agenda da conferência contará com palestras, sessões de aprendizado e casos de sucesso sobre a impressão em 3D nas áreas de artes e arquitetura, bioimpressão, moda, culinária, manufatura remota, indústrias aeroespacial e automobilística, entre outras. Já confirmaram presença empresas como Stratasys, 3D Systems, Robtec, Solid Concepts, VIX 3D, Art 3D Scanners, Mcor, SEA Protótipos, entre outras.

Compartilhando estande com sua revenda SKA, a Stratasys, fabricante de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, apresenta diversos equipamentos baseados nas tecnologias FDM e PolyJet como as impressoras Mojo, uPrint e Objet30. Além disso, os visitantes do evento poderão conhecer a Objet500 Connex3, a mais nova impressora 3D multimateriais em cores desenvolvida pela Stratasys, que será lançada no Brasil durante a 3D Printing Inside. A impressora veio para revolucionar a prototipagem rápida, combinando cores opacas e translúcidas com materiais flexíveis, rígidos e transparentes em um mesmo processo de impressão. O resultado desta tecnologia é a produção de modelos ultrarrealistas.

Objet Connex30

Os visitantes poderão conhecer a Objet500 Connex3 impressora 3D multimateriais da Stratasys

A Mojo, baseada na tecnologia FDM, se destaca pela sua rapidez e boa relação custo/benefício. A uPrint trabalha com material ABSlike, entre outros, e a Objet30 combina a precisão e a versatilidade da prototipagem rápida de alto desempenho com as dimensões reduzidas de uma impressora 3D desktop. Os equipamentos da Stratasys trabalham com mais de 500 materiais diferentes, inclusive várias opções em cores.

Renata Sollero, country manager da Stratasys Brasil, diz que o evento é um marco importante para o mercado de impressão 3D no Brasil, pois representa uma oportunidade muito importante para as pessoas terem contato com as tecnologias, saberem mais sobre as aplicações possíveis e conhecerem as empresas do setor. A Stratasys e a SKA estão trazendo ao evento o que há de ]amais avançado na tecnologia de prototipagem rápida, além da tecnologia voltada a manufatura digital direta, um segmento importante no Brasil.

A 3D Systems, juntamente com sua revenda no Robtec, apresenta na Inside 3D Printing três equipamentos de prototipagem rápida voltados ao mercado profissional. “Mais uma vez estamos trazendo ao Brasil equipamentos que representam grandes avanços para a impressão tridimensional e certamente vão conquistar os apaixonados por tecnologia”, afirma Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da Robtec.

Do tamanho de uma máquina de café, a Projet 1200 permite a impressão com baixo custo e altíssima precisão, sendo ideal para trabalhos que exigem riqueza de detalhes como peças odontológicas, joias e materiais rígidos de plástico.

 

Impressoras da 3D Systems a serem lançadas na 3D Inside Printing são voltas ao mercado profissional

Impressoras da 3D Systems a serem lançadas na 3D Inside Printing são voltas ao mercado profissional

Outro lançamento da empresa é a Projet 4500, primeira impressora de prototipagem a oferecer qualidade full color, com mais de 1 milhão de cores para a criação de peças em plástico tanto flexíveis quanto rígidas. E a última novidade apresentada no Inside 3D Printing é a Projet 5500X, que utiliza múltiplos materiais na mesma impressão, com um resultado repleto de detalhes sem necessidade de acabamento manual.

Inscrições: 

As inscrições para o congresso podem ser feitas até o dia 15 de abril de 2014. Os participantes com o Passe de Networking terão acesso a todas as conferências magnas. Para se inscrever acesse: http://www.inside3dprinting.com.br/register.php

 

Exposição

Horários de visita à exposição

16 de abril das 13:45 às 19:00

17 de abril das 09:45 às 16:30

Veja a seguir os principais palestrantes que participarão do Congresso e Exposição Inside 3D Printing:

Claudio Damaso

Trabalha na Mercedes Benz do Brasil há 28 anos sendo: 10 anos com projetos de acabamento interno de caminhões extrapesados e 18 anos dedicados à prototipagem rápida por estereolitografia. Formação técnica em mecatrônica e especialização em plásticos de engenharia. Pioneiro na implantação de obtenção de peças em material ferroso e não ferroso a partir da estereolitografia.

maccormack

Conor MacCormack

Cofundador e CEO da Mcor Technologies. Investigador principal da SPS Technologies nos EUA no setor aeroespacial e com um PhD em engenharia mecânica, Conor MacCormack fundou, juntamente com seu irmão Fintan MacCormack, a Mcor Technologies, em 2005. Sua visão era democratizar a inovação por meio da criação de um conjunto de ferramentas acessíveis baseados na tecnologia Selective Deposition Lamination (SDL) que daria liberdade para inovar de forma ilimitada na área de impressão em 3D. Ganhou competições nacionais e prêmios da indústria e gerou reconhecimento mundial e demanda.

Eduardo Dias

Eduardo Dias

Diretor regional de operações da Solid Concepts Eduardo Dias começou COM uma empresa de engenharia e desenvolvimento de produto conceitual em 1988, concentrando-se principalmente nas indústrias automotiva e de bens de consumo. Com MBA em Desenho Industrial e mestrado em Administração de Marketing, Dias está constantemente buscando novos avanços tecnológicos e inovações para o designer, engenheiro e criador. Teve seu primeiro contato com a Solid Concepts durante um projeto de desenvolvimento de produtos em 2010.

Eduardo Guiduci Fernandino

Eduardo Guiduci Fernandino

É vendedor executivo da Nova Silk, empresa do grupo Promex, representante da 3D Systems no Brasil. Formado em modelagem, animação e renderização em 3D na Melies Ilustração e Desenho Publicitário na Escola Panamericana de Arte. Especializou-se em equipamentos e serviços 3D.

Emanuel Campos Graduado

Emanuel Campos Graduado

Técnico em mecânica, tecnólogo mecânico pela FATEC-SP, em marketing pela Universidade Nove de Julho e graduando em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Claretiano. Trabalha na área de impressão 3D desde 2000. Atualmente atua como engenheiro de aplicações da LWT Software com formação pela Stratasys em Israel. Também é gestor do blog impressao3d.blogspot.com.

Ewerson Guimarães

Ewerson Guimarães

É formado em Ciência da Computação pela Universidade Fumec, Analista de Segurança na empresa Ibliss focado em pentest e pesquisa. Certificado pelas empresas Offensive Security (OSCP) e eLearnSecurity (ECPPT). Tem exploits publicados e alertas sobre vulnerabilidades de softwares de grandes empresas como Mcafee, IBM, Trend-Micro, Citrix e Skype. Além disso, contribui para o desenvolvimento de módulos do projeto Metasploit Framework. É membro do grupo de pesquisa DcLabs, fundador do HackerSpace Área31, BHack Conference e entusiasta por projetos Do It Yourself.

Fernando Leitão

Fernando Leitão

O analista de sistemas já atuou em diversas empresas multinacionais do segmento, tem como hobby o estudo e desenvolvimento de projetos nos moldes DIY (Do it Yourself). Estudante de Engenharia Eletrônica, pesquisador da área, atualmente com cinco modelos distintos de impressoras 3D em operação e com o primeiro scanner 3D Open Source construído em conjunto com Hackerspace Area31 no Brasil. Realizou workshops e palestras em diversos eventos. Segue seus estudos na área de prototipagem rápida auxiliando professores, mestres e doutores das mais importantes universidades do país.

gabriela

É arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT. É também livre docente pela Unicamp e pós-doutora pela Universidade Técnica de Lisboa. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp na qual criou e coordena o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) e o grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto.

Henrique Monnerat

Henrique Monnerat

Fundador da Designoteca.com, uma rede social que ajuda pessoas a encontrarem produtos e arquivos de design 3D direto de designers e artistas brasileiros que utilizam a ferramenta on-line para publicar e vender suas obras. Henrique é cofundador da Associação Fab Lab Brasil que tem o intuito de apoiar a popularização das oficinas comunitárias de inovação chamadas Fab Labs. Formado em Design pela Escola de Artes e Design HfG Offenbach na Alemanha, possui mestrado em Biomimética na mesma instituição, trabalhou em escritórios de design no Brasil e na Holanda. Hoje além de trabalhar na Designoteca.com, Henrique Monnerat é professor de design da PUC-Rio e um dos diretores da Associação Fab Lab Brasil.

Jesse Silva

Jesse Silva

Diretor técnico e cofundador da Fastparts Protótipos, Jesse tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e atua há mais de 20 anos em prototipagem. É influenciador nas tecnologias de adição de material em prototipagem e lotes pilotos. Graduado em Design é o facilitador e integrador do conceito do produto para a engenharia e a manufatura dos produtos.

Jorge Lopes

Jorge Lopes

Pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia, Jorge é PhD em Products Design pelo Royal College of Art, pesquisador do laboratório de modelos tridimensionais do Instituto Nacional de Tecnologia – MCTI e professor da pós-graduação do Departamento de Artes e Design da PUC Rio. Coordena o Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC Rio e possui projeto inédito desenvolvido na área de impressão 3D na exposição permanente “Who am I” do Science Museum de Londres. É pesquisador DT nível 2 CNPq.

jorge-silva

Jorge Lopes Silva

Criador e coordenador da divisão de tecnologias tridimensionais do CTI Renato Archer, Jorge Silva é PhD em Engenharia Química e Mestre com Licenciatura em Engenharia Elétrica. Criou e coordena, desde 1996, a Divisão Tridimensional no CTI Renato Archer. Sob sua supervisão, esta divisão desenvolve projetos de aplicação e de pesquisa com a indústria e universidades no Brasil e no exterior. É membro de vários comitês científicos e palestrante convidado das conferências mais relevantes na área de impressão 3D. Atualmente desenvolve aplicações de impressão 3D na área de cirurgias complexas. A palestra irá apresentar os resultados atuais e das pesquisas mais avançadas na área de impressão em 3D. Além disso, serão apresentas algumas aplicações e pesquisas feitas no CTI em cooperação com hospitais e universidades.

Marcelo Ruiz Camauër

Marcelo Ruiz Camauër

Fundador e presidente d Kikai Labs e Enterprise Objects Consulting. Foi o primeiro a produzir impressoras 3D na Argentina em escala industrial. Seus produtos são exportados para o Uruguai, Paraguai e Equador. A Kikai Labs conta com um laboratório de P&D, atualmente desenvolvendo pesquisas originais. Em 2012 Marcelo ganhou o prêmio Rio Info (Argentina) por “Inovação” e o prestigioso prêmio Sadosky pela “Melhor Nova Empresa de TI”. A empresa foi selecionada como finalista na competição nacional Innovar, de inovação em 2012 e 2013. Com formação em engenharia de software, Marcelo se formou na Boston University e tem mestrado em Ciências pela George Washington University.

Marcio Fernando Cruz

Marcio Fernando Cruz

Formado em Engenharia de Materiais pela Universidade do Vale do Paraíba (2002) e mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009), Marcelo está obtendo PhD em Processos de Fabricação e Materiais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem vasta experiência no processo de fabricação de peças de metal, com foco em Processos para Indústria Aeroespacial. Trabalha na Embraer desde 1988, em processo de usinagem, desenvolvimento de CAD/CAM e na engenharia de desenvolvimento das peças de metal. Desde 2004 juntou-se à Embraer Manufacturing, equipe de P&D, sendo responsável pelo desenvolvimento de processo de solda não convencional para partes da estrutura da aeronave, máquinas de desenvolvimento, sistemas de fixação, ferramentas, modelos e parâmetros do processo. Em 2011 assumiu o desenvolvimento do processo de fabricação aditiva para peças de metais nos projetos de fabricação Embraer P&D, com foco no Processo de Leito de Energia e Fabricação de Camada de Fio Aditivo.

Michele Marchesan

Michele Marchesan

COO da 3D Systems, Michele é responsável pela gestão global de impressoras 3D. Michele mantém um duplo foco em clientes e revendedores, com ênfase na formação de equipes para otimizar os resultados finais e experiência em curso. Sob a liderança de Michele, o alcance global e a adoção de impressoras pessoais e profissionais da 3D Systems expandiu-se dramaticamente em todo o mundo. Antes de assumir a função atual, Michele trabalhou como diretora de vendas para a Europa e Ásia-Pacífico na 3D Systems. Na Europa, Michele construiu um canal para impressão 3D a partir do zero antes de guiar sua equipe para atingir um faturamento recorde no mercado europeu para impressão em 3D.

Paulo Pacheco

Paulo Pacheco

Diretora comercial da Tecno-How, representante exclusiva da Concept Laser no Brasil Especialista em fabricação aditiva em metais, automação e tecnologias avançadas de manufatura, com experiência nos mercados alemão e suíço.

 Rafael Vidal

Rafael Vidal

Rafael Vidal desenvolveu e ministra o primeiro curso aberto de planejamento odontológico empregando tecnologias tridimensionais realizado no Brasil. Utiliza modelagem e impressão 3D em sua clinica particular e desenvolve seu doutorado no Instituto Militar de Engenharia (IME) pesquisando alternativas em biopolímeros para manufatura aditiva. É cirurgião dentista, mestre em ciência dos materiais pelo IME e especialista em Ortodontia e Disfunção Temporomandibular.

Rodrigo Krug

Rodrigo Krug

O CEO da Cliever Tecnologia é técnico em mecatrônica e formado em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-RS. Rodrigo tem mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de máquinas, equipamentos e sistemas de automação. Já teve outras duas empresas ligadas ao desenvolvimento de tecnologia. Como CEO da Cliever Tecnologia ele é responsável pela primeira Impressora 3D nacional, a Cliever CL1. A Cliever está no mercado há um ano e meio e tem mais de 250 máquinas em todo o Brasil, em empresas como Embraer, Renault-Nissan e Intelbras.

Rodrigo Rodrigues da Silva

Rodrigo Rodrigues da Silva

Rodrigo Rodrigues da Silva é Engenheiro pela Escola Politécnica da USP e fundador da Metamáquina, primeira fabricante brasileira de impressoras 3D de baixo custo e baseadas em open hardware e software livre. Atua na comunidade de desenvolvedores de software livre há 10 anos, foi um dos criadores do Grupo de Estudos de Software Livre da Poli/USP e é membro do GNU Project. Também é um dos fundadores do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace a entrar em atividade no país. Em 2012, junto com Filipe Moura e Felipe Sanches, fundou a Metamáquina, uma empresa com a missão de democratizar o acesso à tecnologia sem impor barreiras ao conhecimento. Com 150 impressoras 3D vendidas e projetos de inovação com grandes empresas e universidades, a Metamáquina já se prepara para lançar seu terceiro modelo, além de novos projetos.

Rudi Pivetta

Rudi Pivetta

É proprietário da MD Tecnologia responsável pelas definições de marketing e políticas comerciais da empresa para a distribuição do software Surfcam no Brasil. Também é diretor de vendas da Camanho e Consultores Associados. Atuou como country manager responsável pela CGTech na América do Sul e consultor técnico e professor no SENAI Roberto Simonsen. Rudi trabalhou também na Sycad Systems Informática e na FAAP.

Scott McGowan

Scott McGowan

É vice-presidente de marketing da Solid Concepts. Juntou-se à empresa em 2007 como diretor de marketing e liderou a criação de novos materiais de marketing e um novo site para a Solid Concepts e desenvolveu estratégias de marketing para abastecer a empresa na organização de vendas com perspectivas de qualidade. Scott coloca uma forte ênfase na uniformidade do branding da Solid Concepts e sua relevância.

Silvio Collafemina

Silvio Collafemina

É diretor-presidente da AMS Brasil representante exclusiva da EOS para o Brasil e América Latina, com experiência em Sistemas avançados de manufatura nas áreas de usinagem 3D e de alta produção e aplicações da tecnologia de manufatura aditiva a laser na área industrial, aeroespacial e médica. Engenheiro mecânico formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial tem passagens por empresas automobilísticas e de grande porte do mercado brasileiro.

Terry Wohlers

Terry Wohlers

É consultor e presidente da Wohlers Associates, uma empresa independente de consultoria na qual trabalha há 28 anos e prestou assistência de consultoria para mais de 240 organizações em 24 países. Publicou aproximadamente 400 livros, artigos e trabalhos. Wohlers tem aparecido em muitos programas de televisão e rádio ao redor do mundo. Em 2007, mais de 1.000 profissionais da indústria de todo o mundo selecionaram Wohlers como a pessoa nº 1 mais influente no desenvolvimento rápido de produtos e fabricação aditiva.

Tiago Capatto

Tiago Capatto

Fundador do portal Impressão 3D Printer, Tiago é consultor de tecnologias e estuda o comportamento do mercado e o impacto que a impressão 3D traz para o dia a dia das pessoas. Leva aplicações de impressão 3D a novos locais e instrui empresas sobre o correto uso da tecnologia. Tem projetos como aplicativos móveis e desktop, para trazer a impressão 3D a todos os lares brasileiros e em cada setor da indústria e economia.

Victor Mendes

Victor Mendes

CEO e fundador da Prinvix, Victor um grupo de empresas da área de impressão 3D com sede em Miami, Flórida, que inclui a 3DVIX, VIXBOT, PetitMe e LIMIT3D EDITION. Também atua como Chairman da INVIX Electronics, que presta serviços de montagens eletrônicas para o mercado brasileiro. Mendes formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília e obteve seu mestrado em Engenharia Mecânica de Precisão pela Universidade de Tóquio. Iniciou sua carreira profissional nos Estados Unidos como engenheiro de sistemas de controle na GE Fanuc Automation, na qual mais tarde se tornou vice-presidente responsável pela Divisão de CNC e também membro do Conselho de Administração da empresa. Após sua saída da GE e antes de atuar como empresário, Mendes exerceu vários cargos de executivo em organizações globais de prestígio, entre eles os cargos de CEO da Recall Corporation e CEO da CHEP International.

Vilson Zattera

Vilson Zattera

É pós-doutorando na Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes-IA, nas áreas de violão e acessibilidade computacional em música para pessoas com deficiência visual. Atua na área de musicografia Braille e acessibilidade no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp e também como docente convidado na área de educação musical e Braille na pós- graduação do IA da Universidade. É Ph.D em Etnomusicologia pela University of Washington, Seattle, WA – U.S.A (2010) e Master in Fine Arts Música pelo Califórnia Institute of the Arts, Los Angeles, CA-U.S.A (1999). É graduado no Bacharelado em Música (Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). É músico e como etnomusicólogo estuda a relação da música com a identidade cultural brasileira.

Vinicius Dourado

Vinicius Dourado

É um empreendedor formado em Design com pós-graduação em e-commerce, carrega uma bagagem de experiência de mais de 10 anos na área de internet. Trouxe à América Latina o Imprima 3D, primeiro e-commerce do continente a permitir a criação, compra e venda de objetos produzidos em impressoras 3D. O site reúne tendências e tecnologias de impressão 3D, além de proporcionar o networking e negócios para entusiastas e participantes do movimento DIY (Do It Yourself) ou faça você mesmo.

Yang Yihu

Yang Yihu

Presidente da Shenzhen Esun Industrial Co. Yang é graduado pela Universidade de Pequim e durante nove anos trabalhou com gestão industrial em Hubei Provincial Petroquímico no Departamento Industrial. Trabalhou como vice-gerente geral em Hubei Chemho Chemical Industrial Co, desenvolveu uma curta maneira de destilação molecular na purificação do ácido láctico e tem patente de invenção. De 2002 a 2014, trabalhou como presidente da Shenzhen Esun Industrial, colaborou na elaboração do padrão chinês de PLA, entre outros, é vice-presidente do comitê profissional degradável da Associação Industrial Chinesa de Plástico, da Associação de plástico e borracha de Shenzhen.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar