ABRE cria símbolos de descarte de embalagens para norma ABNT

Postado em: 11 / 07 / 2013

Maria Edicy MoreiraVeja os símbolos criados pela ABREsimbolos5

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem desenhou a simbologia técnica da Norma NBR 16182:2013 Embalagem e Acondicionamento – Simbologia de Orientação de Descarte Seletivo e de Identificação de Materiais publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas em 14/06/2013.  A Norma tem como propósito padronizar a simbologia que orienta sobre o descarte de embalagens em todo o país.

A simbologia criada para a NBR 16182:2013 foi publicada também na Cartilha de Diretrizes de Rotulagem Ambiental para Embalagens que a ABNT está usando para divulgar a nova Norma. A Cartilha é a base do Pacto Setorial assinado entre a ABRE e o Ministério do Meio Ambiente – MMA que visa promover o emprego da simbologia técnica de descarte seletivo em embalagens e de identificação de materiais.

A NBR 16182:2013 harmoniza a simbologia de descarte seletivo a ser empregada nas embalagens de bens de consumo em todo o país, orientando o seu descarte pós-consumo e estabelecendo a simbologia de identificação de materiais.

Alinhada ao processo de regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a simbologia foi concebida de forma a diferenciar o descarte de resíduos entre secos (embalagens) e úmidos (restos de alimentos).

Esta separação simplificada vai facilitar o processo de descarte pelo consumidor em nível nacional, entendendo que todo o resíduo seco deve ser encaminhado às cooperativas de triagem que separarão os materiais de acordo com as especificações da indústria recicladora local.

Ao fomentar o engajamento do consumidor em relação ao descarte correto das embalagens pós-consumo, busca-se o atendimento aos parâmetros da responsabilidade compartilhada da PNRS, alcançando-se ainda a valorização social do trabalho das cooperativas de catadores e a expansão de processos de reciclagem.

O uso do símbolo em lugar de texto tem como objetivo destacar as orientações de descarte das demais informações de cunho legal que são aplicadas nas embalagens. Ao mesmo tempo, uma única simbologia harmonizada em todo o país facilita o processo de comunicação e divulgação da mesma, assim como o seu entendimento.

simbolos5d

www.abre.org.br

www.abnt.org.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar