Pôster oficial da Copa FIFA 2014 deixa a desejar

Postado em: 30 / 01 / 2013

postercopainternoeste

Maria Edicy Moreira

A FIFA e o COL (Comitê Organizador Local da Copa) divulgaram hoje (30/01/2013), no Rio de Janeiro, o pôster oficial da Copa FIFA 2014. Confesso que fiquei decepcionada, não tanto quanto fiquei com os pôsteres das sedes da Copa FIFA 2014 divulgados no final de 2012, e que são, em sua maioria, uma amostra de mau gosto. (Veja os referidos pôsteres aqui no BDxpert: http://bitly.com/11lod4w)

O pôster de Fortaleza é hors concours em falta de criatividade e beleza, acompanhado dos pôsteres de Natal, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Cuiabá, Curitiba etc. Em minha opinião apenas os pôsteres de Belo Horizonte e Brasília são menos piores. O do Rio de Janeiro também não é dos piores, mas não consegue fugir do óbvio Pão de Açúcar, que já está no logo da Olimpíada Rio 2016. No pôster da cidade como sede da Copa 2014 o ícone turístico vem associado ao mar, às praias, às montanhas e ao céu.

O pôster oficial da Copa FIFA 2014 apresentado hoje pode não ser tão ruim quanto os piores que foram criados para as cidades-sede, mas não me parece algo excepcional. A cena principal traz a imagem de dois jogadores disputando a bola e suas pernas formam o mapa do Brasil. Essas imagens foram compostas por ícones da cultura brasileiros como o frevo, o calçadão de Copacabana, a baianas e o chimarrão, usando a mesma ideia do logo da Unilever.

O pôster, vencedor de um concurso realizado pelos organizadores da Copa FIFA 2014, foi criado pela Crama Design Estratégico. A agência de design tem tradição e já fez trabalhos muito bons e premiados, mas não conseguiu criar um pôster excepcional. Ao que parece os símbolos da Copa padecem do excesso de informação. O Brasil é um país multicultural e multi-icongráfico e na hora de criar os símbolos da Copa FIFA 2014 os organizadores querem colocar tudo no mesmo caldeirão.

Além do tema principal, o futebol, o pôster da Copa FIFA 2014 traz a baiana, o chimarrão, o frevo, calçadão Copacabana etc. Tudo isso para atender o conceito proposto pela FIFA para a elaboração do pôster: “Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada”. Com tantas informações os designers parecem se confundir e não encontram a melhor inspiração.

Diante do resultado do pôster da Copa 2014, a FIFA afirmou por meio de uma nota: “A criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção”. Para o diretor de marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, “Finalmente os organizadores acertaram a mão e fizeram uma imagem que reflete as principais características do Brasil.”

O pôster é o último símbolo da Copa FIFA 2014 a ser apresentado ao público. Os 12 pôsteres das cidades-sede já foram conhecidos, além do slogan (“Juntos num só ritmo”), o mascote oficial (Tatu-bola chamado Fuleco), o logo da Copa 2014, o nome da bola (Brazuca no Mundial e Cafusa na Copa das Confederações). 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar