Audi apresenta cadeira inspirada no carro de corrida R18 Ultra

Postado em: 02 / 01 / 2013

Ultra Chair R18 inspirada no carro de corrida R18 Ultra foi testada por 1500 pessoas e pesa 2,5 kg

Ultra Chair R18 inspirada no carro de corrida R18 Ultra foi testada por 1500 pessoas e pesa apenas 2,5 kg

Maria Edicy Moreira

A Audi apresentou em Miami a cadeira Ultra Chair R18 inspirada no R18 Ultra, carro de corrida usado pela Audi nas 24 Horas de Le Mans de 2012. A cadeira pesa apenas 2,5 kg e foi idealizada por Clemens Weisshaar e Kram Reed, representantes de uma nova geração de designers que utilizam os meios digitais para conceber suas criações. O protótipo foi desenvolvido em cooperação com o centro de construção de produtos leves da Audi e teve sua primeira aparição na Feira de Móveis de Milão, em abril de 2012.

Na indústria de automóveis a Audi é vista como inovadora no desenvolvimento de produtos leves e sustentáveis. Os designers Clemens Weisshaar e Reed Kram utilizaram essa política de desenvolvimento para conceber a Ultra Chair R18, que foi produzida a partir de uma combinação de fibra de carbono, carbono e alumínio de alta resistência. Em cooperação com os especialistas em produtos leves da Audi eles exploraram ao máximo os limites dos materiais.

“O objetivo era alcançar o máximo de estabilidade e conforto com o mínimo consumo de materiais e o menor peso possível”, disseram os autores da cadeira. Concebida a partir do princípio Audi Ultra: que utiliza a escolha inteligente de materiais e otimiza o consumo de matérias-primas, a cadeira é resultado da combinação dos pontos fortes de cada material empregado na sua construção.

Com esse objetivo em mente, um protótipo de cadeira foi equipado com sensores e exibido na Feira de Móveis de Milão, em abril de 2012. Cerca de 1.500 pessoas tiveram a chance de testar o protótipo em uma instalação interativa que emitia sinais eletrônicos e coletava dados. A tecnologia é empregada em outros testes de laboratório na Audi para desenvolvimento de carros de corrida.

“Pela primeira vez a tecnologia foi usada para um item mobiliário e nos permitiu descrever as forças de uma cadeira e utilizar as informações para aprimorar o produto”, explicou o designer Clemens Weisshaar. Com base em dados estruturais da cadeira, os designers foram capazes de aperfeiçoar o protótipo em colaboração com os engenheiros do centro de construção de produtos leves da Audi, reduzindo seu peso em 1 kg.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar