Estudantes de design da Colômbia criam ousadas bikes de madeira

Postado em: 13 / 12 / 2012

bike1

Maria Edicy Moreira

A Faculdade de Desenho Industrial da Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, Colômbia, criou um projeto inusitado no qual a madeira laminada AraucoPly, com tecnologia da Arauco, foi utilizada para produzir uma série de bicicletas concebidas com o objetivo de formar designers locais e atender à crescente demanda do país por bicicletas. Os estudantes já desenharam e fabricados pelos pelo menos 25 modelos diferentes de bikes. 

O coordenador do curso, Prof. Andrés Valencia Escobar, disse existe uma tendência global que aponta a madeira como material para a fabricação dos quadros e outras partes das bicicletas, por isso, ele decidiu escolher esta matéria-prima para trabalhar com seus alunos. As bicicletas de madeira apresentam atributos como leveza, resistência e maleabilidade para a concepção dos projetos, além de serem sustentáveis.

 

bike3

 

Para fabricar as bikes foram utilizadas placas laminadas fornecidas pela empresa Fernández y Cia, representante da Arauco na Colômbia, e a fabricante HA Bicicletas com sua marca GW, forneceu todos os componentes mecânicos. Em alguns projetos, as placas foram combinadas com partes de madeira maciça e bambu.

Para conferir os atributos desejados à placa de madeira laminada, a Arauco, empresa especializada em produtos sustentáveis derivados da madeira, empregou tecnologia de ponta desde o cultivo da madeira em florestas plantadas até o desenvolvimento do modelo AraucoPly. O produto é destinado aos mercados de móveis e estruturas em madeira. Seu principal diferencial tecnológico é a alta resistência mecânica e a grande estabilidade obtida pelo processo de fabricação que alterna a posição das chapas perpendicularmente ao sentido da fibra.

 

bike2

 

A resina fenólica utilizada para colar as placas é certificada segundo os padrões ambientais europeus e o processo inteiro do cultivo das árvores à produção e distribuição do produto é certificado pelos principais padrões de qualidade e sustentabilidade mundiais. A Arouco tem sede no Chile e filiais no Brasil, Argentina e Uruguai, países nos quais cultiva suas florestas e faz o manejo da madeira que se transforma em matérias-primas como celulose branqueada e não-branqueada, placas MDF entre outras.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar