Cartunistas homenageiam Niemeyer no Memorial da AL

Postado em: 12 / 12 / 2012

1---Logo-expo-Niemeyer

Maria Edicy Moreira

Será aberta amanhã, dia 13 de dezembro de 2012, no foyer do Auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina. em São Paulo, a exposição “Nosso Oscar Niemeyer”, organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, com curadoria do artista gráfico José Alberto Lovreto, o Jal.

 

Ed Carlos

Ed Carlos

A mostra é uma homenagem ao arquiteto, que morreu no dia 5 de dezembro de 2012. Os cartuns foram criados por 73 cartunistas de todo país que toparam o desafio de criar desenhos de humor retratando a partida de um dos nomes brasileiros mais importantes do século XX.

 

Brum

Brum

A mostra de cartuns acompanha outra exposição que reúne os principais trabalhos artísticos sobre Niemeyer expostos ao longo dos anos em eventos do Memorial. Ambas fazem parte do lançamento e distribuição do número especial da revista Nossa América, com 130 páginas dedicadas ao 105 arquiteto que deixou seu traço inconfundível em Brasília e  muitas outras cidades do Brasil e do mundo.

Ale Santos

Ale Santos

 

“Niemeyer sempre mostrou que tudo começa no traço. Traço simples, gestual e solto no espaço”, observa Jal. Segundo ele, a homenagem dos cartunistas brasileiros em pleno Memorial da América Latina demonstra o quanto essa poesia passou pelas mentes dos desenhistas. “O simples ato de desenhar ganhou um Oscar. A realização do desenho em obra ganhou um Niemeyer.” A exposição será transferida no mesmo dia para a biblioteca do Memorial, onde ficará até 31 de dezembro de 2012.

 

Ulisses
Ulisses

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar