Bordoni cria embalagens sustentáveis para marca Fnac

Postado em: 18 / 01 / 2012

As embalagens da Fnac, no formato blister, podem ser reutilizada como porta CDs e DVDs

As embalagens da Fnac, no formato blister, podem ser reutilizada como porta CDs e DVDs

Maria Edicy Moreira

A linha de produtos eletroeletrônicos (cabos e conectores de áudio, vídeo, informática e energia) que a rede de lojas Fnac está prestes a lançar com sua marca, chega ao mercado em embalagens diferenciadas e sustentáveis, concebidas pela Bordoni Design, agência comandada pelos designers, Ricardo Bordoni e Guto Bordoni.

Para acondicionar os 48 produtos novos a Fnac tinha desde o início do projeto duas diretrizes que deveriam ser seguidas: as embalagens deveriam ser ecologicamente viáveis e ter um design funcional digno da marca, que desde 1954 segue o lema: “Um posicionamento exclusivo de marcas baseado na exaltação do prazer da descoberta de culturas e tecnologias”.

Cada embalagem resulta da recuperação de aproximadamente doze garrafas do material

Cada embalagem dos produtos Fnac resulta da recuperação de aproximadamente doze garrafas PET

“Criamos embalagens do tipo clamshell, produzidas com PET reciclado, que oferecem a possibilidade de reutilização. Após a abertura, as embalagens podem ser reutilizadas como porta CDs e DVDs. Cada embalagem resulta da recuperação de aproximadamente doze garrafas PET”, explica Ricardo Bordoni.

Embalagem pode ser usada como porta CD/DVD

Embalagem sustentável Fnac reutilizada como porta CDs e DVDs

O blister, que foi desenvolvido pela taiwanesa GreenStep, é composto por duas metades simétricas que se unem por uma dobradiça na parte inferior e uma alça com um dispositivo macho e fêmea para o fechamento e abertura, tem apelo “grab and go” graças a alça que também serve para o posicionamento nas gancheiras. A parte interna é composta de uma bandeja termoencolhível na qual há um desenho exclusivo para cada produto, portanto, 48 bandejas diferentes para um  único blister.

A embalagem é lacrada pelo próprio rótulo termoencolhível que comunica com eficiência aos consumidores seus atributos sustentáveis. As categorias são divididas pelas cores: verde, azul, laranja e fúcsia e têm uma parte translúcida que permite visualizar o produto.

Com essas características as novas embalagens garantem no mínimo dois grandes diferenciais, um tangível e outro intangível. Primeiro, é uma embalagem mais bonita e funcional, digna da marca Fnac; segundo, intangível, a embalagem é amigável ao meio ambiente. Isso não é visível, mas é muito importante, pois permite ao consumidor fazer algo pelo meio ambiente ao comprar um produto sustentável.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar