Evos Concept indica para onde vai o design global da Ford

Postado em: 06 / 01 / 2012

Ford Evos reúne design espetacular, tecnologias inteligentes e liderança em economia de combustível

Ford Evos reúne design espetacular, tecnologias inteligentes e liderança em economia de combustível

Maria Edicy Moreira

Depois de muito falar e até lançar produtos com algumas características globais, a indústria automotiva dá sinais de que pretende ir mais fundo nos produtos globais combinando design, tecnologia, conectividade e sustentabilidade para atender de forma mais efetiva ao gosto dos consumidores em qualquer parte do mundo. Esse é o caso da Ford com seu plano de produto global “One Ford” que se materializa no carro conceito Ford Evos Concept. “O Ford Evos Concept reúne três elementos-chave que constituem o coração da estratégia global de produto “One Ford”: design espetacular, tecnologias inteligentes e liderança em economia de combustível,” afirma Derrick Kuzak, vice-presidente do grupo de desenvolvimento global de produto.

Ele observa que, com seu convincente design e tecnologia inovadora, o Evos Concept é uma demonstração clara da visão da Ford com relação aos projetos globais. Por ser um modelo conceito, este não será nunca um carro que irá às ruas e estradas, mas as próximas gerações de produtos Ford em todo o mundo trarão muitas das ideias marcantes de design e tecnologias avançadas do  Evos.

“O modelo conceito não é um mero exercício de design, pois expressa o caminho que a equipe global de desenvolvimento de produto está percorrendo em termos de design e desenvolvimento de veículos. Caminho este que não se limita apenas ao interior e exterior ou a uma coleção de atributos.”

O Evos Concept traz a clara mensagem sobre a orientação futura do design da Ford, que investe em veículos premium

O Evos Concept traz a orientação futura do design da Ford, que terá como base os veículos premium

“Pretendemos que o Ford Evos Concept seja uma clara mensagem sobre a orientação futura do design da Ford,  que se propõe a desenhar veículos  divertidos de conduzir, que tenham um forte apelo premium e, acima de tudo, que sejam incrivelmente bonitos,” diz J Mays, vice-presidente de grupo de design e responsável máximo criativo.

Segundo ele, o novo DNA de design da Ford foi desenvolvido e refinado com um intenso esforço por parte da equipe global de design, procurando criar um vocabulário de design mais técnico que ajudasse a comunicar a tecnologia inteligente que agora é a base da marca Ford. Adicionalmente, a equipe trabalhou arduamente para corresponder às elevadas expectativas de uma nova geração de consumidores – um grupo que cresceu rodeado de produtos objeto de design premium e muito bonitos.

O plano “One Ford” de design global disponibiliza às equipes de design da Ford, em nível global, uma estrutura comum para a criação de novos produtos, permitindo-lhes desenhar uma família coerente de veículos distintos que partilham o mesmo estilo fundamental de design.

 

Proporções únicas

A nova linguagem de design criada para o Ford Evos Concept apresenta um espetacular fastback, o qual combina um novo perfil impactante com proporções inovadoras. As linhas que atraem as atenções encerram um formato único, com 4 portas e 4 lugares que combinam uma aparência dinâmica com uma praticidade surpreendente. “Esta é uma nova e fantástica interpretação do estilo de carroçaria fastback, com uma silhueta realmente tão inovadora quanto espetacular e com proporções muito modernas,” disse Mays.

Com um comprimento típico de um veículo de segmento C (4.50 m), mas com a largura de um CD (1,97 m), altura de 1,36 m e uma distância entre eixos de 2,74m, o Ford Evos Concept tem uma presença poderosa e desportiva. A linha avançada do capô, o para-brisas arredondado e os pilares “A” inclinados mais para trás permitiram aos designers criar a impressão de um clássico carro GT, mas com um toque contemporâneo. As portas com abertura em asa de gaivota do Evos, dianteiras e traseiras, proporcionam um acesso excepcional ao espaçoso interior de quatro lugares.

 

A linguagem de design criada para o Evos Concept apresenta um espetacular fastback

A linguagem de design criada para o Evos Concept apresenta um espetacular fastback

Desenhado para ser a última expressão do DNA do novo design, o Ford Evos Concept destaca os elementos-chave da nova e inconfundível linguagem de design global da Ford. “O novo ADN de design marca representa uma evolução notória da linguagem do kinetic design atualmente presente nos produtos Ford e é caracterizada por um importante número de elementos que irão contribuir para um futuro e inconfundível visual Ford,” diz Mays. Logo à frente, o Ford Evos Concept chama imediatamente à atenção com a chegada de algo novo – uma nova cara para a Ford, com a típica grelha trapezoidal montada em posição mais elevada criando um aspecto mais confiante e mais premium. 

Formas mais proeminente e técnicas, tais como as ultrafinas ópticas dianteiras ou o espetacular grafismo criado pelos vidros dianteiro e traseiro, ligados pela fina secção em vidro do tejadilho, acrescentam uma personalidade única ao design. Laterais esculpidas chamam a atenção para o detalhe da superfície, a qual imprime um caráter mais robusto e tenso.

“O Ford Evos Concept incorpora os elementos-chave da nova linguagem global de design, mantendo ao mesmo tempo o espírito dinâmico e divertido de conduzir que são característicos da Ford,” diz o diretor executivo de design Martin Smith. Ele observa que o mais notável no carro conceito é a nova “cara da Ford”, com sua grelha trapezoidal mais elevada e um design caracterizado pelo uso de detalhes gráficos técnicos proeminentes.

O veículo foi esculpido com a mesma pureza com que se esculpe uma escultura e a atenção ao detalhe que caracteriza os veículos premium. “Em todo o mundo, uma nova geração de compradores passaram a exigir design premium em todos os produtos, independentemente do seu preço de aquisição, por isso, criamos também uma superfície mais refinada e precisa, e todos esses elementos em conjunto dão uma forte sensação visual de qualidade premium”, Smith.

 

Construído para o condutor

O Evos Concept integra o assento ao condutor por meio de uma avançada interface e também traz conforto passageiros traseiros obtêm

O Ford Evos Concept integra o assento ao condutor por meio de uma avançada interface de conforto

Refletindo o espírito divertido de seu design exterior, o interior do Ford Evos Concept é construído para o condutor. Um cockpit estilizado e inovador promete novos patamares no prazer de condução e interação com o veículo. A arquitetura interior apresenta superfícies limpas e simples com um painel superior de instrumentos esguio, de caráter atlético e robusto, destacado por recortes trapezoidais proeminentes. Contrastando com essas formas robustas, as superfícies curvilíneas do cockpit com painéis de informação envolvem ambos os lados do condutor, fornecendo informação secundária sobre o veículo e os sistemas de entretenimento.

O Evos Concept integra o assento ao condutor por meio de uma avançada interface. Os dois passageiros traseiros obtêm igualmente uma experiência especial, com telas dedicadas sensíveis ao toque que lhes permite interagir com o veículo e ajustar individualmente os assentos desportivos. “Seja no design interno ou externo o Ford Evos Concept comunica claramente que esse é um carro para o condutor. Por isso, logo que possa ser visto pelas pessoas, estas quererão imediatamente entrar nele e conduzi-lo,” diz Moray Callum, diretor executivo de design. 

 

“Seja no design interno ou externo o Ford Evos Concept comunica claramente que esse é um carro para o condutor

“Seja no design interno ou externo o Ford Evos Concept comunica que esse é um carro para o condutor

Inteligência e conectividade

“Nosso objetivo é focar no enriquecimento de toda a experiência que o consumidor tem com o seu veículo, personalizando-o, adaptando-o e concebendo conteúdos únicos e inesperados que o surpreendam e encantem. No Ford Evos Concept, esse objetivo é explorado e estende-se à área da conectividade, não se pretendendo tornar o veículo num smarphone, mas antes providenciar ligações com o mundo exterior personalizadas e seguras, desenhadas para o contexto do veículo,” diz Kuzak.

A equipe global da Ford para a pesquisa e inovação, liderada por Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de pesquisa e inovação da Ford, foi encarregada de construir o Evos Concept como uma experiência tecnológica tão visionária quanto o design. O resultado é o indício de como a Ford pretende dar continuidade a inovações como o sistema de conectividade a bordo SYNC.

“Para a Ford, o futuro da tecnologia a bordo será definida pela experiência que esta proporciona ao condutor e aos passageiros. Nós vemos a tecnologia como muito mais do que apenas uma lista impressionante de microprocessadores, sensores e softwares. Será antes a possibilidade de aplicar essa tecnologia para criar uma experiência que melhore o tempo que o condutor passa ao volante,” explica Mascarenas.

A experiência tecnológica do Concept envolve uma nova geração de alertas e interação com o condutor que se encontra em desenvolvimento nos laboratórios de pesquisa e inovação da Ford. Uma conectividade fluida entre o veículo e a nuvem de informações pessoais do condutor está no cerne das capacidades do Evos. A tecnologia de computação na nuvem ou cloud computing permite o compartilhamento de informações via provedores especializados.

A partir da informação existente na nuvem, o veículo pode proporcionar o mesmo estilo de ligação que o condutor dispõe em casa ou no escritório. O carro reconhece o condutor e adapta automaticamente os controles de manuseio, direção e motor para proporcionar uma experiência de condução excepcionalmente dinâmica.

A experiência tecnológica do Concept envolve uma nova geração de alertas e interação com o condutor

A experiência tecnológica do Concept envolve uma nova geração de alertas e interação com o condutor

As pesquisas da Ford centram os seus esforços nesta área de modo a proporcionar quatro benefícios-chave aos clientes: personalização, melhoria contínua da experiência de condução, bem-estar do condutor e otimização da motorização elétrica inteligente. Atualmente os produtos Ford disponibilizam muitas opções de personalização aos seus clientes, mas a conectividade em nuvem permitirá aos veículos Ford no futuro levar essa experiência ao nível seguinte.

Desenhado a partir de um conhecimento detalhado das preferências dos consumidores e de seus hábitos de condução, o Ford Evos Concept combina a informação pessoal com dados adicionais a partir da nuvem, como por exemplo, o horário de trabalho do condutor, trânsito local ou condições meteorológicas. Essas informações proporcionam uma experiência personalizada e continua sempre que o condutor entra ou sai do carro.

“Estamos pesquisando para sabermos de qual modo podemos usar as preferências ou padrões definidas pelo condutor para tornar a sua vida mais simples. O carro passa a conhecê-lo e pode atuar como um assistente pessoal para tratar de algumas das rotinas habituais nas deslocações diárias,” afirma Mascarenas.

O Evos Concept pode, por exemplo, a tocar automaticamente a mesma música ou noticiário que o condutor estava ouvindo em casa, ou aquecer/refrescar o interior à temperatura ideal antes de o condutor entrar no carro e sem este solicitar, bastando para tal que preveja a hora de saída na sua agenda. Comunicando com os equipamentos dentro de casa por tecnologia sem fio, pode fechar o portão da garagem e desligar as luzes automaticamente assim que sair para o exterior.

Essa visão de ligação por meio da nuvem mostra o enorme potencial para desenhar a experiência de condução que corresponda exatamente aos gostos e humores do condutor desde receber uma recomendação de amigos nas suas redes sociais sobre uma excelente estrada para conduzir, até desligar o despertador para deixá-lo dormir mais um pouco se uma reunião matinal tiver sido cancelada.

 

Adaptação ao ambiente e ao condutor

O Evos pode simplificar a aparência do painel de instrumentos para exibir apenas a informação necessária

Evos simplificar a aparência do painel de instrumentos para exibir apenas a informação necessária

O Ford Evos Concept explora tecnologias adaptativas do veículo para redefinir a experiência de condução. A tecnologia atual requer que as configurações do chassi do veículo sejam definidas com base nas preferências e capacidades de uma banda alargada de condutores e na topografia de estradas típicas. O Concept antecipa a configuração desempenho de acordo com a estrada à sua frente e com as especificidades da pessoa atrás do volante.

Aprendendo os hábitos e capacidades do condutor, a tecnologia pode sobrepor dados do mapa com dados da meteorologia provenientes da nuvem para ajustar os sistemas de motorização, direção, suspensão e travões de modo a otimizar o conforto e a segurança tornando o ato de dirigir mais divertido.

A equipe de pesquisa da Ford já desenvolveu tecnologias focadas no bem-estar do condutor, tais como o assento com monitoramento cardíaco e interiores certificados como antialergénicos. O Evos Concept está equipado com avançados sensores de qualidade do ar e sistemas de filtragem para ajudar os que sofrem de alergias.

Conhecendo a localização, pode acessar informações disponíveis na nuvem e proativamente sugerir um percurso mais saudável até destino. Em situações de condução mais dinâmicas, o veículo pode simplificar a aparência do painel de instrumentos para exibir apenas a informação necessária e mudar o celular do condutor para o modo não incomodar, ajudando a manter a atenção na estrada.

O monitoramento híbrido plug-in (PHEV) com baterias de ions de lítio de última geração, disponibiliza a mesma economia de combustível e desempenho do Ford C-MAX Energi, cuja introdução no mercado norte-americano está prevista para 2012 e na Europa em 2013.

A arquitetura híbrida de separação de energia da Ford permite que o motor elétrico e o motor a gasolina trabalhem em conjunto ou em separados para maximizar a eficiência. A motorização avançada trabalha tipicamente no modo totalmente elétrico antes de mudar para o modo híbrido de sustentação de carga para manter uma eficiência ótima de combustível. A ligação à nuvem permite mais oportunidades de melhoria de desempenho e eficiência pela seleção das melhores combinações de motorização para uma viagem específica.

Com base no histórico do comportamento do condutor e dos padrões de viagem o Evos Concept calcula a eficiência energética e de consumo ideais por meio da previsão do destino. “Os nossos pesquisadores trabalham no sentido de aumentar o nível de conhecimento sobre o comportamento do condutor, desenvolvendo protocolos precisos para melhorar a viagem disponibilizando o uso mais inteligente de bateria ou gasolina, de acordo com a situação específica,” explica Mascarenas.

A motorização otimizada por meio da nuvem saberá automaticamente quando deve poupar energia e mudar entre os modos de energia, recorrendo à informação sobre a previsão do percurso de viagem do veículo, se existem zonas com restrições às emissões e as condições atmosféricas no momento.

www.fordmotorcompany.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar