Concurso Volkswagen desafia estudantes a conceber Gol 2021

Postado em: 13 / 12 / 2011

Da esq. p/ dir.: André Vinícius Levorato, George Kenji, Marcelo Pereira e Carlos Alberto Bueno

Da esq. p/ dir.: André Vinícius Levorato, George Kenji, Marcelo Pereira e Carlos Alberto Bueno

Maria Edicy Moreira

 

A Volkswagen do Brasil premiou no dia 25 de novembro de 2011 os vencedores da 13ª edição do Talento Volkswagen Design, concurso universitários para promover a formação de novos designers especializados no design de automóveis, sendo alguns dos vencedores aproveitados pela própria Volkswagen.

Para a edição de 2011 a Volkswagen desafiou universitários de todo o país a imaginar como seria, daqui a uma década, o automóvel Gol, que é líder de vendas há 24 anos consecutivos no mercado nacional. Os quatro vencedores do concurso, com o tema “Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?”, foram revelados no novo Volkswagen Design Center, recém-inaugurado na sede da montadora, em São Bernardo do Campo. 

Os três estudantes selecionados na categoria Shape Design (design externo de veículos) e o vencedor da Color & Trim (design interno e acabamento) ganharam estágio remunerado de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil. Uma novidade nesta edição é que os vencedores visitarão o Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2012. O roteiro inclui também uma visita à Autostadt, a “cidade do automóvel”, criada pelo Grupo Volkswagen em Wolfsburg, onde fica a sede da empresa, na Alemanha.

 

Vencedores

Gol 2021 Kippen, de George Kenji, vencedor do concurso tem rodas cobertas,que inclinam nas curvas

Gol 2021 Kippen, de George Kenji, vencedor do concurso, tem rodas cobertas que inclinam nas curvas

O vencedor da categoria Shape Design do 13º Talento Volkswagen Design foi George Kenji, com o “Projeto Kippen”, baseado nas linhas das versões anteriores do Gol. Com design moderno e dinâmico, aliado à acessibilidade e à sustentabilidade, o Kippen tem como um dos diferenciais as rodas cobertas, com pneus mais finos que os convencionais, que inclinam nas curvas. Em seu interior, o “Projeto Kippen” permite que o usuário personalize o painel de acordo com seu gosto e suas necessidades.

“Eu tinha vontade de participar do Talento Volkswagen Design desde quando entrei na faculdade. Essa é uma das melhores oportunidades que existem para ingressar no mercado de trabalho, pois o estágio me proporcionará experiência e contato com o dia a dia da profissão”, disse George Kenji, de 24 anos, aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru.

 

VW Gol 2021, de Carlos Alberto Bueno, quando conectado à Web identifica perfil do usuário e sugere configuações

VW Gol 2021, de Carlos Alberto Bueno, identifica perfil do usuário e sugere música e ajuste de suspensão

O segundo lugar em Shape Design foi conquistado por Carlos Alberto Bueno, 23 anos, também aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru, com o projeto “VW Gol 2021″, que apresentou soluções de design inovadoras para facilitar o aproveitamento de espaço e o acesso ao interior do veículo. Conectado à rede, o carro identifica informações de roupas e acessórios e sugere configurações como o tipo de música e o ajuste de suspensão mais adequados ao estilo do usuário. “O Talento Volkswagen Design é o concurso mais conceituado entre os universitários. Todos querem participar, e nós teremos a oportunidade de adquirir experiência no melhor lugar”, afirmou Bueno.

 

O Gol 2021 Reflexion, de André V. Levorato é inspirado na ideia de que o automóvel é reflexo da personalidade de seu dono

O Gol 2021 Reflexion, de André Vinícius Levorato, terceiro colocado, reflete a personalidade do dono

O projeto “VW Reflexion 2021″, de André Vinicius Levorato, 22 anos, aluno do 5º ano do curso de Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conquistou o terceiro lugar em Shape Design. O “Reflexion” é inspirado na ideia de que o automóvel é o reflexo da personalidade de seu dono, o que justifica a valorização de materiais transparentes e espelhados em toda extensão do carro. “Era um sonho estar aqui. A profunda experiência que vou adquirir no estágio na área de Design da Volkswagen, eu não conseguiria em nenhum outro lugar”, completa Levorato.

 

Color & trim, Gol Mood, de Marcelo Coelho Pereira, foi inspirado nos  hábitos e expressão dos jovens

Color & trim, Gol Mood, de Marcelo Coelho Pereira, foi inspirado nos hábitos dos adolescentes

A categoria Color & Trim (design do interior do Gol 2021) tem apenas um vencedor: Marcelo Pereira, com o projeto “Gol Mood”, um conceito que partiu da observação do adolescente atual, com suas referências, formas de expressão e hábitos, compreendendo a evolução desses aspectos e relacionando-os à evolução do carro. Com base nessa análise, foram desenvolvidas três versões do Gol com características específicas, orientadas pelo estilo de vida.

“O Talento Volkswagen Design é importantíssimo, pois nos permite que, ainda na fase de estudantes, tenhamos a oportunidade de vivenciar a profissão na indústria. O formato do concurso é muito interessante. Como são várias fases, durante meses, os participantes se dedicam e conseguem mostrar seus pontos fortes”, disse Pereira, de 22 anos, aluno do 4º ano do curso de Design da Unesp de Bauru.

 

Projetos de alto nível

Luiz Alberto Veiga e Gerson Barone, gerentes executivos de design no Brasil e Alemanha, respectivamente

Luiz Alberto Veiga e Gerson Barone, gerentes executivos de design no Brasil e Alemanha, respectivamente

Nesta edição, os finalistas da categoria Shape Design participaram de uma ação inédita Design Experience, por meio da qual receberam orientação de designers da Volkswagen do Brasil durante o desenvolvimento de seus projetos.

“Neste ano, os trabalhos estiveram entre os melhores já apresentados em todas as edições do concurso. Os brasileiros são, naturalmente, muito criativos”, disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

O gerente executivo de design do estúdio da Volkswagen do Brasil na Alemanha, Gerson Barone, que veio ao país especialmente para fazer parte do júri do concurso, também ressaltou o alto nível dos projetos. “A cada edição, os candidatos nos surpreendem. Eles são rápidos, antenados e muito criativos”, disse Barone.

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar